Topo

Volta das ombreiras e mais tendências para ficar de olho, por Maju Trindade

De Nossa

05/08/2022 04h00

Maju Trindade é um fenômeno das redes sociais. No Instagram, a influenciadora soma mais de 6 milhões de seguidores. Na plataforma, a convidada do programa "À Moda da Isa" compartilha alguns dos registros feitos com a câmera analógica — um dos temas de sua conversa com Isa Scherer no vídeo que abre essa reportagem — e alguns looks que inspiram quem a acompanha pela rede social.

Considerada por muitos um ícone fashion e recentemente formada como stylist, Maju Trindade conversou com Nossa para apresentar 5 tendências de moda que vêm bombando — e engajando —, as quais ela aposta para ter o look em dia.

1) Saia cargo
Bella Hadid e passarelas das grifes

Não é novidade que as tendências dos anos 1990 e 2000 estão voltando com tudo. Uma delas a destacar são as saias cargo, que acompanham o crescimento das peças debaixo mais largas e utilitárias, uma vez que contam com diversos bolsos em sua confecção.

Essa peça com cintura baixa e longa vem ganhando favoritismo entre a Geração Z, o que Maju Trindade destaca:

"Vejo muitas pessoas no TikTok usando", conta ela em bate-papo com Nossa. "Se não me engano, quem 'lançou' essa tendência foi a Bella Hadid, o que eu particularmente acho que funciona muito nela e fica cool".

Bella Hadid com saia cargo em registro postado em suas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

As saias cargo ganharam impulso, ao menos aos olhos do público pop, há mais de 20 anos. Um exemplo disso é o visual apresentado pela girlband TLC.

Nas passarelas, essa tendência tem sido retomada. Aqui, podemos resgatar o desfile de Miuccia Prada, para a coleção de Outono/Inverno 2019 da Prada. A peça foi apresentada em um look acompanhado de suéter de lã e botas de cano médio em vinil.

Já no street style, durante a realização das Semanas de Moda na Europa, o modelo aparece combinado com sobreposições, de tule, e camisas sociais e salto alto.

À esquerda, uma das integrantes da TLC, em registro feito em meados dos anos 2000, aparece usando uma saia cargo Imagem: Reprodução
Prada | Outono/Inverno 2019 Imagem: Divulgação
Saia cargo é destaque no street style Imagem: Getty Images

2) Tênis Yeezy Foam Runner
Adidas x Kanye West

Yeezy Foam Runner Imagem: Divulgação

O artista Kanye West é um dos grandes nomes da música, mas também da moda. Há quem diga que o rapper "criou" o estilo de Kim Kardashian e recentemente Ye, como prefere ser chamado atualmente, colaborou para uma coleção da GAP em parceria com a Balenciaga — que atraiu multidões até a Times Square, em Nova York, nos EUA.

As collabs com a Adidas são outros destaques da carreira de Kanye na moda. Para Maju, um dos destaques que vem ganhando adeptos, apesar da aparência inusitada, é o Tênis Yeezy Foam Runner. O calçado com aparência OVNI está disponível para compra no Brasil por R$ 3 mil.

Um tênis que também virou tendência nos últimos anos", comenta Maju. "Eu particularmente acho tenebroso".

No começo de 2021, o tênis com modelagem similar, nomeado Yeezy 450 "Cloud White", foi o "mais popular do mundo" entre o público masculino, de acordo com a plataforma de pesquisas Lyst Index. O sucesso foi tanto que as pesquisas pelo produto saltaram 121% em torno de seu lançamento, com os revendedores vendendo ao dobro do seu preço original.

Yeezy 450 "Cloud White" Imagem: Divulgação

3) Upcycling
Das passarelas às ruas

Look da marca Ventana, que produz roupas a partir da técnica de upcycling Imagem: Reprodução/Instagram

A sustentabilidade provavelmente é a pauta mais importante hoje na moda. Tanto nacional como internacional. Como consequência disso, o upcycling — que visa o reaproveitamento de tecidos e até mesmo de peças — ganha força.

Acho o conceito incrível, além da estética. A Ventana, por exemplo, que é uma marca brasileira de upcycling, é uma das que mais gosto e também participou colaborando comigo no meu TCC no final de 2021"

Nesse movimento, marcas nacionais têm apostado em coleções com tecidos reaproveitados, como nas mais recentes edições do São Paulo Fashion Week. Além disso, os brechós se destacam como uma opção para muitos clientes, principalmente da Geração Z, que aderiram à prática que vai na contramão da produção massiva de roupas das fast-fashions.

Em São Paulo, a região central, mais especificamente no Largo do Arouche, oferece diversos brechós comunitários.

A Casa Rosa, brechó do Largo do Arouche, no centro de São Paulo Imagem: Keiny Andrade/UOL

4 e 5) Manga bufante e ombreiras
Duas tendências, um objetivo

Gucci | Resort 2023 Imagem: Divulgação
Saint Laurent | Outono/Inverno 2022 Imagem: Divulgação

As mangas bufantes são recorrentes nas passarelas das grandes grifes, principalmente aquelas que investem em coleções mais românticas — algo recorrente nos últimos anos, em consequência da pandemia. No Brasil, as peças com os tecidos fluidos se destacaram também durante a passagem de Manu Gavassi no BBB 20.

Nesse mesmo caminho, as ombreiras conquistam cada vez mais — prova disso são as coleções da francesa Saint Laurent e da italiana Gucci, que também investiu nas mangas bufantes na coleção Resort 2023.

Maju opina sobre o porquê acredita ser curinga ter algumas peças com essas modelagens:

Acredito que deixa qualquer roupa, como vestido, blusa ou blazer, mais elegante. Eu amo"

Vai deixar saudade!
À moda da Isa

Isa Scherer e Maju Trindade nas gravações do programa "À Moda de Isa", no Minhocão de São Paulo Imagem: Mariana Pekin/UOL

Relembre os outros episódios de 'À moda da Isa'. O programa que reúne rolês atrativos e receitas criativas foi que foi ar no UOL Play e está disponível sempre que quiser no YouTube de Nossa!

Assista como é garimpar no brechó, fazer aula de cerâmica e passear na Japan House, no centro de SP, no Ceagesp, na exposição imersiva do Van Gogh e no Beco do Batman com Isa Scherer.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Volta das ombreiras e mais tendências para ficar de olho, por Maju Trindade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


À Moda da Isa