Posso tomar vinho tinto no calor? Sim, mas tem dicas que vale seguir

Está um calor dos infernos, mas você está com vontade de tomar um vinho tinto? Esqueça esse negócio de que vinho tinto se toma em temperatura ambiente. Em vez de entrar numa câmara fria para conseguir encarar, é mais fácil e prazeroso botar a garrafa para gelar.

Com alguns cuidados, um tinto geladinho pode ser tão refrescante quanto um branco ou rosado. No videocast Vamos de Vinho desta semana, que marca a estreia da segunda temporada, Vinicius Mesquita e Rodrigo Barradas dão dicas das características que são desejáveis que ele tenha.

Um vinho com mais acidez, para o verão, vai funcionar melhor. Eu acho que a acidez vai ser muito importante Vinícius Mesquita

Barradas dá uma dica que ele considera fundamental:

Evite vinhos muito tânicos. O tanino [que transmite sensação de adstringência], quando gelado, se sobressai. Você toma um gole e parece que o vinho está brigando com a sua boca

Essas e outras recomendações estão no vídeo no topo da página. Já o episódio completo sobre tintos de verão, com dicas de uvas e países produtores, está no final deste texto.

Adivinhar um vinho às cegas serve para alguma coisa?

Uma imagem que às vezes é associada à apreciação de vinhos é a da prova às cegas, em que os degustadores experimentam o que está no copo sem saber do que se trata. Mas para que serve esse negócio?

Continua após a publicidade

Existem pelo menos duas situações em que se recorre a esse expediente.

A primeira é quando um especialista (ou um grupo deles) faz uma avaliação das qualidades e defeitos de um vinho (ou, mais comumente, de uma série deles). A ideia é minimizar a influência que um rótulo prestigiado pode ter sobre o julgamento do degustador. Não é infalível, mas faz sentido.

Outra, que está mais ao alcance de qualquer apreciador, é aquela em que se tenta adivinhar que vinho é. É esse "experimento" que Rodrigo Barradas propõe a Vinicius Mesquita na edição mais recente do "Vamos de Vinho".

Nem todo mundo gosta da prática. "Quando eu fiz [o curso da] ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), o professor Arthur [Azevedo] ficou muito bravo quando um grande sommelier foi a um programa de TV e fez esse papel de adivinhar. Ele errou todas! Você não mostra conhecimento nenhum com isso", diz Mesquita.

Então, para que serve? Barradas tem uma opinião:

Para nada, exceto para a gente se divertir. E para ter humildade: nós e os melhores sommeliers do mundo erramos 90% das vezes

Continua após a publicidade

Vamos de Vinho

Novos episódios ficam disponíveis toda sexta, no Youtube de Nossa e no Canal UOL. Nesta temporada, há também uma newsletter para receber mais dicas práticas de vinho no seu e-mail toda semana. Para assinar, clique aqui. Assista ao episódio completo sobre tintos de verão, com dicas de uvas e países produtores:

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.