Topo

Da Austrália a Portugal: conheça as piscinas naturais mais bonitas do mundo

Mona Vale Rock Pool, na Austrália, uma das psicinas naturais mais bonitas do planeta - Getty Images/iStockphoto
Mona Vale Rock Pool, na Austrália, uma das psicinas naturais mais bonitas do planeta
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

14/08/2022 04h00

Quer nadar em águas mais tranquilas, mas sem a sensação única de experimentar o sal no corpo, o som das ondas, o sol no rosto e a brisa do oceano? É possível em paisagens únicas como estas: as chamadas piscinas naturais ou de maré, assim consideradas porque são compostas pelo próprio mar com entornos de recifes, ou mesmo aquelas piscinas no oceano formadas pela interferência do homem.

Perfeito encontro entre a tranquilidade e a natureza selvagem, elas surpreendem pelo contraste presente também na sua aparência. Rochas se chocam com águas revoltas e formam ondas e costas em seus entornos. Já seu fundo, mais calmo, permite o reflexo dos raios de luz e impressiona pelos translúcidos tons de azul e verde, muitas vezes reforçados por algas e corais de cada região.

As piscinas que estreiam esta lista foram eleitas as mais belas — e "instagramáveis" de todo o globo pelo time da revista "Condé Nast Traveler", publicação especializada em turismo. E quem tem fascínio por este tipo de programa, segundo a "CNT", tem destino certo: a Austrália.

Isto porque sete das 14 piscinas deste ranking estão localizadas nas terras dos cangurus. Outras boas opções pelos apaixonados pelo mar "domado" incluem Portugal, França, Reino Unido e África do Sul. Conheça as vencedoras:

Bondi Icebergs Club

Em Bondi Beach, Sydney, na Austrália

Bondi Icebergs Club em Bondi Beach, Sydney, na Austrália - JDwow/Getty Images - JDwow/Getty Images
Bondi Icebergs Club
Imagem: JDwow/Getty Images

Por que é imperdível: pelas amenidades. Inicialmente aberta em 1929 como centro de treinamento para salva-vidas durante o inverno, a Bondi Icebergs Club agora fica aberta o ano todo (por uma pequena taxa de entrada) para quem quiser curtir o espaço, seu spa, sauna, restaurante com vista para o mar e museu para visitantes aprenderem sua história como a piscina mais fotografada do mundo.

Yamba Ocean Pool

Em Main Beach, Nova Gales do Sul, na Austrália

Yamba Ocean Pool em Nova Gales do Sul, na Austrália - Nick Clark/Getty Images/iStockphoto - Nick Clark/Getty Images/iStockphoto
Yamba Ocean Pool
Imagem: Nick Clark/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: naturalíssima, ela recebe visitantes o ano inteiro, sem custos. Formada nas pedras da Main Beach, ela tem um penhasco com vista para toda a baía e para o Pacific Hotel, destaca a publicação.

Praia das Azenhas do Mar

Em Sintra, em Portugal

Praia das Azenhas do Mar, Sintra, em Portugal - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto - SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto
Praia das Azenhas do Mar
Imagem: SeanPavonePhoto/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: fácil acesso — ela está localizada a menos de uma hora de carro de Lisboa, em Sintra. A poucos passos de casas de veraneio, Azenhas oferece banho de mar nas águas frescas e translúcidas do Oceano Atlântico com proximidade a bons restaurantes de frutos do mar, indica a CNT.

Bronte Baths

Em Bronte Beach, Sydney, na Austrália

Bronte Baths na Bronte Beach, Sydney, na Austrália - ManaVonLamac/Getty Images/iStockphoto - ManaVonLamac/Getty Images/iStockphoto
Bronte Baths
Imagem: ManaVonLamac/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: ponto badalado. Ampla e aberta 24 horas por dia, Bronte Baths recebe visitantes que amam esportes para correr em seu calçadão, interesse na arquitetura expressiva da costa de Sydney com opções de entretenimento.

Mahon Pool

Em Maroubra Beach, Nova Gales do Sul, na Austrália

Mahon Pool em Maroubra Beach, Nova Gales do Sul, na Austrália - ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto - ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto
Mahon Pool
Imagem: ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: oferta de prática de esportes. Localizada em Maroubra Beach, conhecida como um dos melhores pontos para surfar em Sydney, ela tem fácil acesso à reserva Jack Vanny, onde não há apenas belas paisagens para relaxar, mas também chuveiros na área externa com vista do penhasco e trilhas para quem curte caminhadas na natureza.

Bude Sea Pool

Em Summerleaze Beach, Cornwall, no Reino Unido

Bude Sea Pool na Summerleaze Beach, Cornwall, no Reino Unido - gollykim/Getty Images - gollykim/Getty Images
Bude Sea Pool
Imagem: gollykim/Getty Images

Por que é imperdível: é um ponto de encontro entre gastronomia e esportes aquáticos. Ao redor da praia, há muitos restaurantes e bares com frutos do mar e o imperdível pastelzinho de Cornwall, indica a CNT, para provar com vista para o Oceano Atlântico. Além disso, na praia onde está a piscina há prática de remo, mergulhos variados, stand up paddle, entre outras atividades.

