Topo

Serra Catarinense: cânions, off-road, cachoeiras, vinhos e hotéis charmosos

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

13/08/2022 04h00

Formada por 18 municípios, no oeste do estado, a Serra Catarinense é um dos destinos mais cenográficos do Sul do Brasil. Não à toa, foi a região escolhida para a gravação da temporada de inverno da série Cozinha por Aí, que mostrou paisagens incríveis, atrações e passeios — como o que abre esta reportagem (veja todos os episódios da série no YouTube de Nossa).

E o que não faltam por ali são títulos que comprovem o talento da região.

É considerado um dos destinos mais frios do pais, daqueles com congelantes recordes de baixas temperaturas; e é o berço do turismo rural, endereço de um dos primeiros hotéis fazenda do Brasil.

Mas as opções não param por aí. A Serra Catarinense tem também uma das estradas mais bonitas do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian, e até uma cascata que congela, durante alguns dias do ano.

Neste guia, você conhece alguns dos destinos serranos mais famosos de Santa Catarina, como Urubici, conhecido pelo famoso Morro da Igreja, e Bom Jardim da Serra, onde termina a temida estrada que corta a Serra do Rio do Rastro.

O Cânion Espraiado, em Urubici. pode ser desbravado em passeios - Robson Nunes Costa - Robson Nunes Costa
O Cânion Espraiado, em Urubici. pode ser desbravado em passeios
Imagem: Robson Nunes Costa

O QUE FAZER

URUBICI
175 km de Florianópolis

Considerada um dos principais destinos da Serra Catarinense, a cidade tem títulos extremos. É ali que o Brasil registrou uma de suas temperaturas mais baixas (quase 18 graus negativos, em 1996).

Urubici abriga também o local mais elevado de Santa Catarina, cujo Morro da Boa Vista está a 1.823 metros, na divisa com o município de Bom Retiro; e é o ponto habitado mais alto do Sul brasileiro, no Morro da Igreja.

A Pedra Furada é um dos cartões-postais de Urubici - Getty Images/EyeEm - Getty Images/EyeEm
Imagem: Getty Images/EyeEm

Aliás, essa formação a 29 quilômetros do centro da cidade e a 1.822 metros de altitude é um dos principais atrativos da cidade. Dali é possível ver a Pedra Furada, uma fenda de 30 metros de diâmetro, entre Urubici, Bom Jardim da Serra e Orleans.

Essa formação fica no Parque Nacional de São Joaquim, área preservada com remanescentes de Matas de Araucárias e opções de caminhadas como a puxada trilha até a Pedra Furada (6,2 km - ida e volta) e o circuito no Recanto Santa Bárbara, com trilhas de 1 a 8 quilômetros.

Outro destaque do destino é a Serra do Corvo Branco, uma vertiginosa estrada até a cidade de Grão-Pará com início em uma garganta de 90 metros de altura, a maior fenda em rocha arenítica do Brasil, a 30 quilômetros de Urubici, aproximadamente.

Serra do Corvo Branco, em Urubici  - Sec. de Turismo de Urubici - Sec. de Turismo de Urubici
Serra do Corvo Branco, em Urubici
Imagem: Sec. de Turismo de Urubici

A cidade é conhecida também por suas belas quedas d'água, como a Cascata do Avencal (100 metros), localizada no Parque Mundo Novo, complexo turístico com mirante de vidro, balanço gigante, salto de pêndulo e tirolesa em uma bicicleta suspensa por cabos, a mais de 120 metros de altura.

A bela vista da Cascata do Avencal, que pode ser vista debaixo ou a partir de mirantes - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A bela vista da Cascata do Avencal, que pode ser vista debaixo ou a partir de mirantes
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Já o Cânion Espraiado, a 35 quilômetros de Urubici, é um dos mais profundos da região e abriga a Cachoeira do Adão, queda de 87 metros de altura com caminhada autoguiada até as piscinas naturais na parte superior ou por trilha com acompanhamento de guia até o pé da queda.

Urubici tem também a aquatrekking Rio Sete Quedas, trilha molhada em uma sequência de sete cachoeiras com até 30 metros de altura; e a Cascata Véu de Noiva (veja no vídeo abaixo o passeio) onde é possível fazer uma tirolesa entre uma borda e outra do Cânion do Xaxim e com vista para as três cachoeiras do complexo.

Não muito longe dessa queda de 65 metros de altura fica o Morro do Campestre, conhecido pelas formações de arenito no vale do rio Canoas.

Para saber mais sobre as cachoeiras da Serra Catarinense, clique aqui e confira uma reportagem sobre seis imperdíveis na terra das cascatas.

Para ver a região do alto, não deixe de visitar o Morro do Parapente, procurado para observação do nascer e do pôr do Sol. Veja no vídeo abaixo o passeio até lá.

Outra opção para curtir vistas panorâmicas são os Altos do Corvo Branco, com cinco mirantes, entre eles a maior passarela de vidro de Santa Catarina.

Novidade!

Novidade!

BALANÇOS GIGANTES

Em Urubici, o Balanço do Infinito, na região do Cânion Espraiado, está a 1.608 metros de altitude. O Morro do Parapente tem nove balanços, a 1.310 metros de altitude. No Parque Mundo Novo, do balanço se vê a Cascata do Avencal.

Vai lá >> Urubici
Mais informações: turismo oficial

Sede do PN de São Joaquim
Para visitar o Morro da Igreja, onde o visitante pode ficar na área do mirante por apenas 15 minutos, é obrigatório o agendamento na sede do ICMBIO (Avenida Pedro Bernardo Warmling, 1.542 - Centro).

Evite visitar o atrativo nos finais de semana e feriados, entre 10h e 15h, quando a demanda pode causar maior tempo de espera.

URUPEMA
212 km de Florianópolis

Nem só com peixes se faz turismo na fria Capital Catarinense da Truta.

A atração natural mais famosa da cidade é a Cascata que Congela, uma queda d'água com 13 metros de altura que atinge seu ponto de congelamento, nos dias de inverno com temperaturas mais baixas.

O fenômeno, que pode ser visto a sete quilômetros do centro de Urupema, acontece devido à sua localização, entre uma vegetação que não permite a entrada de luz natural.

No Morro das Antenas, em Urupema, a sensação térmica pode chegar a 30 graus negativos no inverno - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
No Morro das Antenas, em Urupema, a sensação térmica pode chegar a 30 graus negativos no inverno
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A 700 metros dali fica outro atrativo popular da cidade, o Morro das Antenas, conhecido também como Morro das Torres.

Esse mirante com antenas de telefone e de televisão fica a 1.750 metros de altitude e é um dos pontos mais altos do Sul do Brasil, de onde se tem vista panorâmica da região.

Dizem que ali, em certas épocas do ano, a sensação térmica pode chegar a 30 °C negativos. Se for encarar o desafio, procure visitar o local no nascer ou no pôr do Sol.

As araucárias, árvores tradicionais na região, compõem as lindas paisagens de Urupema - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
As araucárias, árvores tradicionais na região, compõem as lindas paisagens de Urupema
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Fora da área urbana, o turismo acontece em locais como o Cedrinho (tel.: 49 99148-1218) localidade rural com trilha até cachoeiras, uma caminhada moderada de 2,5 quilômetros de extensão e que termina com café serrano nessa propriedade particular com três opções de quedas d'água.

Outro destaque é a Fazenda do Barreiro, propriedade de 1782, administrada pela oitava geração da família e com atividades como trilhas curtas, cavalgadas, descida de botes no rio Divisa e pesca em açudes.

Vai lá >> Urupema
Turismo oficial

LAGES
220 km de Florianópolis

Região de Coxilha Rica, em Lages: atrativos do turismo rural - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Região de Coxilha Rica, em Lages: atrativos do turismo rural
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Famosa por suas fazendas de cercadas por muros de pedras, a cidade abriga alguns dos hotéis rurais pioneiros no Brasil (ver em ONDE FICAR, no final da reportagem).

Patrimônio histórico e cultural da Serra Catarinense, a Coxilha Rica é um distrito com 100 km² onde é possível fazer cavalgadas, expedições familiares em veículos 4x4 e travessia de um dos trechos da Rota dos Tropeiros, considerada a primeira ligação por terra entre o Sul e o Sudeste do Brasil, com passagens por fazendas centenárias da região.

As atividades são operadas por agências como a Target, Desbravadores da Serra e Encantos do Sul.

A travessia na Coxilha Rica segue a rota dos tropeiros - Reprodução Target Ecoturismo e Aventura - Reprodução Target Ecoturismo e Aventura
A travessia na Coxilha Rica segue a rota dos tropeiros
Imagem: Reprodução Target Ecoturismo e Aventura

Para quem gosta de cerveja, a Rota Cervejeira (Tel.: 49 - 99961-4527) é percorrida a bordo de um ônibus escolar adaptado que visita uma fazenda produtora de lúpulo e fábricas da cidade, como a Eiswasser, L'Jaica e União Serrana.

