Topo

Aeroporto na Arábia Saudita é o maior do mundo; conheça gigantes no top 10

Aeroporto Internacional King Fahd, em Damman, na Arábia Saudita - Divulgação
Aeroporto Internacional King Fahd, em Damman, na Arábia Saudita Imagem: Divulgação

De Nossa

19/08/2022 04h00

Aeroportos são o primeiro cartão de visitas de qualquer país — o "portão de entrada", por assim dizer, é sempre planejado para oferecer conforto, comodidades básicas (como alimentação, recargas de celulares e etc.) além de atrativos, geralmente simbolizados por lojas variadas de marcas-desejo em seu complexo de compras.

Versões mais modernas, como o recém-eleito melhor do mundo Aeroporto de Changi, em Singapura, chegam a ir além e se tornam uma espécie de parque de diversões: há kart, spa, acampamentos e até aulas para pilotar drones nos lounges entre terminais movimentados.

No entanto, se muito aeroporto hoje se apresenta relativamente compacto com a pulverização de terminais por múltiplas localidades, atendendo a diferentes necessidades — até mesmo para encurtar os tempos de deslocamentos internos —, outros ainda prezam por serem o grande motor econômico e social de uma região inteira.

O Aeroporto de Dallas-Fort Worth, no estado americano do Texas, por exemplo, se estende por quatro cidades entre dois condados. Mas ele é apenas o terceiro desta lista dos maiores terminais do mundo, elaborada pela ONG americana World Population Review. Conheça-os:

1. Aeroporto Internacional King Fahd

Em Damman, na Arábia Saudita

Aeroporto Internacional King Fahd, em Damman, na Arábia Saudita - Divulgação - Divulgação
Aeroporto Internacional King Fahd
Imagem: Divulgação

Área: 776 km²

Anteriormente uma antiga base aérea americana no país durante a Guerra do Golfo, o Aeroporto de Damman, como é informalmente conhecido, não é tão grande por causa de seus terminais que ocupam apenas 327.000 m², mas por todas as amenidades oferecidas no complexo que conta até com uma mesquita.

Aeroporto Internacional King Fahd - Divulgação - Divulgação
Aeroporto Internacional King Fahd
Imagem: Divulgação

O projeto que equivale a mais de 4.157 estádios do Maracanã foi assinado pelo escritório de arquitetura Yamasaki & Associates em 1977. A construção começou em 1983, mas terminou apenas em 1990, quando começou a ser utilizado pelas Forças Armadas dos EUA. Em 1999, ele foi aberto para a aviação comercial.

2. Aeroporto Internacional de Denver

Em Denver, nos EUA

Aeroporto Internacional de Denver - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Aeroporto Internacional de Denver
Imagem: Reprodução/Twitter

Área: 135,7 km²

Longo e cheio de picos, mimetizando as Montanhas Rochosas ao seu redor, o aeroporto de Denver é atualmente o maior dos EUA e o terceiro mais movimentado do mundo, segundo a Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jérsei.

Aeroporto Internacional de Denver - AlessandraRC/Getty Images - AlessandraRC/Getty Images
Aeroporto Internacional de Denver
Imagem: AlessandraRC/Getty Images

Aberto em 1995, ele emprega mais de 35 mil pessoas — mais do que qualquer outra empresa do estado do Colorado — e oferece serviço ininterrupto para 215 destinos com 25 diferentes linhas aéreas que operam pela América do Norte, América Latina, Europa e Ásia, segundo o jornal Denver Post.

3. Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth

Entre as cidades de Grapevine, Irving, Euless e Coppell, nos EUA

Aeroporto de Dallas-Fort Worth, entre as cidades de Grapevine, Irving, Euless e Coppell, nos EUA - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Aeroporto de Dallas-Fort Worth
Imagem: Reprodução/Twitter

Área: 69,6 km²

Ocupando quatro cidades e dois condados, esse gigante foi o segundo aeroporto mais movimentado do mundo em 2021, segundo ACI (Conselho Internacional de Aeroportos, em inglês).

Aeroporto de Dallas-Fort Worth - sestevens/Getty Images - sestevens/Getty Images
Aeroporto de Dallas-Fort Worth
Imagem: sestevens/Getty Images

Seu tamanho, impressiona não só por ocupar todo o caminho entre as cidades de Dallas e Fort Worth, mas por ter seu próprio CEP — 75.261 — constar como uma só cidade no correio americano "DFW Airport, Texas", ter sua própria polícia, corpo de bombeiros e resgate. Maior do que a ilha de Manhattan, em Nova York, ele liga a sua região hoje a 260 destinos de 28 companhias aéreas.

4. Aeroporto Internacional de Orlando

Em Orlando, nos EUA

Aeroporto Internacional de Orlando, em Orlando, nos EUA - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Aeroporto Internacional de Orlando
Imagem: Reprodução/Twitter

Área: 53,8 km²

Outra ex-base aérea, conhecida antes como McCoy Air Force Base, uma instalação de comando aéreo estratégico dos EUA, ele herdou seu código justamente destes tempos — MCO. Fechada em 1975, após o fim da guerra do Vietnã, a área se tornou um aeroporto civil no ano seguinte e hoje opera cerca de 850 voos diários por 44 companhias.

Aeroporto Internacional de Orlando - Alexis Gonzalez/Getty Images - Alexis Gonzalez/Getty Images
Aeroporto Internacional de Orlando
Imagem: Alexis Gonzalez/Getty Images

Apesar de hoje ter um grande fluxo de turistas para os parques da Disney, da Universal e do Sea World, sua localização continua sendo privilegiada para os apaixonados pela história militar e científica dos EUA — não muito longe dali, funciona o John F. Kennedy Space Center, da NASA, de onde partiu a Apollo 11.

5. Aeroporto Internacional de Washington-Dulles

Em Dulles, nos EUA

Aeroporto Internacional de Washington-Dulles, em Dulles, nos EUA - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Aeroporto Internacional de Washington-Dulles
Imagem: Reprodução/Twitter

Área: 48,6 km²

O aeroporto que serve à capital americana recebe cerca de 60 mil passageiros por dia em ligações com 125 destinos do mundo todo. Aberto em 1962, ele foi batizado em homenagem a John Foster Dulles, Secretário de Estado americano durante o governo Eisenhower. Seu terminal principal foi concebido por Eero Saarinen, que também desenhou o hoje TWA Hotel (antes terminal) do aeroporto JFK, em Nova York. Amplo, ele tem um resquício de seu terreno em outra cidade: Chantilly, no condado de Fairfax.

Aeroporto Internacional de Washington-Dulles, em Dulles, nos EUA - VitalyEdush/Getty Images - VitalyEdush/Getty Images
Aeroporto Internacional de Washington-Dulles
Imagem: VitalyEdush/Getty Images

Seu tráfego internacional só não é mais intenso do que aquele dos aeroportos de Nova York e por isso ele serve como centro de operações não só de companhias americanas, como também da alemã Lufthansa.

6. Aeroporto Internacional de Pequim-Daxing

Em Pequim, na China

Aeroporto de Pequim Daxing, em Pequim, na China - KILOVISION/Getty Images/iStockphoto - KILOVISION/Getty Images/iStockphoto
Aeroporto de Pequim-Daxing
Imagem: KILOVISION/Getty Images/iStockphoto

Área: 46,6 km²

Apelidado de "estrela-do-mar" pelo seu formato no terreno, este aeroporto de Pequim — que não é o único na capital chinesa — começou a funcionar em setembro de 2019. Seu propósito é misto: ele é utilizado para operações comerciais e militares, com oito pistas civis e uma dedicada inteiramente às Forças Armadas da China.

Aeroporto de Pequim Daxing - Boarding1Now/Getty Images - Boarding1Now/Getty Images
Aeroporto de Pequim Daxing
Imagem: Boarding1Now/Getty Images

Mais de US$ 60 bilhões foram gastos para colocar o aeroporto em funcionamento, um megaprojeto desenvolvido pelo escritório britânico Zaha Hadid Architects. Apesar de não ser o maior aeroporto do mundo, ele tem o maior terminal: são cerca de 700.000 m².

Aeroporto de Pequim Daxing, em Pequim, na China - Boarding1Now/Getty Images - Boarding1Now/Getty Images
Aeroporto de Pequim Daxing
Imagem: Boarding1Now/Getty Images

Aos poucos, diversas aéreas já concentram suas operações em Pequim no Daxing, que recebe voos domésticos e internacionais dos grupos Oneworld, Star Alliance e SkyTeam.

