Topo

Companhia aérea brasileira é eleita a mais pontual do mundo; veja o top 10

Azul: Pontual e com o Pato Donald nos céus Imagem: Divulgação

De Nossa

19/08/2022 14h26

A Azul Linhas Aéreas foi a companhia mais pontual do mundo em julho de 2022. A conclusão é de um levantamento global realizado mês a mês pela Cirium, empresa especializada em análise de dados da aviação. A brasileira teve uma performance de 89,50% de voos pontuais no último mês, superando o bom rendimento da segunda e terceira colocadas, Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airlines (ANA).

De acordo com a Cirium, as companhias latino-americanas têm demonstrado excelente pontualidade e seguem livres dos problemas operacionais que atualmente enfrentam as aéreas europeias e americanas. Desde o inicio da temporada de verão boreal, no fim de maio, viajantes têm encontrado aeroportos lotados, com longas filas, atrasos e perdas de malas nos terminais da Europa e dos Estados Unidos.

O caos aéreo se instaurou com a recuperação abrupta do mercado de viagens depois dos relaxamentos de protocolos de circulação após dois anos de restrições devido à pandemia. Com seus quadros de funcionários mais enxutos depois de cortes provocados pela covid-19 e pelo Brexit, aeroportos e companhias têm tido dificuldade de lidar com o grande volume de malas e turistas por falta de mão-de-obra.

No entanto, as aéreas da América Latina parecem ter boa capacidade ainda para lidar com seus fluxos: outras duas representantes da região estão na lista das dez mais pontuais, mostrando a força da aviação local. A Latam Airlines teve 86,44% de voos pontuais, enquanto a Avianca alcançou 86,35%, colocando as duas em 4º e 5º lugar, respectivamente.

A Latam também teve bom rendimento e se destacou tanto na América Latina quanto no ranking global Imagem: Instagram/latamairlines

Além de levar o título mundial, a Azul também foi a vencedora na América Latina, que ainda contou com destaques de performance da Aeromexico, em 8º lugar no ranking global com 77,71% de voos na hora prevista. Comparativamente, a primeira colocada americana, a Delta, teve 81,13% e ficou em sexto. Já a Ibéria, a líder europeia, não figura entre as dez mais aéreas mundiais. Ela só aparece na lista global de redes de companhiaspontuais graças à performance de suas parceiras, em 7º, com 79,18% de voos pontuais.

No total, foram avaliados 306.815 trechos das dez primeiras companhias, um total de 98,96% de todas as viagens operadas. Veja as dez mais pontuais companhias aéreas do mundo do ranking Mainline, que avalia a atuação da aérea e não inclui a rede de parceiras.

As 10 companhias aéreas mais pontuais do mundo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Companhia aérea brasileira é eleita a mais pontual do mundo; veja o top 10 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade