Além do cruzeiro: conheça praias e resorts em que se pode ficar pelado

Ler resumo da notícia
Quem busca viver o naturismo à vontade tem uma oferta diversificada de locais nos quais a prática é permitida: praias, resorts e até mesmo um museu recebem visitantes nus. Nesta semana, ficou famoso um cruzeiro que reúne 2.000 pessoas - mas tem muitas regras para garantir o respeito a todos.
Confira abaixo algumas dicas para viver, explorar e aproveitar o naturismo.
Praias pelo Brasil
O nudismo é permitido oficialmente em oito praias no Brasil. Reconhecidas pelos próprios municípios e também pela FBRN (Federação Brasileira de Naturismo), as praias estão espalhadas por cinco estados. São elas:
Praia do Pinho, Balneário Camboriú (SC)

Reconhecida em 1988, é a primeira praia oficial de nudismo do Brasil. Foi lá, inclusive, que foi criada a FBRN. A praia, de ondas fortes, tem cerca de 500 metros de extensão e é cercada de vegetação. Segundo a Federação, desde 2004 o local passou a constar em um guia das melhores praias naturistas do mundo como a quinta mais bela neste quesito.
Praia de Pedras Altas, Palhoça (SC)

Com um mar tranquilo e sem ondas, a praia tem também uma pequena pousada rústica, restaurante, camping e estacionamento. O acesso ao local é feito pela BR 101, 30 km ao sul de Florianópolis.
Praia da Galheta, Florianópolis

De areia fina e branca, e com um mar de águas cristalinas, a Praia da Galheta só pode ser acessada por trilha. Segundo a FBRN, o movimento naturista está presente no local desde a década de 1980, estimulando o "respeito, harmonia com a natureza, o compromisso com a preservação e o cuidado com o meio ambiente."
Mas apesar de constar na lista, a praia está envolvida em uma polêmica: em 2016, a lei que permitia o naturismo nela foi revogada.
Ainda assim, a prática permanece popular no local e outro projeto de lei, apresentado em dezembro na Câmara de Vereadores de Florianópolis, tenta fazer o naturismo voltar a ser legal na praia.
Praia Olho de Boi, Búzios (RJ)

O acesso à Praia Olho de Boi se dá a pé, através da Praia Brava de Cabo Frio. Pequena —com cerca de 50 metros de extensão— e entre costões, o local tem mar limpo e campo, mas não conta com infraestrutura. Segundo a Federação, a praia é "totalmente selvagem".
Praia do Abricó, Rio de Janeiro

Localizada na zona oeste carioca —próxima à Reserva de Grumari, logo após a Prainha—, a Praia do Abricó tem 250 metros de extensão e é a única da cidade amparada por lei. A infraestrutura conta com restaurante próximo e barracas de bebidas.
Praia Barra Seca, Linhares (ES)

Localizada a 142 km de Vitória, a Praia Barra Seca fica no município de Linhares e conta com 200 metros para a prática do naturismo. Segundo a descrição da Federação, o mar é bravo e a areia é mais grossa. A praia conta com cozinha, churrasqueira, banheiros, chuveiros e área para camping com energia elétrica.
Praia de Massarandupió, Entre Rios (BA)

Para chegar à Praia de Massarandupió, localizada no município de Entre Rios, a 93 km de Salvador, é preciso caminhar 20 minutos entre dunas e coqueirais. Com um mar limpo e de ondas fortes, a praia oferece quiosques e uma área de camping.
Praia de Tambaba, Conde (PB)

A cerca de 30 km de João Pessoa, capital da Paraíba, a Praia de Tambaba é a primeira da região Nordeste a ter a prática do naturismo de maneira oficial. Com águas cristalinas e mornas, piscinas naturais, falésias de 20 metros de altura e vegetação diversificada, o local é dividido em três áreas: uma exclusiva para famílias e casais, uma para homens desacompanhados e outra que permite o uso de roupa de banho.
Pelo mundo
Desire Riviera Maya Pearl Resort (México)
O hotel é exclusivo para casais maiores de 21 anos e oferece áreas em que as vestimentas são "opcionais". Além das propriedades em Riviera Maya, a rede Desire tem, também, cruzeiros nos quais a nudez é permitida.

Katikati Naturist Park (Nova Zelândia)
Segundo o portal oficial do estabelecimento, os visitantes naturistas contam com piscina, jacuzzi, sauna, xadrez ao ar livre, campo de minigolfe, cozinhas, banheiros, lavanderia e um" rio maravilhoso fluindo pelo parque, perfeito para mergulho nu".

Hedonism II Resort (Jamaica)
O hotel funciona no sistema all-inclusive e é destinado somente a adultos. No hotel, as roupas são "opcionais". No entanto, na porção naturalista das piscinas e das praias do completo, a nudez é obrigatória. O resort oferece spa, shows ao vivo, mergulhos, jogos, entre outras amenidades. "Aprecie as vistas panorâmicas da mundialmente famosa praia de 7 milhas da Jamaica, que margeia nosso resort", diz o portal oficial.

Cypress Cove Nudist Resort (EUA)
Localizado em Kissimmee, na Flórida, o hotel se considera um "resort nudista familiar". Com 84 quartos e locais para acampamentos e trailers, o complexo tem academia, piscinas aquecidas, lago, diversas práticas esportivas e restaurantes. Com uma clientela composta "principalmente por casais e famílias", o hotel tem uma política específica para homens solteiros que desejam visitar o local. "Promovemos o nudismo voltado para a família, que deve ser saudável e respeitoso", diz o portal do resort.

Casas de banho 'onsen' (Japão)
Em algumas casas de banho japonesas, para aproveitar as águas termais os hóspedes devem estar nus. Conhecidas como "onsen", as casas são tradicionais no país e os banhistas ficam imersos nas águas extremamente quentes que brotam do solo.

Praias Aguas Blancas e Es Cavallet (Espanha)
Localizadas na badalada Ibiza, as praias têm porções dedicadas aos adeptos do naturalismo. Populares entre turistas, famílias e residentes, as praias misturam aqueles que optam por ficarem nus com aqueles que preferem permanecer vestidos. Em Aguas Blancas, a faixa de areia tem quase 300 metros de comprimento, é protegida por uma falésia e banhada por água cristalina.

Cap d'Agde Naturist Village (França)
O destino naturista na Bacia do Mediterrâneo tem vista para o mar e muitas comodidades: uma praia de areia com 2 quilômetros de extensão com instalações de praia, uma marina e diversas opções de hospedagem. No local, a nudez total deve ser praticada por todos, que devem seguir as regras de higiene, limpeza e acesso. "A privacidade dos outros deve ser respeitada: nada de filmagens ou fotografias, nada de comportamento barulhento, nada de atividade pornográfica ou publicidade", explica o portal que reúne as amenidades da região.

*Com informações de matérias publicadas em 20/09/2023 e 30/12/2023.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.