Topo

Como é encarar o voo mais longo do mundo

A Singapore Airlines opera hoje o voo comercial mais longo do mundo: 19h sem escalas entre Nova York e Changi  - Divulgação
A Singapore Airlines opera hoje o voo comercial mais longo do mundo: 19h sem escalas entre Nova York e Changi Imagem: Divulgação

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

13/09/2022 04h00

Para ir ao exterior, especialmente a destinos como Europa e América do Norte, o brasileiro está acostumado a encarar voos com cerca de 10 ou 11 horas de duração.

Mas você já imaginou passar quase 19 horas dentro de um avião, em uma viagem sem escalas ou conexões?

Pois essa é a duração do voo comercial mais longo do mundo na atualidade.

A rota é operada pela companhia aérea Singapore Airlines e cruza grande parte do globo para conectar, de maneira direta, a América do Norte à Ásia - ou, mais precisamente, os aeroportos JFK (que atende a cidade de Nova York, nos Estados Unidos) e de Changi (em Singapura).

E como é passar essa 'eternidade' dentro de uma aeronave?

Já eleita a melhor empresa aérea do mundo pela premiação Skytrax World Airline Awards (espécie de Oscar do mercado da aviação), a Singapore Airlines faz de tudo para que a experiência tenha o máximo de conforto possível.

Os voos entre Nova York e Singapura são realizados com aviões Airbus A350-900, especialmente projetados para voos de longuíssima extensão, com autonomia para atravessar o mundo e um interior desenhado para minimizar o cansaço dos viajantes.

Classe executiva do voo comercial mais longo do mundo - Divulgação - Divulgação
A classe executiva, é claro, dá uma ajuda extra a encarar as 19h de voo
Imagem: Divulgação

A bordo vão 161 passageiros, dispostos em uma classe executiva e uma classe batizada de "econômica premium", com mais espaço entre os assentos do que as econômicas tradicionais.

A um ambiente menos apertado se junta um sistema de tecnologia que simula, dentro da aeronave, a iluminação de diversos períodos do dia, como as horas do nascer do sol, pôr do sol e a escuridão da noite, o que tem potencial para fazer com que as pessoas durmam melhor no voo.

Além disso, a cabine apresenta maiores níveis de umidade do que o interior de outros aviões, o que também deixa a viagem mais cômoda para os ocupantes.

A Singapore Airlines fechou parceria com a Golden Door (marca de spa mundialmente famosa) para servir refeições saudáveis na rota entre Nova York e Singapura - Divulgação - Divulgação
A Singapore Airlines fechou parceria com a Golden Door (marca de spa mundialmente famosa) para servir refeições saudáveis na rota entre Nova York e Singapura
Imagem: Divulgação

Foco no entretenimento e alimentação

A Singapore Airlines fechou parceria com a Golden Door (marca de spa mundialmente famosa) para servir refeições saudáveis na rota entre Nova York e Singapura.

São pratos e bebidas leves e com grande presença de ingredientes hidratantes e de fácil digestão, algo fundamental para o corpo se manter em bom estado durante uma viagem aérea extensa.

As duas empresas também montaram uma sequência de exercícios que o viajante pode fazer sozinho dentro do avião, que incluem movimentos para alongar o corpo e melhorar a circulação no meio da jornada.

E, no sistema de entretenimento a bordo, há centenas de horas de filmes, documentários e séries para o passageiro assistir durante o voo.

Mesmo com todas essas soluções, uma viagem tão longa será inevitavelmente cansativa para muitas pessoas.

Classe executiva do voo comercial mais longo do mundo - Divulgação - Divulgação
Guarde aquela série na gaveta para maratonar
Imagem: Divulgação

Mas trata-se de um voo que pode economizar um bom tempo da vida do passageiro: uma viagem aérea entre Nova York e Singapura com conexão no meio do caminho chega a ter quase 10 horas a mais de duração.

No voo mais longo do mundo, há passagens de ida na classe econômica premium entre os aeroportos JFK e Changi custando cerca de US$ 1.260 (aproximadamente R$ 6.600). Preço sujeito a alterações. Mais informações no site oficial da companhia.

Quais os cuidados para se encarar um voo de longa duração

Ao pegar um voo que será muito demorado, há uma série de atitudes que o passageiro pode tomar para deixar a viagem mais confortável.

Para saber mais sobre isso, Nossa falou com o médico Angelo Vattimo, que ocupa o cargo de diretor do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) e que deu dicas sobre como encarar uma longa jornada aérea de maneira saudável.

O que vestir?

Quais tipos de roupas deve vestir um passageiro que for pegar um voo de longa duração? E o que essa pessoa deve evitar comer antes da viagem?
O passageiro deve colocar uma roupa confortável, mas que esteja dentro das regras sociais que a ocasião exige. Roupas confortáveis mas que, ao mesmo tempo, aqueçam o passageiro, já que a temperatura no avião é mais baixa. Mesmo que distribuam cobertores dentro da aeronave, é bom que o viajante leve um agasalho e roupas largas, para que não haja desconforto.

Já as meias de compressão devem ser usadas, sempre, com indicação médica. Elas podem ser úteis para algumas pessoas, mas para outras talvez não tenham utilidade. Quem tem problemas vasculares deve consultar um médico antes de utilizá-las.

O Airbus A350-900 é projetado para minimizar os efeitos do "jet lag" - Divulgação - Divulgação
O Airbus A350-900 é projetado para minimizar os efeitos do "jet lag"
Imagem: Divulgação

O que comer?

Em relação aos alimentos, o passageiro deve evitar ingerir, antes do voo, comidas muito pesadas, fermentativas e de procedência duvidosa, que possam causar desarranjos no corpo durante o voo.

Quais itens devo levar a bordo?

As pessoas devem levar a bordo, principalmente em voos longos, os remédios que habitualmente tomam. E precisam tomá-los nos horários corretos, para não haver descontinuidade no tratamento. Cremes hidratantes, por sua vez, podem ser úteis. Mas, caso não sejam levados, não haverá um efeito tão visível em voos longos, a ponto de haver um ressecamento extremo da pele.

Posso me levantar e fazer curtas caminhadas?

Levantar do assento para caminhar é útil, porque você melhora a circulação do sangue nos membros inferiores. Essa é uma prática que deve ser estimulada, não o tempo todo, mas, em média, de duas em duas horas. Andar um pouco, tomar água, ficar um pouco de pé para ter uma melhor circulação é, sem dúvidas, recomendado.

Homem usa máscara e anda por corredor de avião - Adene Sanchez/Getty Images - Adene Sanchez/Getty Images
Segundo médico, uso de máscara ainda é aconselhável, assim como curtas caminhadas a cada 2h de voo
Imagem: Adene Sanchez/Getty Images

Como minimizar o jet lag?

Isso depende de qual é o destino da viagem. É muito difícil achar uma fórmula para todos. O que a gente recomenda é que o passageiro, desde que consiga, se adapte imediatamente ao novo fuso horário. Pois quando chegar ao destino da viagem aérea, ele vai ter uma vontade de dormir correlativa ao fuso anterior. Então, ele deve tentar não dormir quando chegar, para tentar se acostumar ao novo horário.

E o uso de máscara?

Nessa época de pandemia, ainda é recomendável a utilização de máscara a bordo, mesmo que algumas companhias aéreas tenham abolido a exigência do uso de máscara. É importante sua utilização, já que não sabemos quem está perto da gente e se essa pessoa está ou não doente. Dê preferência para a máscara N95, tirando apenas na hora de ingerir alimentos ou líquidos. E volto a ressaltar que vale levar para o avião agasalhos e remédios para enjoo e dor de cabeça.