Companhia aérea coreana é eleita a melhor do mundo em 2025; veja o ranking

A Korean Air, maior empresa do mercado de aviação da Coreia do Sul, foi eleita no sábado (8) a melhor do mundo pelo site especializado AirlineRatings.com. Em 2024, o título havia ficado com a Qatar Airways.

O prêmio de Companhia Aérea do Ano de 2025 foi entregue este ano à Korean por seu "excepcional foco no conforto do passageiro, particularmente na classe econômica". O site ainda destacou que a aérea coreana foi na contramão da concorrência e se recusou a reduzir espaço dos assentos, garantindo uma experiência de voo mais confortável.

O espaço entre assentos da Korean é o maior de toda a indústria de aviação comercial, com 83,8 a 86,3 cm, em aeronaves mais amplas como o Boeing 777. As concorrentes têm, em média, espaços entre assentos de 78,7 a 81,2 cm.

Investimentos também pesam na conta

Além disso, a estabilidade financeira da empresa após sua fusão com a Asiana Airlines (a maior da história da aviação asiática), os significativos investimentos em aeronaves modernas e eficientes no consumo de combustíveis contaram na avaliação do prêmio, representando um "compromisso com a inovação e o preparo para o futuro".

Estes fatores permitiram que a Korean e sua frota (de apenas 10,7 anos, em média) competissem, já que o prêmio não considera companhias que estejam em reestruturação, fusão ou processo de falência. Veja as 25 melhores aéreas do mundo este ano, que oferecem serviço completo:

  1. Korean Air
  2. Qatar
  3. Air New Zealand
  4. Cathay Pacific
  5. Singapore Airlines
  6. Emirates
  7. Japan Airlines
  8. Qantas
  9. Etihad
  10. Turkish Airlines
  11. EVA Air
  12. Fiji Airways
  13. Virgin Atlantic
  14. ANA
  15. Aero Mexico
  16. Air Caraibes
  17. Thai Airways
  18. STARLUX Airlines
  19. Vietnam Airlines
  20. Sri Lankan Airlines
  21. Air France
  22. KLM
  23. Air Calin
  24. Air Mauritius
  25. Garuda Indonesia
Continua após a publicidade

E as melhores aéreas low-cost (baixo custo) do mercado em 2025:

  1. AirAsia
  2. Jetstar
  3. AirBaltic
  4. HK Express
  5. Easyjet
  6. FlyDubai
  7. Ryanair
  8. Scoot
  9. Breeze
  10. Southwest
  11. SKY Airline
  12. FlyNas
  13. TUI
  14. Norwegian
  15. Indi GO
  16. Air Arabia
  17. Volaris
  18. Jet2
  19. Wizz
  20. Vueling

Além disso, a premiação introduziu uma categoria nova este ano, a de melhores aéreas "híbridas", isto é, que oferecem voos de baixo custo em rotas mais curtas, mas também aquelas mais longas de serviço completo, com todas as amenidades de conforto e/ou luxo. As 20 melhores delas em 2025 são:

  1. Jetblue
  2. Westjet
  3. Virgin Australia
  4. Delta Airlines
  5. United
  6. American Airlines
  7. Lufthansa
  8. Air Canada
  9. LOT Polish Airlines
  10. TAP Portugal
  11. Alaska Airlines
  12. SWISS
  13. Avianca
  14. Iberia
  15. British Airways
  16. Finnair
  17. Austrian Airlines
  18. Hawaiian
  19. ITA
  20. SAS

Outros prêmios de destaque

O AirlineRatings.com ainda considerou que a Virgin Australia tem a melhor tripulação do mundo em 2025. Já o melhor aeroporto é o internacionalmente reconhecido Changi, em Singapura. Os melhores lounges mantidos por companhia aérea são os da australiana Qantas Airways.

Continua após a publicidade
The Rain Vortex, cachoeira dentro do aeroporto Jewal Changi
The Rain Vortex, cachoeira dentro do aeroporto Jewal Changi Imagem: artorn/Getty Images

Com os vencedores foram escolhidos

Para escolher as melhores aéreas com serviço completo, o AirlineRatings.com avaliou apenas aquelas que ofereciam serviço de alimentação completo com refeição, bebidas e lanches, não importando qual a duração do voo. O espaço entre assentos na classe econômica precisava ser de, no mínimo, 78,7 cm, e a executiva precisava oferecer assentos do tipo "cama", totalmente reclináveis.

Era preciso ter frota moderna, consistência de oferta de produtos de voo em toda a frota, boa situação financeira e avaliação sete estrelas de segurança (um critério exigido de outras categorias também). Wi-fi, tomadas em todas as classes, pacotes para crianças e classe econômica premium não eram requisitos, mas foram consideráveis itens desejáveis que contavam pontos a favor.

JetBlue, a melhor híbrida do ano
JetBlue, a melhor híbrida do ano Imagem: Reprodução/ Alan Wilson

Para as híbridas, o espaço entre assentos deveria ser de 76,2 cm, pelo menos. Bebidas não alcoólicas na faixa deveriam ser oferecidas, assim como assentos reclináveis na executiva e entretenimento de bordo contavam pontos extras. Já no caso das aéreas de baixo custo, era necessário oferecer uma combinação de serviços de bordo acessíveis (mesmo que pagos à parte), como refeições, bebidas e lanches, além de wi-fi e entretenimento.

Continua após a publicidade

As melhores low-cost ainda oferecem excelentes preços de passagens e as mais completas redes de rotas.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.