Topo

As 'Maldivas' da África: Manoel Soares conta suas descobertas em Zanzibar

Manoel Soares conheceu as paisagens, cultura e gastronomia de Zanzibar, na Tanzânia - Arquivo pessoal
Manoel Soares conheceu as paisagens, cultura e gastronomia de Zanzibar, na Tanzânia Imagem: Arquivo pessoal

19/08/2022 04h00

"Em Zanzibar você tem contato com uma beleza equivalente ou superior à das Ilhas Maldivas, o lugar é lindo!". Manoel Soares, apresentador do Encontro, da TV Globo, exalta as belezas dessa região da Tanzânia, na África, que visitou recentemente.

O apresentador esteve em Zanzibar para a cerimônia de entrega do título de Embaixador Cultural da União Africana, pelo Conselho Econômico e Cultural da The African Pride, organização que promove a integração entre os países do continente africano.

Na viagem, ele aproveitou para conhecer um pouco mais de perto o conjunto de ilhas — a própria Zanzibar (ou Unguia, na língua suaili) e Pemba —, explorando as paisagens, a cultura e a culinária local.

"A vantagem de Zanzibar é que você tem acesso a um lugar que é quase rústico, e essa rusticidade garante uma beleza natural e um contato muito mais ricos do que em outros destinos que já sofreram muita intervenção", conta Manoel.

Características culturais

Na região, Manoel se encontrou com representantes do povo Maasai, grupo étnico africano de seminômades, famosos como pastores e guerreiros. Os Maasai vivem entre a Tanzânia e o Quênia e são conhecidos também por suas vestimentas multicoloridas.

Os Maasai têm uma beleza estética. Parece que Deus, quando fez aquele pôr do sol, criou um povo para combinar com o espetáculo natural. Isso é lindo de ver"

Membros do povo Maasai que Manoel encontrou em Zanzibar - Manoel Soares - Manoel Soares
Membros do povo Maasai que Manoel encontrou em Zanzibar
Imagem: Manoel Soares

"Um deles, chamado Olé, me ensinou um pulo Massai para espantar maus espíritos. Agradeci e eles seguiram seus trajetos sem saber, talvez, o quanto esse encontro marcou a minha vida", diz o apresentador.

Aprendendo o característico pulo Maasai - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Manoel Soares aprendendo o característico pulo Maasai
Imagem: Arquivo pessoal
Em um dos encontros que mais o marcou na viagem - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Em um dos encontros que mais o marcou na viagem
Imagem: Arquivo pessoal

Manoel também destaca o contato com a cultura islâmica — estima-se que mais de 95% da população de Zanzibar é muçulmana.

"É comum ver mulheres vestindo burca mesmo sob um sol de 40°C. Lembro que perguntei a uma delas se ela não achava aquilo uma 'prisão'. A mulher respondeu que 'prisão são os muros e grades que vocês têm no Brasil. Vocês não se ofendem de ficar gradeados nos seus muros, mas acham que nossas roupas são prisão'", conta.

Então, a África é isso: é te obrigar a ver o mundo em outra perspectiva, e isso faz uma diferença muito grande"

Manoel Soares em Zanzibar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Onde se hospedar

Para ficar em um local de fácil acesso para conhecer toda a região, Manoel indica a região de Stone Town, o antigo centro de trocas comerciais, com mesquitas e vias sinuosas, que hoje abriga uma alta gama de hotéis pequenos e pitorescos.

Conhecida como "Cidade de Pedra", a parte mais antiga da cidade é construída na península triangular de landa, na costa oeste da ilha. 'O local é considerado o coração da cidade', diz.

"Ali você consegue ter acesso restaurantes de cozinha internacional, além da comida tradicional local", sugere.

Stone Town reúne de restaurantes internacionais e de culinária local a mercados de rua, como esse - Getty Images - Getty Images
Stone Town reúne de restaurantes internacionais e de culinária local a mercados de rua, como esse
Imagem: Getty Images

Stone Town guarda outra curiosidade: é a terra natal do cantor Freddie Mercury, do grupo Queen.

Lá tem a casa e o museu dele. E o passeio também pode incluir a visita a uma mesquita e uma igreja católica que ficam lado a lado"

Vista da "Cidade das Pedras", ponto estratégico para desbravar a região - Getty Images - Getty Images
Vista da "Cidade de Pedra" à partir da House of Wonders, de 1883, um antigo palácio do sultão que virou museu
Imagem: Getty Images

Onde passear

Considerado um paraíso escondido na Tanzânia, Zanzibar proporciona incríveis praias de mar azul-turquesa. Manoel elege os dois locais que mais marcaram sua viagem: a Ilha da Tartaruga e a cidade de Dar es Salaam.

Pescador em embarcação tradicional da costa de Zanzibar - Getty Images - Getty Images
Pescador em embarcação tradicional da costa de Zanzibar
Imagem: Getty Images

Na Tartaruga, também conhecida como Ilha da Prisão, o apresentador recomenda aproveitar as águas cristalinas para mergulhos com direito a avistar peixes tropicais coloridos e corais.

"Você tem acesso a uma beleza natural pouco tocada pelo homem. E não apenas conhece a ilha, mas vive a ilha desde a viagem em barquinho a motor, de uns 40 minutos, que leva os visitantes no Oceano Índico adentro", conta.

Então respire aquele ar, que é diferenciado de outros oceanos. O Índico tem uma identidade particular e, quando você estiver lá, vai entender do que eu estou falando"

Manoel Soares em Zanzibar - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Manoel Soares em Zanzibar
Imagem: Arquivo pessoal

Outra atração na Ilha da Prisão é visitar o parque local e ficar cara a cara — e até alimentar com folhas — as tartarugas-gigantes de Seychelles e outras espécies, encontradas ali em grande quantidade.

Tartaruga-gigante de Seychelles no parque da Ilha da Prisão - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Tartaruga-gigante de Seychelles no parque da Ilha da Prisão
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A 90 minutos de barco de Zanzibar, chega-se à cidade de Dar es Salaam que, segundo Manoel, é uma ótima opção de passeio para relaxar ou curtir atividades aquáticas como vela, caiaque, mergulho e kitesurf.

Culinária

A culinária encontrada em Zanzibar é uma mistura de várias tradições gastronômicas, incluindo as cozinhas bantu, árabe, portuguesa, indiana, britânica e até chinesa. Mas os brasileiros também podem se sentir 'em casa' na hora das refeições:

Na minha opinião, é uma culinária muito conectada com o Brasil, em receitas e temperos. O arroz está presente nas refeições — aquele tipo mais compridinho, que chamamos arroz indiano —, em misturas deliciosas; e eles consomem muitos frutos do mar"

"O consumo de frutos do mar não se restringe a restaurantes, é naturalizado no dia a dia", conta Manoel - Getty Images - Getty Images
"O consumo de frutos do mar não se restringe a restaurantes, é naturalizado no dia a dia", conta Manoel
Imagem: Getty Images

A África e o empoderamento para o povo preto

Como Embaixador Cultural da União Africana, Manoel Soares representa a América Latina nos esforços pelo cumprimento da agenda 2063. O documento reúne metas a serem atingidas para a reparação de injustiças antepassadas e a concretização da África como protagonista do século 21.

Manoel recebe o título de Embaixador Cultural da União Africana - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Manoel recebe o título de Embaixador Cultural da União Africana
Imagem: Arquivo pessoal
Para o apresentador, foi uma viagem transformadora - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Para o apresentador, foi uma viagem transformadora
Imagem: Arquivo pessoal

Como homem negro e apoiador da luta antiracista, o apresentador considera a viagem ao continente africano uma experiência transformadora:

Preto nunca vai para África, preto volta. Quando você pisa na África, é como se seus ancestrais começassem a conversar com você. Depois que você vai para lá, começa a reler o mundo de outra forma"