Realizada entre maio e junho, a Festa Nacional do Pinhão da cidade chegou à sua 32ª edição, em 2022. Considerado um dos mais tradicionais de Santa Catarina, o evento tem opções gastronômicas e shows que vão do sertanejo ao eletrônico.

Lages é uma das precursoras do turismo rural na Serra Catarinense - Reprodução Target Ecoturismo  Aventura - Reprodução Target Ecoturismo  Aventura
Lages é uma das precursoras do turismo rural na Serra Catarinense
Imagem: Reprodução Target Ecoturismo Aventura

Essa semente da araucária inspira também a Rota do Pinhão, roteiro de dia inteiro com city tour histórico no Centro da cidade, almoço campeiro e visita ao primeiro hotel fazenda do Brasil.

Vai lá >> Lages
Turismo oficial

São Joaquim
230 km de Florianópolis

Apesar de ser famosa pelas baixas temperaturas e pela probabilidade de neve, a cidade não conta com atrativos de peso como as vizinhas Bom Jardim da Serra e Urubici.

Entre as atividades indoor, é possível conhecer a Acolhida na Colônia, roteiro por propriedades rurais produtoras de pinhão, frutas e o Queijo Artesanal Serrano, na Comunidade Pericó, a 29 quilômetros do Centro de São Joaquim.

Produtos da região no fogão a lenha do Cantinho da Vovó, que faz parte do Acolhida na Colônia - Reprodução - Reprodução
Produtos da região no fogão a lenha do Cantinho da Vovó, que faz parte do Acolhida na Colônia
Imagem: Reprodução

Na cidade, o roteiro urbano conta com a Exponeve, uma feira permanente com produtos locais, como artesanato e comidinhas, e o Museu Histórico Assis Chateaubriand, com exposições de peças da época dos tropeiros e do ciclo madeireiro.

Para quem procura atividades ao ar livre, o Snow Valley é um parque de atividades de aventura, como o mini circuito de 900 metros de tirolesa sobre um vale de xaxins gigantes, circuito de arvorismo (150 metros de extensão), campo de paintball e a Trilha Sensorial dos Xaxins (1.600 metros).

O Snow Valley tem atividades como arvorismo entre as araucárias - Reprodução - Reprodução
O Snow Valley tem atividades como arvorismo entre as araucárias
Imagem: Reprodução

Para ver tudo do alto, inclua visitas ao Belvedere, escadaria no Centro com vista panorâmica da cidade e o Mirante dos Pinheiros, de onde dá para ver um campo de araucárias de até 50 metros de altura, na SC-114, na saída para Lages.

São Joaquim é a Capital Nacional da Maçã, cuja produção de variedades como Gala e Fuji é responsável por mais de 50% da economia local. Para conhecer o processo de seleção, manuseio e embalagem da fruta, a Sanjo abre suas portas para visitas turísticas durante todo o ano.

Na Capital Nacional da Maçã você pode conhecer todo o processo em tours - Divulgação - Divulgação
Na Capital Nacional da Maçã você pode conhecer todo o processo em tours
Imagem: Divulgação

Na maior cooperativa macieira do país, o tour guiado de cerca de 1h30 passa por diferentes etapas de produção e fabricação de bebidas como sucos e vinhos, com degustação ao final.

Outro serviço oferecido na cidade é o "Colha & Pague", atividade oferecida por produtores de maçã em que o visitante colhe direto das macieiras, entre janeiro e abril.

Imperdível

Imperdível

VINHOS DE ALTITUDE

São Joaquim é uma das 29 cidades de Santa Catarina classificadas com Indicações Geográficas de Vinhos de Altitude. Com vinhedos até 1.400 m acima do nível do mar, a região produz castas como Malbec, Merlot e Syrah.

Entre os destaques do roteiro dos Vinhos de Altitude são a Quinta da Neve, no distrito de Lomba Seca, primeira vinícola da região a investir em vinhos de altitude, no final dos anos 90; e a Villa Francioni, uma das pioneiras no enoturismo em todo o estado.

Durante a Vindima de Altitude, em março, produtores celebram a colheita da uva com piqueniques nos vinhedos e refeições harmonizadas com vinhos finos da região.

As vinícolas de São Joaquim têm tours e programações especiais - Reprodução - Reprodução
As vinícolas de São Joaquim têm tours e programações especiais
Imagem: Reprodução

Vai lá >> São Joaquim
Turismo oficial

Sanjo (produção de maçãs)
As visitas acontecem de segunda à sexta-feira em um único horário, às 13h30, e devem ser agendadas com três dias de antecedência.
A entrada custa de R$ 15 (só visita) a R$ 90 (visita com degustação de vinho). Veja no site.
Avenida Irineu Bornhausen, 677 - São Joaquim

Bom Jardim da Serra
246 km de Florianópolis

Vista da Serra Geral, do mirante do Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra  - Robson Nunes Costa/@rob.zera - Robson Nunes Costa/@rob.zera
Vista da Serra Geral, do mirante do Cânion do Funil, em Bom Jardim da Serra
Imagem: Robson Nunes Costa/@rob.zera

Considerada a porta de entrada da Serra Catarinense, a cidade é endereço de uma das principais atrações de toda a região: a Serra do Rio do Rastro.

A SC-390, nome oficial da estrada, é famosa pelo trecho de seis quilômetros de subida íngreme que rasga as montanhas com suas 284 curvas sinuosas, entre os municípios de Lauro Müller, na parte inferior da estrada, e Bom Jardim da Serra.

A estrada que corta a Serra do Rio do Rastro é um dos passeios imperdíveis na região - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A estrada que corta a Serra do Rio do Rastro é um dos passeios imperdíveis na região
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Considerada uma das 10 estradas mais cênicas do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian, essa via tem no topo um mirante com estacionamento, banheiros públicos, quiosques e uma associação de artesões bom-jardinenses.

Os cânions da região também são destaques do destino.

O maior deles, com cinco quilômetros de extensão, é Cânion das Laranjeiras, no Parque Nacional de São Joaquim.

Cânions na região de Bom Jardim da Serra: espetáculo natural - Robson Nunes Costa/@rob.zera - Robson Nunes Costa/@rob.zera
Cânions na região de Bom Jardim da Serra: espetáculo natural
Imagem: Robson Nunes Costa/@rob.zera

A cerca de 12 quilômetros da cidade e com acesso por estrada de chão, o atrativo pode ser visto pelo Mirante Sul, uma trilha de cinco quilômetros (ida e volta), a partir da sede da Fazenda Santa Cândida; e pelo Mirante Norte, com acesso de carro a 300 metros antes da primeira fenda do cânion.

Outra formação do gênero é o Cânion do Funil, conhecido por suas formações rochosas pontiagudas e acesso por trilhas, quadriciclos ou percursos off road em carros 4x4.

O Cânion do Funil pode ser desbravado em roteiros off road - Michel Teosin - Michel Teosin
O Cânion do Funil pode ser desbravado em roteiros off road
Imagem: Michel Teosin

Já o Cânion da Ronda é uma fenda de fácil acesso, próximo da Serra do Rio do Rastro, e pode ser combinada com visita ao parque eólico com 62 torres. Na borda norte fica o mirante Serra Parque, com mirante, deck para piquenique e balanço gigante.

Imperdível

Imperdível

Rota Cênica da Santa Bárbara

Travessia de 42 km que margeia o Parque Nacional de São Joaquim. O caminho por estrada de terra pode ser feito em carros 4x4 ou em trekkings de até 4 dias, com destaques para o Cânion das Laranjeiras e o Morro da Igreja.

Para fazer a Rota Cênica da Santa Bárbara, a época mais recomendada são os meses de inverno, por conta das chuvas nas demais estações.

Outra caminhada famosa no destino é a travessia entre os cânions das Laranjeiras e o do Funil. Essa trilha exigente tem 28 quilômetros de extensão por bordas de cânions e pernoite em camping selvagem.

Vai lá >> Bom Jardim da Serra
Turismo oficial

COMO CHEGAR

De avião
Para quem vem de outros estados, a melhor porta de entrada para a região é o aeroporto de Florianópolis.

Dali, os destinos serranos mais turísticos do estado ficam entre 175 km (Urubici) e 246 km (Bom Jardim da Serra).

Vai de carro? Inclua a subida da Serra do Rio do Rastro em seu roteiro - Getty Images - Getty Images
Vai de carro? Inclua a subida da Serra do Rio do Rastro em seu roteiro
Imagem: Getty Images

De carro
A partir da capital catarinense, as rodovias BR-282 e a SC-110 são os principais acessos para a Serra Catarinense, um viagem de cerca de 2h30 de duração.

Seja qual for seu roteiro por terra, não deixe de percorrer a Serra do Rio do Rastro, a cenográfica estrada com mais de 280 curvas, entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra.

QUANDO IR

Embora a Serra Catarinense seja a cara do inverno, quando inclusive destinos surpreendem turistas com algumas horas de neve, a região tem atrações turísticas durante o ano todo.

Os dias quentes são os mais recomendados para a visita nas cachoeiras, mas vale lembrar que as quedas d'água são mais para serem contempladas do que para banhos refrescantes, mesmo durante o verão.

Cânion Espraiado, em Urubici - Robson Nunes Costa/@rob.zera - Robson Nunes Costa/@rob.zera
Cânion Espraiado, em Urubici
Imagem: Robson Nunes Costa/@rob.zera

Ainda que os dias sejam mais quentes, é nessa época que as chuvas podem atrapalhar atividades como a visita ou travessias de cânions. Na medida do possível, esse tipo de passeio é mais recomendado nos meses de inverno.

Nos meses de inverno, o céu costuma ficar mais claro durante todo o dia. Porém, é nessa mesma época que as temperaturas negativas ou geadas podem causar o fechamento temporário da estrada que cruza a Serra do Rio do Rastro, por exemplo.

ONDE FICAR

URUBICI

Zion Bubble Glamping (Urubici)

Esse glamping com quartos em bolhas transparentes tem opções de hospedagem em unidades de 34 m² e 50 m², equipadas com lençol térmico, piso laminado com manta de isolamento e climatizador.
SC-110, km 393; tel.: (49) 9 9197-5555; diária a partir de R$1.785; zionbubbleglamping.com.

zion bubble - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Refuge Green Valley
Cabanas de madeira com lareira e casa na árvore são as opções de hospedagem nessa propriedade a sete quilômetros da cidade.
Rua José Rabelo Flores, s/n - Águas Brancas; Tel.: (48) 9 9207-6460; diária a partir de R$ 1.200; www.refugegreenvalley.com.br.

CabanArte
No Morro da Igreja, a 1.500 metros de altitude, tem mais de 40m² de vidro, proporcionando vistas únicas do nascer e do pôr do sol nas montanhas de Urubici.
Estrada Geral do Morro da Igreja, km 6 - Santa Tereza; tel.: (51) 9 8492-2607; diária: R$ 1.050 (duas pessoas e sem café da manhã incluso); caminhodoshorizontes.com.br.

Cabanarte - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

URUPEMA

Refúgio de Altitude
Essa propriedade de 30 mil m² tem duas cabanas, de 59 m² e 120 m², com diferenciais como banheira de hidromassagem, lareira a lenha, ar-condicionado quente e frio e até balanço estilo ninho.
Estrada Geral de Urupema, s/n - Cedrinho; tel.: (47) 9 9124-3680; diária a partir de R$ 1.500 (duas pessoas); refugiodealtitude.com.

Refugio de altitude - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Fazenda do Barreiro
Com hospedagem desde 1986, essa propriedade da segunda metade do século 18 tem apartamentos simples e suítes equipadas com lareira.
Rodovia SC-114, km 274; Tel.: (49) 3222-3031 / (49) 991121969; diárias sob consulta; fazendadobarreiro.com.br.

SÃO JOAQUIM

Morada Reino Encantado
A primeira hospedagem da Serra Catarinense em um celeiro tem duas cabanas para até quatro pessoas, equipada com cama, sofá-cama, banheiro privativo, cozinha e lençol térmico.
Morro Agudo; Tel.: (49) 9 9181-1956; diária a partir de R$ 800 (valor para duas pessoas e sem café da manhã incluso); @moradareinoencantado.

Morada Reino Encantado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

BOM JARDIM DA SERRA

Rincão da Palha
Essa fazenda histórica de 1775 recebe seus hóspedes em uma suíte para casal e um loft para até 4 pessoas, e experiências como colheita no pomar e cavalgadas pelos Campos de Cima da Serra até a borda do Cânion das Laranjeiras.
Localidade de Santa Bárbara; tel.: (49) 3232-0221; diárias a partir de R$ 420; fazendarincaodapalha.com.br.

Villa dos Ventos
Considerada a primeira hospedagem da Serra Catarinense em um contêiner, a pousada tem sete opções de suítes (de 6 m² a 12 m²) com cama de casal e banheiro privativo.
SC-390, nº 1379 - Bom Jardim da Serra; tel.: (49) 9 9101-5249; diária a partir de R$ 285 (com café da manhã incluso); @villadosventos.

Villa dos Ventos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Villa San Martín
A seis quilômetros do Centro, esse empreendimento na área rural se destaca pela vista que se tem das duas cabanas disponíveis para hospedagem com dimensões que vão de
35 m² a 42 m².
Rodovia BJ-050, km 6 (Altos da Boa Vista); tel.: (48) 9 9844-0910; diárias a partir de R$ 640 (casal, sem café da manhã)