Topo

Apê colorido tem varanda em clima de quintal e instrumentos na parede; veja

O laranja se mistura ao branco e o azul nas paredes. Instrumentos musicais e redes se juntam em um só ambiente. Veja a transformação deste apartamento em Salvador, na Bahia Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

11/08/2022 04h00

Aquela vontade de morar em um lugar maior — coisa que parece ter assolado a humanidade durante a pandemia — também bateu à porta da psicóloga Ana Lucena de Sá e do músico Thiago Trad. Foi assim que eles chegaram a este apartamento de 100 m², em Salvador, Bahia. Erguido na década de 1980, precisava de uma boa renovação.

"Queríamos um lar amplo e leve para viver com mais liberdade, mas também com identidade", conta Ana. Ao mesmo tempo que havia a vontade de injetar cores nas paredes e derrubar algumas, havia o medo.

Com a ajuda da arquiteta Maria Gabriela Amaral o medo se desfez: o living se integrou, cores fortes chegaram para abalar mesmo e os instrumentos musicais ocupam as paredes e laterais do sofá, para quem quiser experimentá-los a qualquer momento.

Pouco depois da mudança, em agosto, Ana engravidou de Amora, primeira filha deles. "Hoje ela fica na sala enquanto eu cozinho e fico na bancada olhando para ela o tempo todo. Consigo fazer de tudo graças a essa integração da cozinha com a sala e a varanda", conta Ana.

Vista da sala do apartamento Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação
Instrumentos musicais na parede da sala Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação
Decoração da cozinha do apê Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação

Já a varanda integrada tornou-se um quintal de apartamento: há um gengibre cheio de folhas que foi plantado na hora do parto, enquanto Amora nascia na sala, bem ao lado. "Esse apartamento tem muita história, amo isso", ri Ana.

Apenas a mesa de jantar foi comprada. "Tudo o que tínhamos se ajustou aqui e os espaços ficaram bem fluidos", aponta. Uma rede de balanço na sala torna tudo despojado e é uma ideia econômica, divertida, leve como queriam.

Detalhes da decoração da sala e varanda integrada Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação
Banheiro com as parades laranja Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação

No quarto de casal, um zine que tem mais de 15 anos foi presente que marcou o começo do namoro dos dois.

A casa conta a história das pessoas, não só com fotos, mas com objetos, cores. Colocar instrumentos musicais na parede é uma forma de movimentá-los e contar nossa história".

Quarto da Ana Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação

Dicas da Ana para ter um lar mais feliz

Ana com a filha, Amora, no colo Imagem: Gabriela Daltro/Divulgação
  • Transforme seu olhar sobre os objetos. "É preciso sair do lugar-comum de que objetos só têm uma função. Livros lindos podem decorar, um zine pode virar poster, o pano de prato pode ir à parede emoldurado. Tambores de trabalho do meu marido compõem os cantos ao redor do sofá aqui em casa e amamos tê-los por perto para tocar."
  • Plante histórias. "Acredito que as plantas podem marcar um momento de vida. Temos uma que está crescendo com a chegada da Amora e marca bem o nascimento dela."
  • Cor: busque ajuda. "Dificilmente eu teria coragem de combinar uma parede laranja com piso cinza. Mas elas se complementam e aprendi isso depois de buscar ajuda profissional. Ficou muito bacana, é um ponto alto da casa."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apê colorido tem varanda em clima de quintal e instrumentos na parede; veja - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade