A reinvenção de Brogui, pioneiro da internet: 'Ensinei milhões a cozinhar'

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No próximo mês de junho, Caio Novaes completa 16 anos como youtuber. Quando "tudo ainda era mato" na internet, ele saiu na frente e criou o primeiro canal exclusivamente de culinária na plataforma, o Ana Maria Brogui.
Mais de 1,2 mil vídeos e 3,57 milhões de seguidores depois, a partir de agora ele integra o time de apresentadores do UOL e estará à frente do programa Viralizou, Testei, que estreia nesta terça-feira (18) e no qual vai investigar se as receitas que bombam nas redes sociais realmente funcionam — e dar seu toque de cozinheiro formado no mundo virtual.

O começo de tudo
O que pouca gente sabe é que, apesar de o nome ter um quê de gracejo, o surgimento do Ana Maria Brogui está ligado a um momento triste na vida de Novaes. Em 2009 ele perdeu a mãe e, no mesmo ano, o paulistano se mudou para uma temporada solo no Rio de Janeiro.
Sem saber cozinhar, teve a ideia de pegar as receitas que a mãe preparava e gravar vídeos, como se estivesse apresentando um programa no estilo da estrela global.
Mas eram vídeos mostrando a receita para mim mesmo, para eu saber fazer novamente.

À época dono de um blog com pegada humorística famoso, chamado 'Brogui', foi nele que publicou a primeira receita, uma lentilha que ele adorava e sentia saudade de experimentar à mesa, em família. O interesse dos seguidores foi baixo, mesmo o blog registrando de 50 mil a 60 mil acessos por dia — números impressionantes em 2008.
Decidiu explorar o YouTube com mais afinco em 2009, publicando ali suas experiências com comida. Já que, até então, outros canais faziam vídeos de receitas 'soltas', sem uma regularidade, o Ana Maria Brogui se tornou o primeiro a ter frequência com conteúdo culinário. A cada dois ou três dias trazia um vídeo novo, num formato que não existia.

Por trás das receitas famosas
Já nas primeiras produções que ele montava sozinho, da gravação à edição, tentou reproduzir uma receita conhecida - a esfiha do Habib's. Recorrendo a termos atuais, o vídeo "viralizou". "Teve 400 mil acessos, o que para 2010 era um absurdo", lembra-se.
Seguiu investindo nesse modelo e replicou Big Mac e outros lanches do McDonald's, sorvetes tipo Chicabon, batata recheada da Baked Potato, frango do KFC e tantas outras receitas de pratos conhecidos que lhe trouxeram mais e mais audiência.

Os ganhos financeiros, porém, demoraram quatro anos para aparecer. É que, naquela época, o YouTube não tinha adsense e o Instagram dava seus primeiros passos nos Estados Unidos. TikTok, então, nem sonhava em existir.
A gente fazia porque gostava mesmo. Dava prazer em produzir os vídeos; era algo muito legal, pois não era feito para ter muita visualização e ganhar dinheiro
Renovando o conteúdo
Novaes conta que passou por várias fases e tipos de conteúdo, não apenas porque o público cansa, mas também porque o formato desanda para o produtor do conteúdo.
"A internet é volátil de uma maneira absurda. Gravar receita famosa foi algo muito legal, pois sempre gostei de desvendar, descobrir realmente como é o preparo da receita. Já cheguei a ir no Outback pra saber se eles usavam amendoim no molho da Onion Ring dizendo que era alérgico, pra chegar em casa e testar a receita sem o item pra ver se ficava igual", relata.

Com o tempo e em razão do estilo de seus vídeos, decidiu agregar outros tipos de receita, pois as pessoas passaram a considerar o Ana Maria Brogui um canal que ensinava a cozinhar do zero.
Se era assim, eu não podia falar só de receitas famosas. Elas tinham que aprender a fazer arroz, feijão, bife, escondidinho. Fui transformando o canal em praticamente uma escola de culinária amadora
Caio Novaes ressalta não se sentir um chef nem um grande cozinheiro. "Tudo que eu sei aprendi no vídeo que eu mesmo ensinei", frisa.

Negócios à parte
Em 2015 ele conquistou o primeiro milhão de seguidores. Resolveu investir em um food truck como empreendedor. O sucesso foi tão grande que ele viu que não daria conta — na estreia, havia previsto 1,5 mil lanches, mas a fila de interessados era de mais de 3 mil pessoas. Resolveu vender o food truck e continuar focando nos vídeos.
No ano seguinte, Novaes estrelou uma campanha do YouTube que levou o Ana Maria Brogui para outdoors em São Paulo. Ganhou mais 1 milhão de seguidores e já beirava os 3 milhões.

Foi muito bacana. Fechei muitas campanhas com marcas grandes, mas nos anos seguintes foi decaindo, sobretudo porque o número de youtubers de culinária se tornou absurdamente grande e as redes alternativas começaram a fazer sucesso
Foi quando viu que precisava se reinventar. Em 2019, criou a série 'Provando delivery'. A ideia surgiu porque planejava lançar um negócio de comida por entrega — de estrogonofe, tal qual um dos pratos preferidos que a mãe Doroty fazia.

Para aprender com os erros e acertos de empresas alimentícias, passou a gravar quadros comentando sobre a comida e o serviço, formato que o destacou novamente entre os youtubers.
O efeito pandemia
Seus vídeos avaliando comida por delivery conquistaram seu público fiel e, com o início da pandemia, o isolamento e o aumento do consumo de comida por entregas, ganhou maior projeção, o que alavancou o canal por um bom tempo.
Tive muitos acessos porque as pessoas começaram a ver o meu canal para saber se o delivery que elas queriam prestava ou não

Depois de dois anos, todos os canais de internet já faziam vídeos do mesmo estilo e ele diz ter sido sufocado pelo efeito gafanhoto, pois havia uma quantidade tão grande de gente fazendo o mesmo que deixou de ter relevância.
Atualmente, Youtube, Instagram e TikTok são as três redes que têm sua atenção, com formatos diferentes para cada plataforma. A demanda maior segue sendo o YouTube, com vídeos mais longos, pois lança um novo conteúdo a cada dois dias. No Instagram, ele tem investido em "reacts", o tipo de conteúdo que agrada o público neste momento, enquanto investe em uma nova temporada de "Provando Delivery" no YouTube.
Programa é um mix de fases

O programa de Nossa, Viralizou, Testei é uma mistura de vários tipos de vídeos e de fases do sucesso de Ana Maria Brogui. Terá reação (react) diante de receitas famosas nas redes sociais, a tentativa de reproduzir por conta própria e, de quebra, pitacos para corrigir ou melhorar receitas que não dão tão certo, com base nos mais de quinze anos produzindo vídeos.
Esta será mais uma experiência na vida do youtuber que acredita que a maior conquista que a internet lhe trouxe foi o feedback das pessoas.
Parece clichê, mas quando digo que ensinei milhões de pessoas a cozinhar, é isso que me traz mais realização. Ouvir que a pessoa fez o brownie ou o pão de mel para pagar a faculdade ou realizar uma viagem ou que aproveitou uma receita para montar um negócio, isso é muito gratificante
Para Caio Novaes, ou simplesmente Caio Brogui, apesar de toda a fama e as milhares de receitas que executou em frente às câmeras, são duas as que se destacam na sua seleção sentimental: o estrogonofe que a mãe fazia, já que "toca o coração", e a cópia do Big Mac, pois foi quando replicou o sanduíche é que viu seu canal crescer muito rapidamente, tendo a oportunidade de participar de entrevistas e muitas reportagens e participantes de programas na tevê.
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