7. Aeroporto Intercontinental George Bush

Em Houston, nos EUA

Aeroporto Intercontinental George Bush, em Houston, nos EUA - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Aeroporto Intercontinental George Bush
Imagem: Reprodução/Twitter

Área: 44,5 km²

Apesar de ter como "vizinho" no Texas o enorme Dallas-Fort Worth, é do George Bush o maior fluxo de passageiros internacionais. Aberto em 1969, predominantemente para voos domésticos, a lendária Pan Am operava seus voos para o exterior, que aos poucos começaram a crescer em demanda com KLM, Aeroméxico, entre outras.

Aeroporto Intercontinental George Bush - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Aeroporto Intercontinental George Bush
Imagem: Reprodução/Twitter

Em 1997, o então Houston Intercontinental virou George Bush, em homenagem ao 41º presidente dos EUA (e pai do 43º). Atualmente, o aeroporto tem 161 portões em cinco terminais, mas atualmente já passa por reformas que devem ser finalizadas entre 2024 e 2025 e devem torná-lo ainda maior.

8. Aeroporto Internacional Xangai-Pudong

Em Xangai, na China

Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong - OceanFishing/Getty Images/iStockphoto - OceanFishing/Getty Images/iStockphoto
Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong
Imagem: OceanFishing/Getty Images/iStockphoto

Área: 39,9 km²

Inaugurado em 1999, o Pudong é hoje o centro de operações das companhias China Eastern Airlines e Shanghai Airlines, e um dos mais importantes para a Air China. Dentro do aeroporto funciona também o maior centro de entregas expressas da Ásia através da empresa alemã DHL.

Aeroporto Internacional de Xangai Pudong - Subodh Agnihotri/Getty Images - Subodh Agnihotri/Getty Images
Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong
Imagem: Subodh Agnihotri/Getty Images

Com dois terminais principais de passageiros, ele recebe, segundo o site de notícias China News, cerca de 35,25 milhões de viajantes internacionais ao ano, o que o torna o mais movimentado para viagens ao exterior em todo o país.

Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong - Boarding1Now/Getty Images - Boarding1Now/Getty Images
Aeroporto Internacional de Xangai-Pudong
Imagem: Boarding1Now/Getty Images

Em 2021, um terceiro terminal foi acrescentado, assim como um terminal satélite e duas pistas, o que aumentou sua capacidade anual de 60 milhões de passageiros para 80 milhões de passageiros.

9. Aeroporto Internacional do Cairo

No Cairo, no Egito

Aeroporto do Cairo - Alensha/Creative Commons - Alensha/Creative Commons
Aeroporto Internacional do Cairo
Imagem: Alensha/Creative Commons

Área: 36,3 km²

Outra antiga base aérea americana, construída durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto do Cairo se converteu em complexo civil após o fim do conflito. Ele possui quatro terminais com diferentes "halls" ou portões de operações, alguns apenas para jatos particulares.

Aeroporto Internacional do Cairo - Beebah/Creative Commons - Beebah/Creative Commons
Aeroporto Internacional do Cairo
Imagem: Beebah/Creative Commons

Apesar de o terceiro terminal ser o maior, foi o quarto, dedicado a operações sazonais, que absorveu o impacto do seu crescimento a partir de 2011. Ele tem capacidade anual de receber 3,2 milhões de passageiros em 27 balcões de check-in e 7 portões de embarque e desembarque durante altas temporadas, como durante peregrinações.

10. Aeroporto Internacional de Suvarnabhumi

Em Bangcoc, na Tailândia

Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, em Bangcoc, na Tailândia - tomgigabite/Getty Images/iStockphoto - tomgigabite/Getty Images/iStockphoto
Aeroporto Internacional Suvarnabhumi
Imagem: tomgigabite/Getty Images/iStockphoto

Área: 32,4 km²

Um dos maiores do sul da Ásia, ele é mais conhecido apenas como "aeroporto de Bangcoc" e também por ter tido a mais alta torre de controle do mundo entre 2006 e 2014, com impressionantes 132,2 metros de altura. Suvarnabhumi também possui o quarto maior terminal do mundo, com 563.000 m².

Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, em Bangcoc, na Tailândia - Jens_Lambert_Photography/Getty Images/iStockphoto - Jens_Lambert_Photography/Getty Images/iStockphoto
Aeroporto Internacional Suvarnabhumi
Imagem: Jens_Lambert_Photography/Getty Images/iStockphoto

Apesar de, anualmente, se colocar entre 15º e 20º aeroporto mais movimentado do mundo, com o fechamento de fronteiras devido à pandemia de covid-19, o aeroporto se tornou temporariamente um hospital e centro de vacinação para a população tailandesa.