Topo

Dá para ver do Louvre ao Coliseu de graça; saiba os truques para economizar

Turistas visitando a Mona Lisa no Museu do Louvre, em Paris Imagem: China News Service via Getty Images

Colaboração para Nossa

18/03/2025 12h00

Quer economizar nas férias sem perder a oportunidade de conhecer monumentos, cartões portais e paisagens sonhadas há tempos? É possível visitar diversos pontos turísticos tradicionais na Europa sem pagar nada — o truque é escolher a data certa. Confira:

Roma e Florença, na Itália

Galleria degli Uffizi, em Florença Imagem: Matteo Lezzi/Unsplash

No primeiro domingo do mês, não se paga nada para entrar no Coliseu, no Fórum Romano e no Monte Palatino, onde o Imperador Augusto construiu um palácio.

Em Florença, a Galleria degli Uffizi — um dos museus de acervo mais impressionante do mundo com obras de Leonardo da Vinci, Rafael, Ticiano e Michelangelo e talvez a principal atração da cidade — também libera entradas gratuitas no primeiro domingo do mês.

Barcelona e Madri, na Espanha

A Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha Imagem: TomasSereda/Getty Images

O acesso ao Palácio (ou Palau) Güell assim como ao Museu Picasso, ambos em Barcelona, são gratuitos no primeiro domingo de cada mês.

A Sagrada Família, a catedral gótica de Gaudí, não tem um dia inteiro dedicado à visita na faixa, mas quem comparece para a missa internacional ministrada todo sábado às 20h ou todo domingo às 9h, não paga nada para entrar. No entanto, é bom chegar com antecedência porque a capacidade da igreja é limitada. A entrada é permitida pela fachada da Natividade.

Já em Madri, o Museo del Prado — onde é possível ver obras de Goya, El Greco e Rubens — e o Museo Reina Sofia (onde está Guernica, de Picasso) costumam liberar entradas grátis duas horas antes do horário de fechamento todos os dias, quando o movimento é menos intenso.

Viena, na Áustria

Hermesvilla, uma das sedes do Wien Museum (Museu de Viena), e antigo palácio que o imperador Franz Joseph deu de presente à imperatriz Sissi Imagem: Divulgação

Na capital austríaca, o Wien Museum — que possui 17 endereços espalhados pela cidade — também é gratuito no primeiro domingo do mês.

Tallinn, na Estônia

Linnamuuseum, em Tallinn, capital da Estônia Imagem: Divulgação

O Tallinna Linnamuuseum — museu da capital estoniana com sete galerias segmentadas em diferentes endereços, dentre elas um dedicado inteiramente à fotografia e outro que foi residência do Imperador Pedro, o Grande, da Rússia — também não cobra o ingresso no primeiro domingo de cada mês.

Vilnius, na Lituânia

Valdovu Rumus Muziejus, o Palácio dos Grandes Duques em Vilnius, na Lituânia Imagem: Reprodução/Facebook

Já na capital lituana de Vilnius, o grande dia para turistas é o último domingo do mês, quando mais de 20 museus pela cidade são gratuitos. Entre eles estão o Lietuvos Etinografijos Muziejus (museu etnográfico a céu aberto da Lituânia), assim como o Valdovu Rumus Muziejus (Palácio dos Grandes Duques).

Copenhague, na Dinamarca

Glyptoteket, em Copenhague, na Dinamarca Imagem: PETE MCRAE/accidentallywesanderson.com

A linda galeria Glyptoteket, na capital dinamarquesa, que atrai turistas curiosos pela sua arquitetura, por esculturas de Rodin e Degas, pinturas de Gauguin e Renoir, além de concertos que acontecem dentro do espaço, não cobra pelo bilhete na última quarta-feira do mês.

Bratislava, na Eslováquia

Palácio Pálffy, parte da Galeria Municipal de Bratislava, na Eslováquia Imagem: Divulgação

A GMB (Galéria mesta Bratislavy ou galeria municipal da capital eslovaca) — que abriga mais de duas mil pinturas e esculturas anteriores aos anos 1900, entre elas obras góticas do país e exemplares das antigas Iugoslávia e Tchecoslováquia — tem entrada franca na primeira quarta-feira do mês.

Atenas, na Grécia

Partenon, em Atenas, na Grécia Imagem: Wikicommons

Entre 1º de novembro e 31 de março, a entrada na Acrópole — onde fica o Partenon, templo da deusa Atena — é sempre gratuita no primeiro domingo do mês. Mais fria, esta temporada costuma ser mais agradável para os turistas, já que o local costuma se tornar bastante quente no verão. No entanto, é preciso pagar extra por tours guiados ou com audiodescrição.

Datas festivas

Museu do Louvre, em Paris, na França Imagem: Getty Images/iStockphotos

Há feriados, dias santos e outras datas comemorativas em que o bilhete sai na faixa nos principais museus e monumentos ao redor do mundo, mas os calendários são variáveis dependendo da localidade — a melhor estratégia é sempre consultar os sites das atrações que deseja conhecer em um destino antes de planejar sua programação.

Entre os dias especiais para alguns museus estão 14 de julho, quando o Museu do Louvre, em Paris, é gratuito graças à comemoração da Queda da Bastilha. O Coliseu e a Galleria degli Uffizi também têm entrada franca no dia 25 de abril, a Festa da Libertação da Itália, e no dia 2 de junho, Festa da República Italiana.

Na Espanha, o Palau Güell fica aberto sem custos no dia de Santa Eulália, em 12 de fevereiro, e no dia de São Jorge (Sant Jordi), 23 de abril. Mais de 37 mil museus em 158 países participaram na edição de 2024 do Dia Internacional dos Museus — em 18 de maio — quando foi possível entrar na faixa em locais como o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa. Para conferir os participantes a serem anunciados para 2025, acesse icom.museum.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dá para ver do Louvre ao Coliseu de graça; saiba os truques para economizar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade