Topo

Sem aperto: sete truques para fazer a mala e viajar mais leve - e barato

Em tempos de caos aéreo, se puder, viaje apenas com a bagagem de mão para evitar extravio de malas Imagem: seb_ra/Getty Images/iStockphoto
só para assinantes

De Nossa

10/08/2022 04h00

Em tempos de "revenge travel" — a "viagem de vingança", como vem sendo chamada pela imprensa internacional o "troco" ou explosão de roteiros de quem não aguentava mais ficar em casas após dois anos de restrições de circulação devido à pandemia de covid-19 — perder a mala no meio do percurso é não só uma possibilidade, mas muito provável.

Não à toa, a veterana comissária Kristie Koerbel viralizou nas últimas semanas com dicas de expert para quem quer encarar os aeroportos lotados, mesmo com filas e atrasos, para fazer um passeio, trabalhar ou rever um ente querido — e evitar tanto quanto for possível os perrengues.

Um dos conselhos sábios de Kristie foi: se puder, viaje apenas com a bagagem de mão. Por quê? Justamente para evitar os transtornos com extravio de malas, um problema que se repete com frequência até com famosos atualmente, devido ao baixo número de funcionários de aeroportos e aéreas disponíveis para lidar com tantas mochilas e rodinhas.

Quem pretende economizar espaço — e também dinheiro, para não pagar pelo despacho extra ou excesso de peso — precisa fazer opções espertas antes de fechar o zíper. Veja alguns truques de turistas e outros veteranos do ar para viajar de forma mais compacta:

Aposte em uma fronha ou travesseiro de pescoço vazio

A tiktoker @its.me.larry — assim como outros viajantes com experiência — vem explicando em vídeos como enchem fronhas ou travesseiros de pescoço com zíper com peças extras de roupa.

O truque foi aprovado ao site "Insider" pela comissária Arina Bloom, que não vê nada de errado com a prática. Afinal, você já carregaria o peso do travesseiro com enchimentos têxteis — por que não levar algumas peças que não couberam na mala?

Deixe os líquidos de lado

Xampu shampoo sólido em barra Imagem: iStock

Evite levar perfumes e sabonetes líquidos em embalagens de vidro ou plásticas. Além de pesadas, elas podem estourar e sujar as suas roupas. Tanto quanto puder, opte por sabonetes de viagem (pequenos) e sólidos, perfumes, xampus e desodorantes sólidos também já existem nos mercados à sua disposição embalados apenas em papel.

Assim, sua mala fica mais prática e você não corre o risco de ter que se livrar de um aerossol no meio do caminho, ensina Jessica Lindsay, repórter do jornal britânico "Metro".

Confie no... aspirador de pó

Sim, ele está nesta lista. Na hora de conseguir um espaço extra na mala, este velho conhecido da limpeza doméstica pode ajudar e muito em outro truque aprovado do TikTok. É só ligar o aspirador dentro de um saco, mochila ou sacola, tomando cuidado para separar e retirar de dentro antes os itens mais frágeis ou pequenos.

Encha os sapatos

Imagem: Vera_Petrunina/Getty Images/iStockphoto

Em primeiro lugar, economize nos sapatos. Já sabe: viaje utilizando o mais pesado e leve um mais leve e coringa na mala. Mas não deixe de aproveitá-lo como recipiente e guarde dentro meias enroladinhas, por exemplo, entre outras miudezas. O truque é da escritora de viagem Lydia Mansel, que o entregou à "Travel and Leisure".

Visualize um guarda-roupa cápsula

O tal guarda-roupa cápsula, um conceito muito conhecido no meio fashion, é aquele formado por peças básicas que podem compor diversos looks em dias (e climas) diferentes. E, para alcançar o desejado guarda-roupa cápsula "de bolso" é preciso seguir duas regras: opte por peças em tons neutros e use camadas leves, indicou Natasha Faux, comissária da Emirates, à revista "Travel and Leisure".

Mesmo que seu destino seja mais frio, você ganha e muito ao priorizar calças, blusas e camisetas (de manga curta ou comprida) em tons de preto, cinza, branco, creme, bege. Já adivinhou, certo? Elas combinam entre si e você pode adaptar seu visual à temperatura do seu destino com mais facilidade.

Coloque estas primeiro na mala — elas serão a sua base, mas há um outro motivo que trataremos a seguir.

Vista suas peças mais pesadas

Imagem: Getty Images

Quer levar uma calça jeans? Um casaco mais pesado? Vista-os. Isso mesmo. Deixe as peças mais volumosas, difíceis de dobrar e pesadas para carregar no corpo. Você economiza peso e espaço da sua mala, recomenda Lori Zaino, editora do site de viagens "The Points Guy".

Invista em cores nos acessórios

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Você não precisa abandonar seu estilo pessoal só porque quer viajar de forma mais econômica. Mas deixe as cores vibrantes, estampas e outros artifícios para os acessórios.

Bonés, toucas, brincos, pulseiras, óculos de sol, lenços, cachecóis e relógios podem ajudar a variar o visual e pesam bem menos na mala, acredita Natasha.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem aperto: sete truques para fazer a mala e viajar mais leve - e barato - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade