Topo

Móveis vintage dão clima romântico a este apê em prédio antigo de SP; veja

No apê de Mariana Wakim, a busca por móveis e itens garimpados dão o tom da mistura de estilos - Carolina Lacaz/Divulgação
No apê de Mariana Wakim, a busca por móveis e itens garimpados dão o tom da mistura de estilos Imagem: Carolina Lacaz/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

15/09/2022 04h00

Este apartamento marca um encontro dos bons, afinal, Mariana Wakim (@marianawakim) trazia seu estilo romântico, repleto do vintage francês e Luís Vilela, o Vila, vinha com suas referências do design modernista para emoldurar o mix. Há dois anos vivendo juntos em outros apartamentos alugados, perceberam que havia chegado a hora de ter seu espaço próprio.

Acredito que essa união dos nossos olhares resulta em um espaço com personalidade e com a nossa cara.

Na busca que fizeram, o apê dos sonhos precisava estar num prédio antigo, em um bairro onde tudo poderia ser feito andando a pé e ter muita luz natural. Quando chegaram a este, detonado e "inabitável", porém em belos 160 m², deu match.

Depois de uma grande reforma que durou 6 meses, com suporte do escritório Mana Arquitetura, o casal encontrou o ponto ideal ao demolir paredes para integrar os ambientes de estar e criar uma base neutra a fim de encaixar os livros, tapetes, quadros e móveis vintage que compõem sua história.

Meu apê - Mariana Wakim - Carolina Lacaz/Divulgação - Carolina Lacaz/Divulgação
Depois da reforma: ambientes mais integrados
Imagem: Carolina Lacaz/Divulgação

Nossa casa expressa o aconchego de estarmos cercados de tudo que amamos.

Capítulos novos

Na grande sala, algumas vigas e pilares foram descascados. A estante de quase 8 metros de comprimento é a protagonista: ela aponta a paixão por livros, com espaços vazios para acolher mais. A cozinha pode se abrir ou ficar fechada quando preciso, graças a janelas de vidro canelado que se recolhem.

Meu apê - Mariana Wakim - Carolina Lacaz/Divulgação - Carolina Lacaz/Divulgação
A cozinha pode ficar aberta...
Imagem: Carolina Lacaz/Divulgação
Meu apê - Mariana Wakim - Carolina Lacaz/Divulgação - Carolina Lacaz/Divulgação
...ou fechada para se integrar ou não ao ambiente social da sala.
Imagem: Carolina Lacaz/Divulgação

Mariana ama filmes da Nouvelle Vague e traz deles inspiração suficiente para garimpar. Por isso, para onde quer que se olhe há boas histórias a serem contadas. "Todos os nossos móveis e objetos foram garimpados, com exceção da TV e da cama", ri.

Meu apê - Mariana Wakim - Carolina Lacaz/Divulgação - Carolina Lacaz/Divulgação
O detalhe da mesa da sala de jantar, onde as cadeiras de diferntes modelos se misturam.
Imagem: Carolina Lacaz/Divulgação

Inclusive os tapetes vintage que ela encontrou garimpando para sua marca de tapetes online, a Tapilogie, e não conseguiu desapegar. "Só na sala temos três, que misturam estilos. No quarto optamos por uma tapeçaria de parede chinesa com uma imagem da ave da sorte Tsuru, que garimpei em minhas andanças do acervo de um colecionador de tapeçaria oriental", aponta.

Meu apê - Mariana Wakim - Carolina Lacaz/Divulgação - Carolina Lacaz/Divulgação
Detalhe da planta para compor ambiente de leitura próximo das estantes de livros.
Imagem: Carolina Lacaz/Divulgação

Em cima da mesa de jantar, o lustre veio da feira do Bixiga. E veja só a mesa de centro, em frente ao sofá: foi uma grade de janela no passado. Não vá embora desse tour sem ir ao banheiro. Ele foi revestido com peças que vieram de um cemitério de azulejos, na estética que o casal buscava. Um lar construído nos detalhes, com a profundidade de quem é apaixonado por casa.

Veja todas as fotos do apê da Mariana Wakim

Dicas da Mariana para encontrar a personalidade do seu apê

  • Há tesouros escondidos. "Garimpar, garimpar e garimpar! Essa é uma ótima forma de trazer personalidade e originalidade para a decoração, e de quebra encontrar preços mais atraentes."
  • Como garimpar? "Eu sempre falo que garimpar é a arte do encontro: é sobre sair de casa sem saber bem o que está procurando e deixar se surpreender, deixar que as peças falem com você, contem suas histórias. E daí você decide se a história delas compõe com a história que você quer contar no seu espaço. Esse processo às vezes pode demorar um pouco, mas eu sempre prefiro deixá-lo acontecer e ir compondo a casa aos poucos com essas peças super especiais do que comprar tudo de uma vez. Cada cantinho que eu olho tem uma história pra contar e é possível encontrar ótimos achados em termos de valor também."
  • Objetos afetivos. "Acho legal trazer as coisas que você ama para a decoração e até mesmo deixá-los como protagonistas. Isso traz uma dimensão de afetividade que eu amo no decorar. No nosso caso fizemos isso com os nossos livros na estante de oito metros de comprimento que os torna protagonistas na decoração."
  • Tapetes. "Sei que sou um pouco suspeita nessa dica, mas é a mais pura verdade: tapetes ajudam a definir espaços, adicionam charme e, de quebra, abafam ruídos. São uma forma descomplicada de adicionar personalidade aos espaços. Não é necessário fazer reformas, furar paredes ou pintar - basta estender um tapete para transformar profundamente um cômodo."
  • Crie misturas. "Misturar décadas e estéticas de diferentes períodos com um contraponto mais contemporâneo é bacana. Pra mim é uma das melhores formas de ter uma decoração única e com personalidade."
  • Liberdade. "Cerque-se do que te faz feliz e não se apegue tanto a regras. Amou? Te fez sorrir? É isso que importa."

@s que me inspiram

@nomibis

“Esse perfil francês de uma loja de antiguidades é de fazer qualquer pessoa babar. Todas as fotos são inspiração pura.”

@vintagedaily e @differ.tv

“Trazem imagens icônicas de filmes, além de celebridades da música e do cinema em décadas passadas, para beber da fonte da estética vintage.”