Topo

Pavê é eleita a 6ª melhor receita de sobremesa 'do tipo bolo' do mundo

Pavê - Getty Images/iStockphoto
Pavê Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

16/08/2022 14h03

O pavê, uma delícia já tradicional nas festas de família no Brasil, agora ganhou o mundo: o doce foi eleito a 6ª melhor receita de sobremesa do "tipo bolo" do globo pelo conceituado guia de gastronomia Taste Atlas.

Em lista divulgada no domingo (14), o pavê é descrito como uma iguaria "parecida com o tiramisù feita em camadas e que não precisa ser assado". A comparação com a receita italiana acaba aí, já que a publicação indica que, tradicionalmente, nosso prato consiste em camadas de biscoito champagne ou maisena interpostas com um creme feito com leite condensado.

Ou seja, não há café ou mascarpone em vista. O Taste Atlas ainda ressalta que as variações desta preparação brasileira são muitas. "Diferentes sabores podem ser adicionados, assim como vários tipos de frutas". Entre as sugestões de cobertura citadas ainda estão chocolate, farofa de biscoitos e coco ralado.

De uma escala de zero a cinco estrelas, o pavê recebeu 4,5. Além de ter entrado para o ranking como a 6ª melhor "receita de bolo", ele ainda consta como o 9º "melhor bolo" do mundo, o 68ª — de uma lista de 100 — bolo mais popular do planeta e, finalmente, o pavê é oficialmente a 51ª melhor sobremesa na Terra.

O pavê campeão, da Casa Garcia, em São Paulo (SP): receita secreta leva doce de leite - Reprodução/Taste Atlas - Reprodução/Taste Atlas
O pavê campeão, da Casa Garcia, em São Paulo (SP): receita secreta leva doce de leite
Imagem: Reprodução/Taste Atlas

O guia ainda indicou três pavês imperdíveis no Brasil: o melhor foi considerado o da Casa Garcia, na rua Luís Coelho, em São Paulo (SP). A indicação da chef Danielle Noce é uma preciosidade cuja receita não é conhecida nem mesmo pelo dono do estabelecimento. Isto porque é um doceiro judeu que há 40 anos entrega a sobremesa de doce de leite no local, segundo Noce, e ninguém conhece a mistura.

O pavê da Ponto das Letras, em Ilhabela (SP) - Reprodução/Tastle Atlas - Reprodução/Tastle Atlas
O pavê da Ponto das Letras, em Ilhabela (SP)
Imagem: Reprodução/Tastle Atlas

Já a chef Renata Vanzetto está por trás da indicação do segundo lugar, o pavê da Ponto das Letras na rua Dr. Carvalho, em Ilhabela (SP). O motivo do sucesso são suas múltiplas camadas de chocolate.

O pavê da Confeitaria Krauss, em Florianópolis (SC) - Reprodução/Taste Atlas - Reprodução/Taste Atlas
O pavê da Confeitaria Krauss, em Florianópolis (SC)
Imagem: Reprodução/Taste Atlas

Já em terceiro está o doce da Confeitaria Krauss, da Avenida Engenheiro Max de Souza, em Florianópolis (SC), uma iguaria também à base de chocolate.

Receitas de pavê