Topo

São Paulo recebe festival de filmes sobre o mundo da gastronomia

Cena de "A Festa de Babette", o maior homenageado do São Paulo Food Film Fest - Divulgação
Cena de "A Festa de Babette", o maior homenageado do São Paulo Food Film Fest Imagem: Divulgação

De Nossa

30/09/2022 09h41

Outubro é o Mês da Alimentação e uma iniciativa em São Paulo promete levar os foodies ao cinema. A capital recebe, entre os dias 06 e 12 de outubro, o São Paulo Food Film Fest, que exibirá mais de 40 filmes de 15 diferentes países, clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares.

Os filmes serão exibidos de forma híbrida e gratuita em São Paulo (Espaço Itaú Augusta - Anexo e Cinemateca Brasileira).O público de casa poderá assistir os filmes através da plataforma oficial https://www.belasartesalacarte.com.br.

O Festival

O evento comemora os 35 anos do filme "A Festa de Babette", baseado na obra de Isak Dinesen, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988. A curadoria também traz desde títulos japoneses, como o inusitado "Tampopo - Os Brutos Também Comem Espaguete", de Jûzô Itami até o marroquino "Adam", de Maryam Touzani.

A programação ainda traz obras que falam da produção de alimentos e bebidas como "Os Cervejeiros da Vez" de Aaron Hosé, "Brewmance: Amor pela Cerveja" de Christo Brock, "Os Caçadores de Trufas" de Michael Dweck e Gregory Kershaw, "O Nascimento do Saquê" de Erik Shirai, "Pão: O Milagre de Cada Dia" de Harald Friedl, entre outros.

Entre os filmes nacionais está "Antes do Prato" de Carol Quintanilha, uma realização do Greenpeace Brasil, o documentário vai a três regiões do Brasil e mostra uma mobilização social potente e diversa para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população.

Cena de "Antes do Prato" - Divulgação - Divulgação
Cena de "Antes do Prato"
Imagem: Divulgação

Outro filme que fará sua estreia nas telonas é o "A Terra e o Prato" de João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles, com acesso aos melhores chefs do mundo, revela como algumas das mais proeminentes figuras da gastronomia pensam a respeito das mudanças na indústria alimentar.

Títulos como "Estômago", que aborda a um só tempo, criatividade na cozinha e o pernicioso sistema carcerário brasileiro, até documentários como "A Grande Ceia Quilombola", que retrata uma cultura repleta de saberes, que nutre respeito ao alimento e onde a comida tem um papel fundamental de coesão social, também farão parte da programação.

Ciclos de debate

Neste momento, em que a fome volta assolar o país, atingindo 33,1 milhões de pessoas, como demonstram os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da covid-19 no Brasil de 2022, os idealizadores do Festival apostam em alguns títulos com temas controversos, que visam pôr em pauta assuntos urgentes para discussão.

Os filmes "Agricultura Tamanho Família"; "À Procura de Mulheres Chefs" (The Goddesses of Food); "Quentura" e "A Grande Ceia Quilombola"; "Uma História de Desperdício" (Wasted! A Story of Food Waste) e "Cooperativa Park Slope" (Food Coop), serão exibidos online e sucedidos de mesas com convidados para debates de temas relevantes como Agricultura e Fome, Gênero na Cozinha, Comida Ancestral, Produção e Desperdício, Consumo Consciente e Economia Solidária.

Para o público infantil, haverá oficinas de animações em stop motion.

"Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz", conta Daniela Guariba. "Um Festival para comer com os olhos e também alimentar a alma. Afinal, comida é cultura!", completa André Henrique Graziano, idealizadores do evento.

Mês da Alimentação

A celebração foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de envolver os governos e a população na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

Serviço

Exibições: de 06 a 12 de outubro de 2022 - GRATUITO
Onde: salas Espaço Itaú de Cinema - Augusta - R. Augusta, 1470 - Cerqueira César Cinemateca Brasileira - Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Online: Belas Artes à La Carte - https://www.belasartesalacarte.com.br/