Topo

Times Square, em NY, ganhará 'fronteiras' e placas proibindo porte de armas

A Times Square, um dos pontos mais badalados de Nova York - MicheleVacchiano/Getty Images
A Times Square, um dos pontos mais badalados de Nova York Imagem: MicheleVacchiano/Getty Images

De Nossa

31/08/2022 15h32

A Times Square, principal praça de Nova York — e um dos mais célebres e badalados endereços em todo o mundo — passará por uma nova delimitação, segundo o Governo do Estado de Nova York.

Oficialmente, a icônica locação será reconhecida como uma "zona sensível" a partir desta quinta (1º), o que proibirá o porte de armas na sua região. A medida visa combater a violência armada nos EUA, especialmente os ataques terroristas a tiros e assassinatos em massa.

Como consequência, a paisagem da praça será, por um lado, delimitada e por outro, um pouco modificada. A Times Square ganhará contornos precisos pela primeira vez em sua história graças à nova lei, que indica onde ela começa e termina.

E, também de acordo com a legislação, placas serão instaladas sinalizando onde a área para o porte livre de armas está situada e onde é proibido carregá-las.

A nova lei foi o instrumento encontrado pelo Governo do Estado de Nova York para minimizar a violência urbana desde que, em junho, a Suprema Corte dos EUA considerou que uma legislação estadual anterior que limitava o porte de armas à paisana estava infringindo a Segunda Emenda da Constituição, que dá ao cidadão americano o direito de se armar.

De acordo com a alternativa assinada pela governadora Kathy Hochul, armas não serão liberadas apenas nas chamadas áreas sensíveis, como é o caso da Times Square, que recebe cerca de 360 mil pedestres por dia — na maioria, turistas apaixonados por suas luzes, cores e atrações espontâneas — segundo a prefeitura local.

Vista aérea da Times Square - stu99/Getty Images - stu99/Getty Images
Vista aérea da Times Square
Imagem: stu99/Getty Images

Além da praça, outros pontos foram definidos como zonas sensíveis: transportes públicos, bares e restaurantes que servem álcool, casas de entretenimento, locais de votação, centros religiosos, instituições educacionais, creches, acampamentos e pontos de encontros de crianças, playgrounds, parques, zoológicos, bibliotecas, prédios do governo, fóruns, centros médicos, abrigos e locais de protestos e atos públicos.

De acordo com o texto do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Nova York, a Times Square — agora oficialmente — está localizada entre a Sexta e a Oitava Avenidas cruzando a porção oeste da rua 40 até a porção oeste da rua 53 e a área entre a Oitava e Nona Avenidas, cruzando as porções oeste das ruas 40 e 48. É possível ver melhor seus contornos, em dois blocos, na foto acima.

A tradicional virada do ano na Times Square, entre 2019 e 2020 - Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images - Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images
A tradicional virada do ano na Times Square, entre 2019 e 2020
Imagem: Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images

Placas provisórias serão instaladas já nesta quinta nos principais pontos de entrada da Times Square. As permanentes deverão ser trocadas assim que o projeto for formalizado como lei, informou Robert Barrows, diretor executivo de operações legais do Departamento de Polícia de Nova York, segundo a revista de turismo Time Out New York.

Elas deverão sinalizar "áreas livres para armas" e onde "cidadãos com porte de armas não podem entrar a não ser em situações especificadas pela lei". Violações dos novos contornos serão consideradas crime.