Topo

Brasil é o melhor país do mundo para o ecoturismo, segundo ranking

Casal de araras no Pantanal, centro-oeste do Brasil - Wolfgang Kaehler/Wolfgang Kaehler
Casal de araras no Pantanal, centro-oeste do Brasil Imagem: Wolfgang Kaehler/Wolfgang Kaehler

De Nossa

08/08/2023 12h08

O Brasil é o destino mais atraente do mundo para ecoturistas, de acordo com uma pesquisa conduzida pela edição britânica da revista Forbes realizada no último mês.

Em primeiro lugar no ranking de 50 países, nosso território se destacou não só pelo alto número de plantas e animais, mas também pelos índices de espécies protegidas, pela sua área de reservas, número de Patrimônios Naturais da Humanidade segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Ainda pesaram na avaliação da publicação os índices de emissões de carbono per capita, e a "performance ambiental" de cada país determinada por fatores como a qualidade do ar e os esforços de proteção ambiental.

Foram descartados do ranking países considerados inseguros para a visita — classificados como "zonas vermelhas" — pelo site travelsafe-abroad.com devido a riscos de assaltos e furtos, violência contra mulheres viajantes, insegurança de transporte via táxi, desastres naturais e terrorismo. No sistema do site, o Brasil é considerado uma "zona amarela"; os mais seguros são "zonas verdes".

Conheça os melhores países do mundo para ecoturistas:

1º: Brasil

Amazônia brasileira - iStock - iStock
Amazônia brasileira
Imagem: iStock

Pontuação no Index de Ecoturismo: 94,9 (de 100 pontos possíveis)
Por que é imperdível? O Brasil foi considerado o destino mais biodiverso do mundo, atualmente com mais de 43 mil espécies de animas e plantas, apesar dos altos índices de desmatamento da Amazônia. Cerca de 30% do território nacional é atualmente protegido por reservas e o país ainda possui oito áreas de Patrimônio Natural da Humanidade reconhecidas pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) -- o principal deles o Complexo de Conservação da Amazônia Central, que protege espécies ameaçadas como o Peixe-Boi da Amazônia e o Jacaré-açu.

2º: México

Camping em Baja California, México - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Camping em Baja California, México
Imagem: Arquivo pessoal

Pontuação no Index de Ecoturismo: 86 (de 100 pontos possíveis)
Por que é imperdível? O México abriga 29 mil espécies de animais e plantas, e delas 115 são protegidas. Entre os animais em risco estão o rato da Isla Ángel de la Guarda, o morcego Myotis vivesi -- que se alimenta de peixes -- e o esquilo Tâmia-de-Buller. Com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados de território, o país tem cerca de um quarto do tamanho do Brasil, mas possui o mesmo número de áreas de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. São 244 áreas costeiras, ilhas e ilhotas no Golfo da Califórnia, que abriga 39% de todos os mamíferos marinhos do mundo.

3º: Austrália

Um mergulhador observa corais em Queensland, Austrália. A Grande Barreira de Corais também é lar de enguias, lagostas e camarões, entre outras espécies - Divulgação/Tourism and Events Queensland - Divulgação/Tourism and Events Queensland
Grande Barreira de Corais, na Austrália
Imagem: Divulgação/Tourism and Events Queensland

Pontuação no Index de Ecoturismo: 84 (de 100 pontos possíveis)
Por que é imperdível? Único país no top 5 do levantamento da Forbes localizado fora das Américas, a Austrália tem 16 áreas de Patrimônio Natural da Humanidade, segundo a Unesco, o maior índice de todos os países da pesquisa. O principal deles é a Grande Barreira de Corais -- o maior conjunto de recifes do mundo -- que abriga espécies em risco de extinção como a Tartaruga-aruanã e a Vaca-marinha de Steller. Cerca de 20% do território australiano corresponde a reservas e 101 de suas 27 mil espécies de animais e plantas também seguem sob proteção governamental.

4º: Equador

Ilhas Galápagos, no Equador - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ilhas Galápagos, no Equador
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pontuação no Index de Ecoturismo: 82,1 (de 100 pontos possíveis)
Por que é imperdível? Apesar de ser o quarto menor país da América do Sul, o Equador tem 23% de seu território protegido, além de 52 (de suas 3 mil espécies de fauna e flora). Dois Patrimônios Naturais da Humanidade, segundo a Unesco, estão lá: o Parque Nacional Sangay e as Ilhas Galápagos -- que após uma visita em 1835 inspiraram a obra de Charles Darwin, "A Origem das Espécies", graças aos seus animais únicos como iguanas e variedades de tentilhões, influenciados pela contínua atividade vulcânica.

5º: Costa Rica

Costa Rica - Stefan Milivojevic/Getty Images - Stefan Milivojevic/Getty Images
Costa Rica
Imagem: Stefan Milivojevic/Getty Images

Pontuação no Index de Ecoturismo: 81,2 (de 100 pontos possíveis)
Por que é imperdível? Cerca de 27% dos 52 mil quilômetros quadrados costa-riquenhos são protegidos e, apesar de ser o menor país do top 5, seu território é ocupado por cerca de três espécies de fauna e flora a cada 10 quilômetros quadrados -- a maior densidade de biodiversidade de todos os países citados acima. Das 14 mil espécies encontradas na Costa Rica, 12 são protegidas. Há ali ainda três áreas de Patrimônio Natural da Humanidade -- o mais imperdível deles seria o Parque Nacional da Ilha do Coco, onde é possível ver arraias, golfinhos de tubarões de perto.

Completam ainda o top 10:

6º: Butão

Paro Taktsang no Butão - StephenChing/Getty Images/iStockphoto - StephenChing/Getty Images/iStockphoto
Paro Taktsang no Butão
Imagem: StephenChing/Getty Images/iStockphoto

Pontuação no Index de Ecoturismo: 81 (de 100 pontos possíveis)

7º: Peru

Machu Picchu, no Peru - Getty Images - Getty Images
Machu Picchu, no Peru
Imagem: Getty Images

Pontuação no Index de Ecoturismo: 81 (de 100 pontos possíveis)

8º: Indonésia

Bali, na Indonésia - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bali, na Indonésia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Pontuação no Index de Ecoturismo: 80,1 (de 100 pontos possíveis)

9º: Panamá

El Valle de Anton, Coclé, Panamá - Reprodução - Reprodução
El Valle de Anton, Coclé, Panamá
Imagem: Reprodução

Pontuação no Index de Ecoturismo: 79,6 (de 100 pontos possíveis)

10º: Tanzânia

Guepardos bebendo água em área de conservação na Tanzânia - Jami Tarris/Getty Images - Jami Tarris/Getty Images
Guepardos bebendo água em área de conservação na Tanzânia
Imagem: Jami Tarris/Getty Images

Pontuação no Index de Ecoturismo: 79,3 (de 100 pontos possíveis)

Veja também o ranking completo até a 50ª posição (em inglês):