Topo

Susto! Viajante registra momento em que janela de avião quebra durante voo

Passageira mostrou janela de avião que quebrou em voo da Southwest - Reprodução/TikTok
Passageira mostrou janela de avião que quebrou em voo da Southwest Imagem: Reprodução/TikTok

De Nossa

08/08/2022 12h13

Uma passageira, identificada apenas como Mia no seu perfil no TikTok, viralizou após registrar um susto a bordo de um voo da companhia americana Southwest Airlines: ela acidentalmente quebrou uma das janelas do avião durante um voo de Tucson, no estado americano do Arizona, a Las Vegas, em Nevada.

Em seu relato, Mia garante que é uma pessoa pequena (de pouco mais de 1,62 m) e apenas "descansou" seu braço na janela. "No momento em que meu cotovelo colocou qualquer tipo da mais leve pressão, logo que isso aconteceu, a janela toda se quebrou, espatifou, inteira", contou.

Ela então chamou uma comissária de bordo, que imediatamente comunicou o comandante do voo. O piloto checou a pressurização de toda a cabine e, concluindo que a integridade da aeronave se mantinha intacta, seguiu viagem para Vegas. Mia, por sua vez, foi acomodada em um novo assento pela comissária e se disse aliviada por saber que aviões "têm três ou quatro janelas".

A viajante se refere às diferentes camadas de material que compõem a janela de uma aeronave. Segundo o site Insider, a camada quebrada por Mia foi apenas a superfície plástica que reveste a janela e, por isso, o avião não perdeu pressão e pôde continuar seu trajeto.

@www.yomom.c0m

Southwest starting to feel like Spirit

? The Home Depot Beat - The Home Depot

Joaquim Martins, professor de design de aeronaves da Universidade de Michigan, ainda garantiu que é "perfeitamente normal" partes não-estruturais do avião se quebrarem durante voos. Caso uma porção estrutural — o vidro externo — tivesse se rompido, objetos teriam sido sugados para fora da janela e todos deveriam ter colocado máscaras de oxigênio, explica.

Mia relatou, enfim, que seu voo seguiria para outro destino, mas que ao aterrissar em Vegas, ele foi encaminhado para a manutenção. A passageira recebeu um voucher de US$ 300 (R$ 1.538) da companhia pelo seu transtorno, que ela poderá utilizar em uma próxima viagem.

A janela quebrada, em detalhe - Reprodução/TikTok - Reprodução/TikTok
A janela quebrada, em detalhe
Imagem: Reprodução/TikTok

Esta não é a primeira vez que um incidente com janelas quebradas afeta um voo da Southwest Airlines. Em 2018, uma passageira morreu após ter sido parcialmente sugada para fora da janela que se quebrou quando o motor esquerdo da aeronave explodiu no ar, reportou à época o jornal The New York Times.