Fast food do império romano viraliza: 'A versão antiga do McDonald's'

Os cidadãos da Roma Antiga tinham sua própria versão de fast food: conhecido como termopólio, este tipo de estabelecimento oferecia refeições rápidas e era muito comum na época. Somente na região de Pompeia, cerca de 80 termopólios já foram encontrados.

Como funcionava o termopólio?

O termopólio era uma espécie de lanchonete presente na Roma Antiga. Segundo o portal oficial do Parque Arqueológico de Pompeia, o ambiente era um centro onde os habitantes locais se reuniam para comer e beber. O termo em grego é derivado de outras duas palavras, thermos (quente) e poleo (vender).

Segundo especialistas da Universidade de Chicago (EUA), o estabelecimento tinha diferentes configurações. O termopólio podia funcionar como uma "barraca de bairro" especializada em poucos itens, como vinho, lentilha, carne ou queijo; ou como um ambiente mais "elegante", com afrescos decorativos nas paredes.

Grandes potes de cerâmica, chamados 'dolia', eram usados para armazenar alimentos e bebidas. Os balcões, estrutura central para o funcionamento do termopólio, eram construídos com mármore ou pedra, onde os potes eram embutidos.

Termopólio da Roma Antiga; recipientes de cerâmica com os produtos comercializados eram embutidos nos balcões
Termopólio da Roma Antiga; recipientes de cerâmica com os produtos comercializados eram embutidos nos balcões Imagem: Reprodução/Universidade de Chicago

Segundo os estudos arqueológicos dos termopólios já escavados, o menu da época era variado. As evidências indicam pratos como frango, peixe e caracóis. Ossos de animais e sementes também foram identificadas nos termopólios. "Isto oferece uma perspectiva única da culinária da antiga Pompeia, sublinhando o papel central do termopólio como fornecedor de sustento e como âncora social dentro da comunidade", explica o site do Parque Arqueológico de Pompeia.

Conforme descrição do parque, o estabelecimento romano é semelhante ao conceito de restaurante fast food moderno. "Os moradores das cidades, principalmente aqueles sem acesso à cozinha em suas casas, frequentavam esses locais para fazer as refeições", diz o portal.

Estabelecimento carrega hábitos e costumes milenares

O Parque Arqueológico de Pompeia, no sul da Itália, concentra dezenas de termopólios. Entre 2019 e 2020, foram encontradas ao menos 80 estabelecimentos nos moldes de restaurantes que serviam comidas rápidas. O termopólio de Vetutius Placidus é um dos exemplares mais bem preservados, onde bebidas e comidas quentes eram servidas em um ambiente aberto para estimular a interação social. Segundo a administração do parque, o local revela a cultura alimentar do povo romano e oferece informações sobre o ambiente socioeconômico daquela época.

Continua após a publicidade

O termopólio de Vetutius Placidus era mais do que um lugar para saciar a fome —era um centro social vibrante, um ponto de encontro para os habitantes de Pompeia. As pessoas se reuniam aqui não apenas para comer, mas também para conversar, trocar notícias e participar da agitada vida nas ruas. Tais estabelecimentos eram parte integrante da vida cotidiana de Pompeia, servindo como uma janela para os hábitos, preferências e rotinas dos seus cidadãos Portal do Parque Arqueológico de Pompeia

Para a construção do Vetutius Placidus, foram utilizados materiais e técnicas típicas da época. A estrutura foi feita com uma mistura de pequenas pedras, rocha vulcânica e argamassa à base de cal. As paredes foram rebocadas e adornadas com afrescos. "O nome Vetutius Placidus, inscrito numa das ânforas, sugere a possível propriedade deste termopólio, indicando que poderá ter sido construído e operado por uma pessoa ou família com este nome", diz o portal.

O termopólio está localizado no bairro Regio V do Parque Arqueológico de Pompeia, aberto a visitantes. A localização estratégica sugere que o local tem grande significado histórico, tendo sido um movimentado centro de atividades na época.

Termopólio descoberto em Pompeia em bom estado de conservação
Termopólio descoberto em Pompeia em bom estado de conservação Imagem: Reprodução/YouTube

Milhares de anos depois de sua extinção, os termopólios seguem viralizando nas redes sociais. A influenciadora Mae Sharifi compartilhou imagens dos estabelecimentos durante visita a Pompeia. O post tem mais de 1,8 milhão de visualizações somente no TikTok. No Instagram, Mae, que se dedica à história, arte e cultura, explica que o fast food não é uma invenção moderna. "Diga oi para a versão antiga do McDonald's", diz a legenda.

Continua após a publicidade

*Com informações de matérias publicadas em 26/12/2020 e 11/08/2021

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.