Topo

Chef gera polêmica ao 'sensualizar' com salmão e filetar peixe com as mãos

Salmon Bae transformando salmão em filé com as próprias mãos Imagem: Reprodução/Instagram

De Nossa

19/08/2022 10h11

O chef particular Benjamin Leggitte, de Dallas, no estado americano do Texas, vem causando polêmica e dividindo opiniões nas redes sociais por causa da persona que adotou como influenciador digital: o Salmon Bae, em uma referência ao turco Nusret Gökçe, o Salt Bae — que faz passos, dança e joga um charme enquanto salga carnes.

Apesar da clara inspiração no estilo de Gökçe, a especialidade de Benjamin, no entanto, é outra: ele "sensualiza" enquanto fileta peças de salmão apenas com suas próprias mãos.

Leggitte, que acumula atualmente quase 50 mil seguidores e mais de 460 mil curtidas no TikTok, além de outros 37,4 mil seguidores no Instagram, já se apresenta como um "chef celebridade".

Apesar de a declaração poder ser considerada precoce diante dos números de seu ídolo — que possui 22 churrascarias de luxo, 47,3 milhões de seguidores no Instagram e clientes como Neymar e Al Pacino —, o currículo de Benjamin antes da badalação nas redes tem experiências de peso.

Em seu site, ele descreve ter trabalhado para a linha de cruzeiros Norwegian Cruise Lines, para a cadeia de hotéis Hilton e para o chef Gordon Ramsey em "Hell's Kitchen". Atualmente, no entanto, ele tem a própria empresa, já lançou um livro, "Cooking with a Bang", e um molho com sua assinatura, além de oferecer aulas e serviços culinários particulares.

É nas redes, porém, que ele parece querer investir. As aparições do Salmon Bae são verdadeiras performances com direito a músicas românticas, drinques, strip tease e olhares.

No entanto, foi um vídeo na piscina que vem provocando críticas a Leggitte e até um debate sobre racismo no Twitter. Nele, o chef aparece saindo da água e filetando a peça de salmão, sem qualquer cuidado com a higiene antes de tocar a carne do peixe.

"Ele perdeu a cabeça. Não só está prestes a deixar todo mundo doente, como este cara tem que segurar o nariz nesta piscina rasa", criticou um usuário.

"Precisamos tirar a licença para cozinhar deste cara", opinou outro.

Outra usuária, identificada como Catherine, disse ter enviado o vídeo a um chef que "reclamou por 12 horas". Ela ainda diz que Salmon Bae está ferindo a peça de peixe e que a temperatura de uma jacuzzi — e não piscina, para ela — é ideal para o desenvolvimento de bactérias. "Ele vai servir salmão com cloro para as pessoas?", questiona. Houve, contudo, quem acreditasse que as críticas têm motivação racial.

"Ninguém entra em pânico quando o açougueiro turco Salt Bae bate sedutoramente e salga um bife... Mas se um 'irmão' empreendedor quer dar ao salmão uma massagem tântrica, todo mundo perde a cabeça", criticou um tuiteiro que se identifica como Jonathan Bryan. Vale lembrar que, em inglês, "irmão" é uma forma frequentemente usada por pessoas negras para se tratarem.

Já Benjamin não se importou com as críticas recebidas e aproveitou para fazer graça da situação.

"A Internet: 'então você vai continuar sexualizando o salmão?'. E eu: 'Olha isso'", provocou em um vídeo que ensaia tirar seu dólmã.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chef gera polêmica ao 'sensualizar' com salmão e filetar peixe com as mãos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade