Tema de sambas-enredos no RJ e SP, Angola tem 7 maravilhas pouco exploradas

Terra cheia de paisagens fantásticas, Angola tem orientado sua visão nos últimos anos para aumentar o fluxo de turistas. Em 2025, duas escolas de samba brasileiras terão como tema de seus sambas-enredos o país africano.

São elas a carioca Mangueira, com o samba "À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões" (desfile previsto para domingo, dia 2, 2h30), e a paulistana Tom Maior, que reedita o samba "Uma nova Angola se abre para o mundo! Em nome da paz, Martinho da Vila canta a liberdade!", de 2009 (desfile previsto para domingo, dia 2, 1h).

As duas escolas homenageiam o país, que possui sete maravilhas (entre muitas outras) ainda pouco exploradas. No final de 2024, viajei por diversas regiões do país para conhecer mais sobre os atrativos que podem ser encontrados por lá.

Veja a seguir quais são algumas das principais belezas naturais de Angola escolhidas por votação popular, também chamadas de Sete Maravilhas de Angola:

Fenda da Tundavala, na Huíla

Fenda de Tundavala, na Huíla, em Angola
Fenda de Tundavala, na Huíla, em Angola Imagem: Alexandre Saconi

Localizada próxima à cidade de Lubango, na província da Huíla, o topo dessa formação fica a 2.200 metros acima do nível do mar. Dali, há uma queda de 1.200 metros até o nível da planície, que segue até as praias de Namibe por meio da Serra da Leba.

Ali é possível encontrar habitantes originários, que costumam zelar pelo local. Entre as rochas da fenda é possível ver a cidade 1 km abaixo do nível do mirante instalado no local.

Floresta do Maiombe, em Cabinda

Floresta do Maiombe, em Cabinda (Angola)
Floresta do Maiombe, em Cabinda (Angola) Imagem: Reprodução/Governo de Angola
Continua após a publicidade

Situada na província de Cabinda, a Floresta do Maiombe é frequentemente chamada de "A Amazônia Africana". Com uma vasta biodiversidade e densa vegetação, estendendo-se até as fronteiras com o Congo e a República Democrática do Congo.

Ali é possível encontrar árvores que passam de 50 metros de altura e de madeiras nobres, como o ébano, pau-preto e sândalo africano. Entre os animais, estão elefantes, gorilas e chimpanzés.

Grutas do Nzenzo, no Uíge

Grutas do Nzenzo, em Angola
Grutas do Nzenzo, em Angola Imagem: Reprodução/Governo de Angola

As Grutas do Nzenzo são formações geológicas com visual atraente e uma rica biodiversidade. O local ainda é pouco explorado, e fica rodeado de uma densa vegetação, sendo de difícil acesso, mas de beleza distinta.

Lagoa Carumbo, na Lunda Norte

Lagoa Carumbo, em Lunda Norte (Angola): Nome do local tem origem incerta, mas estaria envolto em uma história misteriosa
Lagoa Carumbo, em Lunda Norte (Angola): Nome do local tem origem incerta, mas estaria envolto em uma história misteriosa Imagem: Reprodução/Governo de Angola
Continua após a publicidade

A Lagoa Carumbo é uma reserva com diversas espécies únicas e protegidas. Ali ficam espécies de aves dificilmente encontradas em outras regiões, tornando o lugar um atrativo para quem deseja observar pássaros.

Conta-se localmente que seu nome se deve a uma idosa chamada Karumbo, que, durante uma passagem pela região, pediu abrigo em uma noite fria a moradores de uma vila. Uma única pessoa atendeu ao pedido dela e, no dia seguinte, aconselhou o morador a abandonar a região.

O motivo era que ela havia amaldiçoado a vila e iria alagá-la. Daí teria nascido a lagoa, que levaria o nome dela até hoje.

Morro do Môco, no Huambo

Morro do Môco, em Huambo (Angola): Local é o ponto mais alto do país
Morro do Môco, em Huambo (Angola): Local é o ponto mais alto do país Imagem: Reprodução/Governo de Angola

Considerado o ponto mais alto de Angola, 2.620 metros de altitude, o Morro do Môco está localizado na província do Huambo. Oferece vistas panorâmicas da região, além de abrigar vegetação específica do local e é habitat de espécies endêmicas e ameaçadas.

Continua após a publicidade

A região também tem outros atrativos, como festas tradicionais e uma culinária atrelada ao amendoim, chamado de ginguba.

Quedas de Kalandula, em Malanje

Localizada na bacia do rio Cuanza, tem 105 metros de altura, ficando atrás das quedas Victória, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue, com 108 metros de altura.

Ficam a cerca de 350 km de distância da capital Angola, e possuem um mirante e uma trilha para se aproximar das águas. Até 1975, eram chamadas de Quedas Duque de Bragança, e mudaram de nome após a independência do país.

Quedas do Rio Chiumbe, na Lunda Sul

Quedas do Rio Chiumbe, na Lunda Sul, em Angola
Quedas do Rio Chiumbe, na Lunda Sul, em Angola Imagem: Getty Images
Continua após a publicidade

As Quedas do Rio Chiumbe ficam próximas a Saurimo, capital da província da Lunda Sul. Embora não sejam as maiores do país, as força de suas águas impressionam.

Outros locais que valem a visita

Colinas do Curoca, em Angola: Formações rochosas foram esculpidas naturalmente pelo vento ao longo do tempo
Colinas do Curoca, em Angola: Formações rochosas foram esculpidas naturalmente pelo vento ao longo do tempo Imagem: Alexandre Saconi

Além das sete maravilhas naturais, Angola possui locais de beleza única, como o deserto do Namibe. Ali é possível se hospedar durante a noite e observar as estrelas, ou viajar durante o dia pelas praias da região e se encontrar com focas tomando um banho de sol.

Navio encalhado na praia que beira o deserto do Namibe, em Angola: Local tem diversas belezas naturais e fauna presente
Navio encalhado na praia que beira o deserto do Namibe, em Angola: Local tem diversas belezas naturais e fauna presente Imagem: Alexandre Saconi

O Museu Nacional da Escravatura é um ponto para refletir sobre o passado e entender mais do país que está na raiz da formação cultural do Brasil. Outra formação natural e a região das Colinas do Curoca, onde foram gravados trechos da novela "Terra Prometida", da Record.

Continua após a publicidade
Elefante pode ser visto de perto no parque Quiçama, em Angola
Elefante pode ser visto de perto no parque Quiçama, em Angola Imagem: Alexandre Saconi
Serra da Leba, em Angola: Formação montanhosa divide as província da Huíla e do Namibe, em Angola
Serra da Leba, em Angola: Formação montanhosa divide as província da Huíla e do Namibe, em Angola Imagem: Alexandre Saconi

Mais turismo

Uma das principais iniciativas para aumentar o turismo no país foi a isenção de visto para viajantes de dezenas de países, incluindo o Brasil, o que acontece desde 2023.

Ao mesmo tempo, foi inaugurado o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, que irá substituir parte das demandas do aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, capital do país. Com estrutura mais moderna, tem a capacidade para receber uma quantidade maior de passageiros e de aviões, favorecendo turistas e viajantes a negócios, segundo os administradores do local.

As operações estão sendo transferidas aos poucos para a nova localidade, que deverá abrigar os voos internacionais em breve, segundo a empresa.

Continua após a publicidade

*O colunista viajou a convite da Taag, companhia aérea de bandeira angolana, e da Secret Angola, empresa promotora do turismo no país.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.