Topo

Desafio aceito! Fizemos salada de batatas usando churrasqueira. Deu certo?

18/08/2022 04h00

Salada de batatas ou maionese de batatas? De acordo com a região do país onde você se encontra, o acompanhamento tradicional de um bom churrasco é tratado por nomes diferentes.

O churrasqueiro Bruno Salomão, apresentador do "Vai Ter Churras", já ensinou por aqui uma maionese à base de leite, e defende o prato: "Não existe acompanhamento no churrasco mais democrático", diz. "O pessoal come com pão, farinha, e até no pão com a farinha", brinca.

No Sul do país, especialmente, maionese de batatas é a nomenclatura mais utilizada, inclusive pelo chef e apresentador Pedro de Bem no episódio do "Cozinha por Aí" que abre esta reportagem. No programa, ele leva sua parrilla para destinos turísticos e é desafiado fazer receitas utilizando a brasa — seja o prato completo ou alguma etapa.

Neste episódio, ele ensina uma receita de salada de batatas que aprendeu na Alemanha, com direito a mostarda no preparo da maionese, e com um toque a mais: a etapa feita na churrasqueira.

Em uma frigideira com furinhos, as batatas ganham um sabor defumado da brasa - Cozinha Por Aí/UOL - Cozinha Por Aí/UOL
Em uma frigideira com furinhos, as batatas ganham um sabor defumado da brasa
Imagem: Cozinha Por Aí/UOL

Depois de cozinhar e cortar as batatas, ele utiliza uma frigideira cheia de furinhos e deixa 'descansando' as batatas sobre a grelha.

Elas pegam um sabor de brasa delicioso que dá um toque especial à maionese de batatas"

Confira no vídeo o preparo para fazer em casa (sem ou com a churrasqueira) e clique abaixo para ver a receita escrita.

Cozinha por aí
2ª temporada!

Cozinha Por Aí - sopa e cânio Arroio Leão - UOL - UOL
Imagem: UOL

Inverno é sinônimo de viagem, serra, cachoeira e natureza. E também pede receitas quentes, práticas e saborosas para dividir com a família e amigos. A série Cozinha por Aí reúne todos esses atributos. Assista toda semana um novo episódio aqui no Canal UOL e no YouTube de Nossa (e se inscreva já no canal para receber os lembretes dos novos vídeos).