Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Flagrado sozinho em viagens de ônibus, cãozinho 'rolezeiro' é adotado em SP

Apelidado de Bus, o cãozinho vira-lata foi flagrado "pegando carona" em vários ônibus nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá - Reprodução/Redes Sociais
Apelidado de Bus, o cãozinho vira-lata foi flagrado "pegando carona" em vários ônibus nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL

09/08/2022 22h52

Um cãozinho vira-lata se tornou famoso no litoral de São Paulo após ter sido flagrado por diversas vezes "viajando" em ônibus municipais e intermunicipais nas cidades de Santos, São Vicente e Guarujá. Apelidado de Bus (ônibus, em Inglês), o cachorro fez sucesso nas redes sociais, tendo fotos de seus "rolezinhos" publicadas em perfis pessoais e páginas de comunidades locais.

Apesar das brincadeiras e do apelido carinhoso, na verdade o cãozinho estava perdido e desorientado. Encontrado magro, abatido e com a pata ferida por ativistas de direitos animais, ele acaba de ganhar um novo lar, na cidade de Santos.

Ao UOL, a culinarista e protetora de animais Neuza Unger, 48, afirmou que as postagens nas redes sociais com imagens de Bus dentro do transporte público começaram a ser compartilhadas em 28 de julho.

Em uma delas, Bus está sentado no corredor de um ônibus municipal de Santos, que partiu do centro da cidade em direção à zona noroeste. Dias depois, ele foi visto novamente no centro da cidade, onde subiu em um intermunicipal que tinha como destino o município vizinho de São Vicente. No dia 2, o cão foi avistado em um condomínio na Avenida Ana Costa, no bairro do Gonzaga, em Santos.

Depois de passar várias semanas perdido e vagando pelas cidades do litoral paulista, Bus foi adotado por uma família de Santos - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Depois de passar várias semanas perdido e vagando pelas cidades do litoral paulista, Bus foi adotado por uma família de Santos
Imagem: Arquivo Pessoal

"Ficamos sabendo desse caso através das redes sociais e de nossos grupos de ajuda e resgate. Foi quando uma moça santista me chamou e falou que queria ficar com o cãozinho, que a filha dela queria cuidar dele. Foi aí que entramos em ação", contou Neuza.

Captura difícil

A captura de Bus, porém, não foi nada fácil. Com a ajuda de outros protetores de animais, Neuza tentou fazer com que Bus fosse mantido na cidade de Santos. Porém, todas as tentativas fracassaram e o animal acabou "pegando carona" na balsa que faz a travessia entre Santos e Guarujá.

"Demos o alerta nas redes. Um dia, pela manhã, uma professora nos ligou, dizendo que o havia encontrado", lembra Neuza. "E que, como ele rosnava muito, estava muito assustado, ela o deixou com o porteiro do prédio. Só que ele tinha que trocar de turno. Então pedimos ao primo de uma amiga nossa para que fosse até lá segurar o cãozinho. No final, deu tudo certo".

A culinarista conta que, a princípio, Bus estava ao mesmo tempo brincalhão e arisco. "Devido a tudo o que viveu nas ruas, estava assustado. É natural. Levamos direto para o veterinário, onde tomou banho, passou por consulta médica, recebeu medicação, tratamento. Agora ele está bem melhor, já está morando com as novas donas, que enchem ele de carinho e mimos. Um lindo desfecho para essa história", declarou.