Topo

Fazer trilha pelado ganha adeptos, inclusive no Brasil. Saiba onde praticar

Nem todo lugar é permitido: deve-se observar as regras locais para a prática da caminhada pelado - Arquivo Pessoal
Nem todo lugar é permitido: deve-se observar as regras locais para a prática da caminhada pelado Imagem: Arquivo Pessoal

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

29/08/2022 04h00

Todo mundo conhece os benefícios de se caminhar na natureza. Mas você já pensou na ideia de fazer uma trilha sem roupa nenhuma?

Desde o início da pandemia de coronavírus, o turismo mundial viu viajantes deixarem os ambientes fechados para terem um maior contato com o mundo ao ar livre.

Nem que para isso seja necessário estar completamente nu.

A "caminhada nua", tradução literal em português para naked hiking ou freehiking, é o termo usado para a prática de fazer trilhas sem roupa, em áreas devidamente autorizadas.

"A ideia é sentir o que a natureza tem para oferecer. É estar em contato com tudo, com a água, a terra, as plantas e o ar. Você sente o ambiente muito mais do que totalmente vestido", descreve para Nossa Paula Duarte Silveira, presidente da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo).

No exterior, há países com regras mais brandas para o naturismo - Getty Images - Getty Images
No exterior, há países com regras mais brandas para o naturismo
Imagem: Getty Images

Mas é preciso ter em mente que não basta arrancar a roupa e sair por aí como se vem ao mundo. Sobretudo em países como o Brasil, onde a prática não é permitida e pode ser enquadrada como ato obsceno.

Por isso, Paula recomenda que os interessados na experiência procurem sempre áreas privativas e exclusivas para esse tipo de atividade, disponível inclusive no Brasil, em destinos como o Espírito Santo, Bahia e Amazonas (veja mais informação abaixo, em 'Onde praticar no Brasil").

"São sempre locais com trilhas específicas", alerta essa paulistana que pratica naturismo, há cerca de 30 anos.

Paula Duarte Silveira, presidente da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo), em trilha em Barra Seca, no Espírito Santo  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Paula Duarte Silveira, presidente da FBrN (Federação Brasileira de Naturismo), em trilha em Barra Seca, no Espírito Santo
Imagem: Arquivo Pessoal

A história de quem já fez

Embora no Brasil a prática já tenha angariado mais adeptos, ainda caminha a passos lentos. Já fora do país, o naked hiking é uma tendência.

Há cinco anos na estrada, o casal belga Nick e Lins (@n_wanderings/) deixou seus trabalhos como engenheiro de TI e gestora de RH, respectivamente, para viver a vida sem roupa.

Caminhar nu é uma das melhores maneiras de se aproximar da natureza, sem limites artificiais como roupas"

O casal belga Nick e Lins: 5 anos de caminhadas nus pelo mundo  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O casal belga Nick e Lins: 5 anos de caminhadas nus pelo mundo
Imagem: Arquivo Pessoal

Nascidos em uma pequena cidade da Bélgica, esses viajantes de 40 e 36 anos começaram a praticar caminhadas do gênero em diversos acampamentos na França, em grandes propriedades particulares e com trilhas de diferentes extensões.

"Na Europa existem muitos resorts naturistas privados com trilhas para caminhadas nuas. Lá, não só é perfeitamente legal estar nu como também não há chances de encontrar pessoas vestidas", garantem.

Porém, fora desses estabelecimentos, tudo vai depender das leis locais.

Na Espanha e no Reino Unido é perfeitamente legal caminhar nu em todos os lugares. Na Holanda também é permitido por lei ficar nu em lugares naturais. Mas em muitos outros países, a nudez em público é ilegal"

A belga Lins em uma de suas caminhadas nua  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
A belga Lins em uma de suas caminhadas nua
Imagem: Arquivo Pessoal
O casal adora a sensação de liberdade e contato com a natureza  - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O casal adora a sensação de liberdade e contato com a natureza
Imagem: Arquivo Pessoal

Nos Estados Unidos, onde "tecnicamente é legal ficar nu no âmbito federal", Nick e Lins recomendam uma caminhada na Pacific Crest Trail, uma trilha de longa distância com mais de 4.200 quilômetros de extensão, entre as fronteiras dos EUA com os vizinhos México e Canadá.

"Depois de estacionar o carro, tivemos que caminhar com roupas por um quilômetro porque ainda estávamos em terras californianas. Só quando passamos o marco de entrada em terreno federal, pudemos tirar a roupa", descreve.

Nick e Lins recomendam muita pesquisa antes de sair livre, leve e solto - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Nick e Lins recomendam muita pesquisa sobre o destino antes de sair livre, leve e solto
Imagem: Arquivo Pessoal

"Pesquisamos muito bem nossas viagens para evitar situações perigosas. Mas, no geral, quando encontramos pessoas vestidas em nossas caminhadas, as respostas sempre foram positivas", completa o casal, que chegou a ser parabenizado por caminhantes com roupa que cruzaram seus caminhos durante a trilha nos EUA.

Onde praticar no Brasil

Quando estiveram por aqui, Nick e Lins foram apenas para resorts naturistas e praias de nudismo "porque a nudez em locais públicos é totalmente ilegal".

Eles lembram que existem algumas opções brasileiras para quem quer praticar naturismo no Brasil, como a experiência que eles tiveram com o GRAÚNA (Grupo Amazônico União Naturista), a única associação do gênero em toda a região Norte do país.

Trilha promovida pelo Grupo Amazônico União Naturista, perto de Manaus  - GRAÚNA/Divulgação - GRAÚNA/Divulgação
Trilha promovida pelo Grupo Amazônico União Naturista, perto de Manaus
Imagem: GRAÚNA/Divulgação

Anualmente, esse grupo naturista organiza 11 encontros em um sítio alugado na Região Metropolitana de Manaus, cujo day use inclui atividades esportivas, uso de piscina natural e uma trilha de cerca de 3 quilômetros em meio a árvores gigantes da Amazônia, como a samaúma.

Três vezes por ano (no Carnaval, em julho e em dezembro), é possível também pernoitar no sítio com refeições incluídas e atividades de entretenimento, como pintura corporal, oficina de fotografia e paintball.

Apesar dos nossos ancestrais indígenas terem vivido ao natural, ainda há um preconceito muito grande com relação ao corpo. Um dos dos grandes desafios do naturismo é desassociá-lo do ato sexual" Iran Lamego, naturista há 17 anos e presidente do GRAÚNA

Membros do Grupo Amazônico União Naturista em trilha realizada na região de Manaus - GRAÚNA/Divulgação - GRAÚNA/Divulgação
Membros do Grupo Amazônico União Naturista em trilha realizada na região de Manaus
Imagem: GRAÚNA/Divulgação

Iran também conta para Nossa que o Amazonas ainda não tem praias exclusivas para a prática do nudismo, seja por estarem em áreas privadas e urbanas seja pelo difícil acesso, no caso das faixas de areia mais distantes.

"Sociedades machistas e sexistas tendem a associar a nudez com ato sexual. É preciso repensar o corpo variadamente, como um corpo também esportivo, social e cultural", propõe.

No Brasil, o casal de belgas recomenda ainda o Colina do Sol, clube naturista em Taquara, no Rio Grande do Sul.

Mergulho no lago do condomínio Colina do Sol, em Taquara, no Rio Grande do Sul - Luciano Nagel/UOL - Luciano Nagel/UOL
Mergulho no lago do condomínio Colina do Sol, em Taquara, no Rio Grande do Sul
Imagem: Luciano Nagel/UOL

Considerada a primeira da América Latina, essa vila naturista possibilita a vivência do naturismo, como a nudez social, em uma estrutura equipada com cabanas rústicas, quadra esportiva, piscina, playground e pequenas trilhas.

Já no Nordeste, a opção é a Ecovila da Mata (@ecoviladamatabahia), uma área de 72 mil m², em meio à Mata Atlântica, exclusiva para lazer e hospedagem dos praticantes do naturismo.

Atividade na Ecovila da Mata, na Bahia - Reprodução Facebook - Reprodução Facebook
Atividade na Ecovila da Mata, na Bahia
Imagem: Reprodução Facebook

O buraco é mais embaixo

Equivocadamente associado ao exibicionismo, o naturismo promove um estilo de vida mais natural e saudável. Em outras palavras, a prática é muito mais do que estar nu em público.

É uma forma de viver com muito respeito pelo meio ambiente, especialmente nos dias de hoje. As mudanças climáticas estão acontecendo e precisamos conservar a natureza o máximo possível. Apreciá-la em sua forma mais natural é uma grande parte disso" Nick e Lins

Lins e Nick: respeito ao meio ambiente faz parte da proposta do casal - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Lins e Nick: respeito ao meio ambiente faz parte da proposta do casal
Imagem: Arquivo Pessoal

Já Paula vai além e lembra que o naturismo "não é apenas o nu pelo nu", mas um elo de práticas que envolve também a medicina natural, educação ambiental, fomento do ecoturismo e de práticas esportivas, e interação com as comunidades do entorno.

O Brasil é muito sexualizado e a curiosidade está no que fica escondido. Como no naturismo tudo está à mostra, vemos aquilo apenas como corpos"

Paula lembra, por exemplo, que muitas ações encabeçadas por naturistas visam também o lado social dessa filosofia de vida.

"Na praia de Barra Seca (ES), a NATES (Congregação Naturista do Estado do Espírito Santo) faz ações sociais como festas para a comunidade e até petição para solicitar ao governo a aquisição de uma bomba de retirada de areia no canal local", conta.

Para ela, essa praia capixaba no município de Linhares é a faixa de areia naturista com a melhor infraestrutura de todo o Brasil.

Paula na trilha em Barra Seca, que ela considera um dos melhores lugares para a prática - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Paula na trilha em Barra Seca, que ela considera um dos melhores lugares para a prática
Imagem: Arquivo Pessoal

Dicas para uma boa experiência

Não basta ter coragem de arrancar a roupa em público. É preciso ter também respeito.

Por isso, consulte sempre as áreas delimitadas para a prática do naturismo, bem como as regras de uso. Por exemplo, visitantes que entram vestidos costumam ser convidados a se retirar (ou, ao menos, tirarem a roupa).

De acordo com as regras da Federação Brasileira de Naturismo, "os naturistas não renegam a roupa, mas não a usam para esconder o seu corpo".

Ao frequentar praias ou trilhas não oficiais, além de poder ser uma experiência frustrada, corre-se o risco de ter problemas com a lei. Por isso, na dúvida, antes de viajar, seja no Brasil ou no exterior, faça uma pesquisa sobre federações ou associações de naturismo.

Lins em um dos destinos visitados pelo casal: não esqueça o protetor solar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Lins em um dos destinos visitados pelo casal: não esqueça o protetor solar
Imagem: Arquivo Pessoal

Paula avisa também que toda área naturista deve ter regras e códigos de ética bem visíveis, geralmente, na entrada do atrativo. Na Alemanha, por exemplo, é comum o uso da sigla FKK ("Freikörperkultur" ou "cultura do corpo livre", em tradução livre).

Para as caminhadas, o casal Nick e Lins lembra que "a natureza nem sempre é amigável", por isso é recomendado levar protetor solar e repelente contra insetos.

Dependendo do local, você também pode usar sapatos durante a caminhada. Fora isso, recomendamos principalmente desfrutar da natureza ao máximo"

Aliás, vale lembrar que o mundo do naturismo não se resume apenas a ações ao ar livre.

No início deste ano, Paula acompanhou um grupo de cerca de 50 pessoas, inclusive crianças, que fez uma visita guiada na Casa Museo Pedro Nel Gómez, em Medellín, na Colômbia, em que todos estavam sem roupas, inclusive a guia.