Não caia no marketing das taças para cada tipo de vinho: veja as essenciais

Copos para cabernet, syrah, pinot noir, chardonnay, riesling, sauvignon blanc. Tudo isso é fácil de encontrar em uma pesquisa rápida no site de um dos melhores produtores de taças para vinho do mundo. Mas você realmente precisa de tudo isso? No "Vamos de Vinho" desta semana, Vinicius Mesquita e Rodrigo Barradas discutem o assunto.

"Não caia no marketing das taças para cada tipo de vinho", diz Mesquita. A opinião é escorada em uma avaliação da jornalista Jancis Robinson, uma das maiores especialistas do mundo.

Rodrigo Barradas tem uma opinião um pouco diferente: "Concordo. Mas, se você for muito nerd, muito rico e tiver muito espaço na sua casa, invista, é uma brincadeira a mais".

Como quase ninguém cai nessa categoria, os jornalistas discutem quais são os jogos de copos que, sem causar um rombo no orçamento nem requerer o aluguel de um espaço de self storage, já fazem qualquer enófilo feliz. Confira no vídeo acima.

Francesa, a malbec já pode ser considerada uma uva argentina?

Siga o Nossa no

A malbec é a uva queridinha dos brasileiros. Embora, no mercado internacional, outras cepas tintas, como a cabernet sauvignon, sejam mais populares, aqui a malbec tem a preferência dos consumidores já há alguns anos.

Seu país de origem é a França, onde também é conhecida como côt e auxerrois. Lá, ela está presente em Bordeaux (em quantidades mínimas), no Loire e no Sudoeste, especialmente em Cahors.

Mas os brasileiros conhecem a malbec por causa dos vinhos da Argentina, que concentra cerca de três quartos da produção mundial. Por causa disso, no "Vamos de Vinho" desta semana, Vinicius Mesquita faz uma declaração ousada: "Malbec já deveria ser considerada uma uva argentina."

Continua após a publicidade

Rodrigo Barradas acha que a ideia faz sentido: "Os argentinos criaram um vinho diferente com a malbec, que influencia os vinhos do resto do mundo, até onde ele já era produzido antes".

O resultado é que a malbec, hoje, é associada a vinhos amigáveis, bastante frutados e, às vezes, com algo de baunilha e chocolate. Isso, somado à proximidade e facilidade de importação, explica a popularidade da cepa no Brasil.

Vamos de Vinho

Novos episódios ficam disponíveis toda sexta, no Youtube de Nossa e no Canal UOL. Nesta temporada, há também uma newsletter para receber mais dicas práticas de vinho no seu e-mail toda semana. Para assinar, clique aqui. Assista ao episódio completo sobre a uva malbec e sobre taças de vinho:

Siga o Nossa no

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.