Topo

Plantas são recurso natural contra estresse e insônia; saiba quais escolher

Precisa deixar o ambiente mais calmo? Conte com ação das plantas - Getty Images
Precisa deixar o ambiente mais calmo? Conte com ação das plantas
Imagem: Getty Images

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

08/08/2022 04h00

É 2022 e muita gente trabalha de casa, no modelo remoto ou, depois da flexibilização das contratações de trabalho diante do cenário pandêmico, no novo esquema tido como híbrido: escritório uma ou duas vezes na semana e trabalho em casa no restante do tempo.

Mas, nos últimos anos, também foi possível constatar que — apesar de ter vantagens — esses novos esquemas de trabalho também podem ser bastantes desafiadores, uma vez que o estresse típico do local trabalho acaba sendo transferido para o lar, lugar onde as pessoas deveriam ter como um refúgio e referência de paz e acolhimento. Assim, parece estar cada vez mais difícil de relaxar.

Mas será que dá para contar com uma ajudinha da natureza para tentar deixar o escritório — e até os outros ambientes da casa — mais equilibrado e menos estressante? Segundo a arquiteta, consultora de feng shui e especialista em botânica energética Thalita Cunha, a resposta é sim.

Segundo ela, levar algumas plantas específicas para casa pode contribuir para aliviar o estresse do cotidiano.

"A Jiboia verde é perfeita para quem trabalha demais e precisa desligar e dormir melhor. Já a Caladium (ou Tinhorão) é responsável por trazer leveza e tranquilidade", diz.

jiboia - Severin Candrian - Severin Candrian
Jiboia
Imagem: Severin Candrian
Caladium - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Caladium
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Outra recomendação é a Lírio da Paz, planta que é de fácil cultivo e muito recomendada para os jardineiros menos experientes, também atrai harmonia, paz, tranquilidade e ameniza a irritabilidade. A Filodendro, segundo a especialista, além de ser exuberante ainda traz relaxamento para o ambiente.

Lírio da Paz - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Lírio da Paz
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Filodendro - Reprodução - Reprodução
Filodendro gloriosum
Imagem: Reprodução

Quem tem dificuldade de comunicação, pode apostar em colocar uma Pilea Peperomioides ali na mesa de trabalho. "Ela ajuda na comunicação, no destravamento e a ter uma fala tranquila e compreensível", diz Thalita.

Pilea Peperomioides - Severin Candrian/Unsplash - Severin Candrian/Unsplash
Pilea peperomioides
Imagem: Severin Candrian/Unsplash
peperômia caperata - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Peperômia caperata
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Todas as plantas citadas podem ser usadas em casa ou no ambiente de trabalho. Além delas, temos a Maranta Pavão, que emana leveza e concentração e a Peperômia Caperata que traz clareza mental ajudando a assimilar os momentos de estresse".

Equilibrando o sono

Com o estresse e ansiedade que afetam as pessoas nos dias atuais, conseguir dormir também pode ser um grande desafio. E, no quarto, a presença de algumas plantas também pode fazer a diferença:

"A Jiboia verde, o Bambu da Sorte, a Lambari Roxo, Monstera deliciosa (costela de adão) ou Mini Monstera (Rhaphidophora tetrasperma) são as mais indicadas por emanarem um campo vibracional de tranquilidade e harmonia".

Bambu da Sorte - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bambu da sorte
Imagem: Getty Images/iStockphoto
Costela-de-adão - Reprodução/Pinterest - Reprodução/Pinterest
Costela-de-adão
Imagem: Reprodução/Pinterest

Plantas que acalmam

O poder das plantas pode ser utilizado não só para adornar e equilibrar a energia dos ambientes, mas também para — como diz a sabedoria das avós — "acalmar os nervos" na forma de chás.

Plantas também podem ajudar na forma de chás e incensos - Getty Images - Getty Images
Plantas também podem ajudar na forma de chás e incensos
Imagem: Getty Images

Plantas que são utilizadas para chás e infusões podem ser ingeridas com o objetivo de aliviar a rotina de um dia estressante, em uma espécie de momento de autocuidado.

"Chás ou infusões de manjericão aumentam a sensação de felicidade, alto astral. Já o Picão preto auxilia a ver a vida com mais simplicidade, atraindo a paz. A Marapuama é indicada para combater a fadiga e o estresse, pois auxilia na concentração e meditação", detalha Thalita.

Anis estrelado - iStock - iStock
Anis estrelado
Imagem: iStock

Segundo ela, investir em aromatizadores com e incensos com essências de Anis Estrelado também pode contribuir para deixar o ambiente mais zen e reduzir o estresse do dia a dia.