Topo

Mendoza é terra de vinhos... e de azeite! Conheça a produção argentina

Azeite da Zuelo, marca da tradicional família Zuccardi - Divulgação
Azeite da Zuelo, marca da tradicional família Zuccardi Imagem: Divulgação

Flávia G Pinho

Colaborações de Nossa

11/05/2023 04h00

Localizada na parte central da Argentina, pertinho da fronteira com o Chile e aos pés da Cordilheira dos Andes, a cidade de Mendoza é a maior região vinícola do país. Brasileiros viajam para lá em bando. Segundo o Ministerio de Cultura y Turismo de Mendoza, dos 180 mil visitantes que a cidade recebeu em 2022, 36 mil saíram daqui.

Só que o vinho já não é o único motivo para turistar em Mendoza — vale a pena reservar uns dias para conhecer a produção de azeites de altíssima qualidade, que ganhou corpo nos últimos anos. Os olivais já somam 11,6 mil hectares, de acordo com o Instituto de Desarrollo Rural de Mendoza.

Os produtores se profissionalizaram no quesito turismo e, no ano passado, ganharam fôlego extra para disputar a atenção dos visitantes: em junho de 2022, Mendoza conquistou a primeira Indicação Geográfica (IG) para azeites extravirgens do continente.

O assunto não chega a ser novo por ali. A cultura chegou pelas mãos dos imigrantes europeus, os mesmos que plantaram os primeiros vinhedos. Mas a entrada no universo dos azeites de alta gama é bem recente, fruto do empenho dos netos dos colonizadores.

Oliveiras da Zuccardi - Divulgação - Divulgação
Oliveiras da Zuccardi
Imagem: Divulgação
Azeitonas da Zuccardi - Divulgação - Divulgação
Azeitonas da Zuccardi
Imagem: Divulgação
Azeite da Zuccardi - Divulgação - Divulgação
Azeite da Zuccardi
Imagem: Divulgação

"A Argentina produz azeites há muito tempo, mas as novas gerações estão investindo em tecnologia e conhecimento, tanto no campo quanto nas plantas de extração, o que gera produtos com padrão de qualidade muito superior", afirma Miguel Zuccardi, o jovem por trás das marcas Familia Zuccardi e Zuelo.

Sua família produz vinhos, em Mendoza, desde 1963, mas a primeira colheita de azeitonas aconteceu somente em 2004.

Grandes nomes do universo do vinho, além dos Zuccardi, espicharam seus domínios para a olivicultura. Alejandro Vigil, enólogo-chefe da Catena Zapata e criador dos vinhos El Enemigo, lançou em 2020 o projeto Old Tree Olive Oils, que engloba quatro marcas de azeites: Omerta, Lussuria, Coraggio e Bio Vita.

A própria Catena Zapata tem seu rótulo, o azeite DV, sigla de Don Domingo Vivente Catena, o primeiro do clã a plantar oliveiras, há mais de meio século.

Azeitonas de Mendoza - Reprodução - Reprodução
Azeitonas de Mendoza
Imagem: Reprodução

A azeitona da variedade Arauco está para os azeites mendocinos como a uva Malbec está para a vitivinicultura local. Originária da região do Mediterrâneo, a Arauco se adaptou tão bem ao clima desértico de Mendoza que já é considerada autóctone. Tem perfil sensorial bem frutado, intenso, com amargor e picância médio-altos.

Mas os visitantes encontram outras novidades, como monovarietais da espanhola Genovesa, de perfil mais equilibrado, ideal para acompanhar queijos suaves e carnes brancas.

Como conhecer

Oliveiral da Laur, em Mendoza - Andres Sottano - Andres Sottano
Oliveiral da Laur, em Mendoza
Imagem: Andres Sottano

Aliás, combinar azeites, vinhos e boa comida, depois de conhecer a fundo como são produzidos, é um dos programas mais legais de Mendoza. As paisagens são deslumbrantes, sobretudo quando os dias ensolarados deixam à mostra o contorno nevado dos picos andinos — o que não é difícil acontecer, já que a cidade registra, em média, 320 dias de sol por ano.

Os brasileiros são muito bem tratados por lá e, na volta, dá para trazer as compras sem problema — quem embarca no Aeroporto Internacional Governador Francisco Gabrielli, mais conhecido como El Plumerillo, pode trazer até seis garrafas na bagagem de mão, desde que bem embaladas em caixas.

Confira alguns programas imperdíveis para conhecer azeites mendocinos que raramente chegam ao mercado brasileiro. Mas não deixe de reservar antes, já que Mendoza vive cheia, não importa a época do ano.

Olivícola Laur

Colheita da Olivícola Laur - Divulgação - Divulgação
Colheita da Olivícola Laur
Imagem: Divulgação

Fundada em 1889, está nas mãos da família Millan desde 2010. Em 1996, a propriedade investiu na modernização do lagar, onde hoje são produzidos azeites como o varietal Gran Laur 100% Arauco e o Medrano, que mescla azeitonas Arauco em três diferentes estágios de amadurecimento.

A propriedade fica em Maipú, nas cercanias de Mendoza, a 25 quilômetros do centro da cidade. Os 250 visitantes que vão até lá, por dia, têm duas modalidades de tour à escolha. Ambos permitem conhecer a produção com guia especializado e degustar os azeites. O mais barato dá direito apenas a petiscos, enquanto o mais caro inclui massas e vinhos.

Mais informações: laur.ar/pt/olivicola-laur

Zuelo

Produção de azeite da Zuelo - Lucas Elmelaj - Lucas Elmelaj
Produção de azeite da Zuelo
Imagem: Lucas Elmelaj

Há vários modos de conhecer, in loco, os azeites da Familia Zuccardi. A Finca Maipú, a 35 quilômetros do centro, onde estão os olivais, recebe os turistas para uma visita à planta de produção, seguida de degustação no restaurante Pan y Oliva, onde toda a linha está à venda. Também é possível agendar um passeio de bicicleta pela plantação, antes de almoçar no restaurante, participar da colheita, que acontece no outono, ou cozinhar com os azeites, em uma experiência mão na massa, junto com a equipe local.

Como a Finca Maipú também abriga a vinícola Santa Julia, que pertence à mesma família, vale a pena dar uma passadinha na Casa del Visitante, onde acontecem as experiências dedicadas aos vinhos, muitos dos quais nem chegam ao Brasil.

Mais informações: zuelo.com.ar

Casa Cayé

Casa Cayé - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Casa Cayé
Imagem: Reprodução/Instagram

Sommelière de formação, a proprietária Tatiana Nessier produz o próprio azeite, o Piuqué, desde 2010. As experiências acontecem na casa dela, em espaços improvisados na sala, na varanda ou no jardim — podem ser simples bate-papos (Tatiana fala muito bem o português), degustações de azeites e vinhos ou lautas refeições, tudo bem informal, como visitar a casa de um amigo.

Mais informações: instagram.com/casacaye