Topo

Bichos

Tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet

Baleia beluga perdida no rio Sena corre risco de nadar para Paris, diz ONG

Beluga perdida no rio Sena tem se recusado a comer Imagem: Reprodução/Twitter Sea Shepherd France

De Nossa, com agências*

08/08/2022 15h58

A baleia beluga encontrada na última terça (2) no rio Sena, que atravessa a capital francesa e chega ao Canal da Mancha, corre o risco de chegar a Paris — onde seu estado de saúde poderia se complicar ainda mais, acredita a presidente da ONG Sea Shepherd France, Lamya Essemlali, que monitora o animal diariamente e atualmente tenta alimentá-lo, resgatá-lo ou guiá-lo até o mar junto às autoridades.

Desta sexta (5), o mamífero se encontra entre duas eclusas, nadando a cerca de 70 quilômetros de Paris — entre a Cidade Luz e o porto de Le Havre, onde o Sena deságua.

Lamya Essemlali explicou nesta segunda (8) à RFI que a decisão sobre abrir as eclusas do Sena para permitir que o cetáceo alcance o mar vai depender do estado geral do animal nos próximos dias. "O risco de abrir as eclusas é que a beluga não consiga percorrer esta enorme distância que a separa do mar — são 150 quilômetros até Le Havre — e que vá em direção a Paris, o que seria extremamente complicado", afirma.

O motivo desta complicação está na oferta de alimentos para ela na zona urbana, que é inexistente, e na temperatura das águas quentes e doces parisienses. Belugas vivem no oceano, que além de salgado, é um ambiente bem mais frio.

Após um fim de semana difícil e de "poucas esperanças", em que recusou se alimentar com trutas vivas oferecidas pelas equipes de resgate, informou à Agência France-Presse Isabelle Dorliat-Pouzet, oficial do departamento de Eure, a baleia parece ter feito progressos — o que pode viabilizar outra hipótese de salvamento: a remoção mecânica do animal, caso recobre força física suficiente para sobreviver o traslado.

Ontem, Lamya estimou também à AFP que a beluga tivesse 24 horas ou 48 horas, no máximo, antes que tivesse que ser removida do rio para o mar ou morreria. No entanto, as manchas que surgiram em seu corpo no fim da última semana — resultado provável de uma reação à água doce do rio ou da deterioração de seu estado de saúde, segundo a BBC — já não estão mais lá.

Ao longe, a baleia beluga no rio Sena, na França Imagem: Jean-François MONIER / AFP

Seu ânimo também parece ter ganhado novo fôlego após um coquetel de antibióticos e vitaminas.

"Por enquanto, ela continua bastante curiosa, ela tem um comportamento que nos deixa esperançosos. Não há degradação de seu estado. Hoje, por volta de 4 horas da manhã, ela se esfregou nas margens do rio e se livrou das manchas que tinha nas costas, só não sabemos se foi graças aos antibióticos que foram administrados e começaram a fazer efeito, mas ela está visualmente melhor", relatou Lamya nesta segunda.

As equipes de resgate continuam tentando alimentar a beluga. "Antes, ela ignorava completamente tudo o que oferecíamos. Agora, ela se aproxima, olha, mas não temos como saber se ela come, porque a água é muito turva, e é muito difícil saber o que ela faz a cada vez que está submersa".

Beluga nadando no rio Sena, na França Imagem: JEAN-FRANCOIS MONIER / AFP