Topo

Esta não é Paris! Conheça a cidade chinesa que 'imita' a capital francesa

Tianducheng, comunidade chinesa inspirada em Paris, na França Imagem: Guillaume Payen/LightRocket via Getty Images

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

07/08/2022 04h00

Imagine fazer uma viagem de carro pela China e, de repente, se ver de frente para a Torre Eiffel. Embasbacado, você anda alguns metros e se depara com uma avenida com a cara da Champs-Élysées. Ao redor, há diversos prédios típicos do 8º arrondissement, além de um parque que tem muito a ver com o Jardim de Luxemburgo.

Não, você não viveu uma experiência de teletransporte da Ásia para Paris, mas chegou sem querer à cidade chinesa de Hangzhou, que abriga uma gigantesca área batizada de Tianducheng, construída para ser uma réplica de parte da capital francesa.

E a busca por uma imitação da Cidade Luz não foi brincadeira: aqui, a China ergueu um verdadeiro centro urbano inspirado em Paris, com dezenas de quadras e capacidade para ter milhares de moradores.

As estruturas de Tianducheng são menores do que os monumentos franceses que as inspiraram — e as distâncias entre elas não são iguais às verificadas na metrópole europeia.

Mesmo assim, são obras que podem impressionar com sua tentativa de grandiosidade.

Réplica em Tianducheng, comunidade chinesa inspirada em Paris, na França Imagem: Guillaume Payen/LightRocket via Getty Images

A Torre Eiffel chinesa, por exemplo, tem 108 metros de altura, contra os mais de 300 metros da estrutura original — e, ao seu redor, existe um paisagismo que remete imediatamente ao gramado do Campo de Marte (mas que não é tão bonito quanto a versão parisiense).

Já no entorno da imitação da Champs-Élysées, surge uma extensa quantidade de alamedas, praças com fontes e prédios muito parecidos com os encontrados em Paris.

Além disso, a região é banhada por um rio que, ao lado das paisagens francesas, pode, com uma boa dose de imaginação, ser associado ao Sena.

E, no horizonte, há ainda cópias das estátuas de mármore que decoram diversas partes da Cidade Luz e de fontes encontradas no complexo do Palácio de Versalhes.

Réplica das casas parisienses, em Tianducheng, comunidade chinesa inspirada em Paris, na França Imagem: Guillaume Payen/LightRocket via Getty Images

As referências, entretanto, não param por aí: mesmo sem possuir um Louvre, Tianducheng tem réplicas do quadro "Mona Lisa" exibidas em alguns de seus edifícios comerciais.

Os postes de luz, por sua vez, são cópias quase exatas dos vistos em Montmartre.

E, à noite, a Torre Eiffel chinesa é constantemente iluminada com cores chamativas, assim como acontece com o cartão-postal máximo de Paris.

Uma Paris fantasma

Morador de Tianducheng, comunidade chinesa inspirada em Paris, na França Imagem: Guillaume Payen/LightRocket via Getty Images

Tianducheng tem outra curiosidade: após ser erguida com inspiração em Paris na primeira década do século 21, esta região de Hangzhou foi, por anos, chamada de "cidade fantasma".

Sua construção foi, na verdade, um empreendimento cujo objetivo era atrair pelo menos 10 mil pessoas ávidas por viver em uma réplica da Cidade Luz em plena China.

Moradora de Tianducheng, comunidade chinesa inspirada em Paris, na França Imagem: Guillaume Payen/LightRocket via Getty Images

Mas o interesse por esse novo centro urbano demorou para crescer, principalmente porque sua localização era considerada de difícil acesso — e foi só nos últimos anos que começou a ser registrada uma ocupação considerável dos imóveis de Tianducheng, que ganhou recentemente uma estação de metrô para conectá-la com o centro de Hangzhou.

Até a coisa engrenar, a réplica de Paris ficou com paisagens parecidas com cenários vistos em filmes apocalípticos, com suas ruas e praças frequentemente vazias — e com a Torre Eiffel solitária em um ambiente deprimente, quase sem vida.

Tianducheng, comunidade chinesa inspirada em Paris, na França Imagem: Getty Images/iStockphoto

Atualmente, porém, Tianducheng tem vivido dias mais animados, com alguns milhares de moradores estabelecidos em seu território, noivas tirando fotos com a réplica da Torre Eiffel ao fundo e uma boa quantidade de turistas locais e estrangeiros circulando constantemente por seu perímetro.

Mas, caso chegue sem querer a este local chinês, não acredite em teletransporte: você logo perceberá que, no lugar de vinho e baguete, os habitantes estarão degustando chá e wonton.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Esta não é Paris! Conheça a cidade chinesa que 'imita' a capital francesa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade