Experiência abençoada? Dá para se hospedar em uma capela de 1958 em SP

Uma capela com inspiração catalã construída em 1958 foi transformada em um chalé disponível para hospedagem em Amparo, cidade a cerca de 120 km da capital paulista.

Tudo aconteceu durante a pandemia de covid-19, em setembro de 2021. A capela está localizada em uma fazenda de 40 hectares, que antes do isolamento social era palco de casamentos e celebrações, atividades artísticas e eventos corporativos.

"Com o adiamento dos eventos, passei a pensar na possibilidade de tornar a capela uma residência, visto que o local estava sem uso e tem esse contato com a natureza", relembra o proprietário do local, Bruno Paschoal, em entrevista à reportagem de Nossa.

Vista da capela de cima
Vista da capela de cima Imagem: Arquivo pessoal

A fazenda retomou as atividades em 2022, mas o "chalé religioso" continua disponível.

Ao todo, foram necessários dois meses e um investimento de R$ 150 mil na reforma da capela de 100 m², que agora conta com quarto, cozinha, banheiro e sala de estar. Antes mesmo da pandemia e das obras, o local não realizava eventos religiosos.

A capela estava há dez anos sem receber um evento religioso e não era mais considerada consagrada pela igreja católica, de acordo com a Diocese de Amparo, por ser privada, o que permitiu o projeto e a reforma.

Apesar da troca de finalidade feita na capela, toda a estrutura original da construção foi mantida.

Clique aqui para reservar a capela no Airbnb

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Arquivo pessoal
Vista de cima da capela
Vista de cima da capela Imagem: Arquivo pessoal
Canto da leitura tem poltrona Chesterfield e abajur Tiffany
Canto da leitura tem poltrona Chesterfield e abajur Tiffany Imagem: Arquivo pessoal
Mesa para trabalho
Mesa para trabalho Imagem: Arquivo pessoal

O salão principal recebeu um novo mobiliário e tem uma cama de casal que fica de costas para o altar, mesa para refeições e outra que serve como espaço de trabalho.

Ainda no primeiro pavimento, um sofá-cama de frente para uma TV de 50 polegadas, com a disponibilidade de serviços de streaming e uma Alexa (assistente virtual da Amazon). A conexão é em fibra óptica.

Continua após a publicidade

As principais alterações foram feitas na torre de quatro andares, para receber cozinha, banheiro, chuveiros, solário e caixa d'água. "Do restante, não modificamos nada, só instalamos conduítes externos de eletricidade na parede", explica Bruno.

A cozinha é acessada pelo altar
A cozinha é acessada pelo altar Imagem: Arquivo pessoal
Chuveiros criam uma experiência a dois
Chuveiros criam uma experiência a dois Imagem: Arquivo pessoal

A cozinha está equipada com fogão, frigobar, micro-ondas e armários. Ao subir as escadas, o hóspede chega ao lavabo, com um vaso sanitário mantido em um cubículo de madeira e pia.

Em mais um lance de escadas, o visitante tem à disposição um chuveiro duplo com encanamento em cobre exposto e sem box. Há quatro janelas que permitem uma vista em 360° do exterior da fazenda.

É importante ressaltar que as escadas da torre são íngremes. Portanto, a hospedagem na capela não é recomendada para famílias com crianças pequenas, pessoas com quaisquer dificuldades de locomoção e idosos.

Continua após a publicidade
Pia localizada na torre
Pia localizada na torre Imagem: Arquivo pessoal
O vaso sanitário está dentro da cabine azul
O vaso sanitário está dentro da cabine azul Imagem: Arquivo pessoal
Sala de TV no mezanino
Sala de TV no mezanino Imagem: Arquivo pessoal

Quem costuma se hospedar? Para Bruno, as pessoas que costumam se hospedar na capela catalã procuram o local em busca de uma "experiência única". A diária custa R$ 729 e comporta até quatro pessoas. "São em média quatro a cinco reservas por mês", revela.

"Este ano já tivemos mais de 30 casais se hospedando, além de alguns solteiros/solteiras. A maior parte dos hóspedes têm entre 30 a 40 anos, de São Paulo (capital), mas também há pessoas de outros estados", acrescenta.

Detalhes da cama e cômodas ao lado
Detalhes da cama e cômodas ao lado Imagem: Arquivo pessoal
Continua após a publicidade
Parte externa do andar do chuveiro e solário
Parte externa do andar do chuveiro e solário Imagem: Arquivo pessoal

Clique aqui para reservar a capela no Airbnb

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Valores recebidos não influenciam nossos critérios editoriais

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • A distância entre Amparo e São Paulo é de cerca de 120 km. A informação foi corrigida.

Deixe seu comentário

Só para assinantes