Camps Bay Ocean Pool

Em Camps Bay Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul

Camps Bay Ocean Pool, em Camps Bay Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul - THP Creative/Getty Images/iStockphoto - THP Creative/Getty Images/iStockphoto
Camps Bay Ocean Pool
Imagem: THP Creative/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: vista de tirar o fôlego. Da Camps Bay, é possível ver a Montanha da Mesa e os Doze Apóstolos, uma cadeia montanhosa famosa e muito bonita na Cidade do Cabo. A CNT ainda recomenda dar um mergulho no fim da tarde para ver o sol se por na borda infinita da piscina e depois tomar um drinque ou jantar nos restaurantes nos arredores.

South Curl Curl Rockpool

Em Curl Curl Beach, Sydney, na Austrália

South Curl Curl Rockpool em Curl Curl Beach, Sydney, na Austrália - Ned Farhart/Getty Images/iStockphoto - Ned Farhart/Getty Images/iStockphoto
South Curl Curl Rockpool
Imagem: Ned Farhart/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: é boa pedida para a família toda. Reconstruída em 2011, a Rockpool na verdade, é composta por mais de uma piscina — há aquelas para nadadores mais avançados e outra é rasa o suficiente para crianças pequenas, a partir de um ano de idade. Seus entornos possuem estacionamento e bons restaurantes.

Mona Vale Rock Pool

Em Mona Vale Beach, Sydney, na Austrália

Mona Vale Rock Pool em Mona Vale Beach, Sydney, na Austrália - ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto - ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto
Mona Vale Rock Pool
Imagem: ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: privacidade. Também composta por duas piscinas, ela fica bem localizada no meio do vale e oferece bastante liberdade para frequentadores ficarem à vontade com pouco barulho e muita tranquilidade. Apesar disso, ela está próxima de amenidades como área para churrasco, mesa de piqueniques e playground para crianças.

Piscina Natural de Porto Moniz

Na Ilha da Madeira, em Portugal

Piscina Natural de Porto Moniz, na Ilha da Madeira, em Portugal - PleskyRoman/Getty Images/iStockphoto - PleskyRoman/Getty Images/iStockphoto
Piscina Natural de Porto Moniz
Imagem: PleskyRoman/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: singularidade. Aqui há a oportunidade um tanto rara de conhecer uma piscina formada (em suas paredes) por lava vulcânica em um ponto extremo da Ilha da Madeira. Na praia, é possível também praticar mergulho e explorar as rochas milenares.

Praia de Bon Secours

Em Saint-Malo, na França

Praia de Bon Secours em Saint-Malo, na França - olrat/Getty Images/iStockphoto - olrat/Getty Images/iStockphoto
Praia de Bon Secours
Imagem: olrat/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: ponto histórico. A cidade de Saint-Malo, fundada pelos gauleses ainda no Baixo Império Romano, também foi palco de bombardeiros e disputas na Segunda Guerra Mundial. Na praia, no entanto, é possível relaxar após este mergulho na história, aproveitar vistas espetaculares da reconstrução, aprender a velejar e a praticar esportes aquáticos na escola da área.

Sea Point Tidal Pool

Em Milton Beach, Cidade do Cabo, na África do Sul

Sea Point Tidal Pool, em Milton Beach, Cidade do Cabo, na África do Sul - JfJacobsz/Getty Images/iStockphoto - JfJacobsz/Getty Images/iStockphoto
Sea Point Tidal Pool
Imagem: JfJacobsz/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: beleza. O maior trunfo da Sea Point é mesmo seu visual incrível, mas ela também é de fácil acesso e oferece boa segurança para nadar em família.

Walpole Bay Tidal Pool

Em Margate, Kent, no Reino Unido

Walpole Bay Tidal Pool em Margate, Kent, no Reino Unido - Sarah Lane/Getty Images/iStockphoto - Sarah Lane/Getty Images/iStockphoto
Walpole Bay Tidal Pool
Imagem: Sarah Lane/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: o tamanho! Com pouco mais de 1,6 hectare de área, esta é a maior piscina no oceano de todo o Reino Unido. Situada na base de um penhasco, ela não é apenas ideal para nado: na maré baixa, recebe interessados em stand up paddle e caminhada.

North Cronulla Rock Pool

Em North Cornulla Beach, Sydney, na Austrália

North Cronulla Rock Pool em North Cornulla Beach, Sydney, na Austrália - ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto - ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto
North Cronulla Rock Pool
Imagem: ai_yoshi/Getty Images/iStockphoto

Por que é imperdível: águas frescas. Entre as praias de North e South Cronulla está o coração desta piscina que serve para refrescar das altas temperaturas da praia. Ela também impressiona pelas suas muitas cores, graças à variedade de compostos das rochas no local.