Descoberta em Pompeia revela ritual secreto de culto a deus do vinho

Ler resumo da notícia
Uma descoberta no Parque Arqueológico de Pompeia, na Itália, revelou que os romanos faziam rituais secretos para exaltar Dionísio, o deus grego do vinho.
Uma sala de afrescos que dava acesso a um jardim onde ocorriam os rituais foi encontrada durante escavações e está localizada no centro da cidade. Nas paredes foi usada a técnica megalografia, quando se pintam figuras em tamanho real. Os especialistas acreditam que o local era usada para banquetes 100 anos antes da erupção do vulcão Vesúvio, que deixou cerca de 2.000 mortos.
As escavações nessa região da Pompeia começaram em fevereiro de 2023 com o intuito de analisar 3.200 m² da cidade. Atualmente, os trabalhos estão na fase final. O governo italiano investiu 33 milhões de euros (R$ mais de 200 milhões) para o avanço dos estudos no local.
Arte pelo deus do vinho

Ao analisar a pintura, os arqueólogos descobriram se tratar da procissão de Dionísio, retratando dançarinos, caçadores, jovens sátiros que tocavam flauta, e acrobacias que mostram o sacrifício pelo vinho.
Os especialistas batizaram o local de "Casa do TÍaso", em referência ao cortejo de Dionísio. Esses tipos de culto eram comuns na Antiguidade e, muitas vezes, misteriosos, pois eram acessíveis apenas àqueles que fizeram uma iniciação.
Por isso, o ritual era proibido na Itália desde 186 a.C. pelo Senado Romano. Eles eram chamados de "bacanálias" e não podiam acontecer por conta de sua imoralidade. Mesmo assim, o país nunca desistiu da tradição e continuou a fazer seus ritos, principalmente no sul.

Acredita-se que a pintura foi feita em 40 ou 30 a.C. "Em 100 anos, hoje será visto como histórico. A descoberta fornece outra visão dos rituais dos mistérios de Dionísio (...) tornando Pompeia um testemunho extraordinário de um aspecto da vida no Mediterrâneo clássico, amplamente desconhecido", disse Alessandro Giuli, ministro do Patrimônio e das Atividades Culturais da Itália.
O local já está liberado para visitantes de Pompeia. Grupos de 15 pessoas serão recebidos todas às sextas-feiras, por um funcionário que os levará ao local.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.