Topo

Nova atração em Bariloche, passeio de trem com jantar desbrava a Patagônia

O novo trajeto do Trem Patagônico tem quase uma hora e parada para comes e bebes com belas paisagens - Reprodução/Facebook
O novo trajeto do Trem Patagônico tem quase uma hora e parada para comes e bebes com belas paisagens Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

05/08/2022 09h48

Bariloche acaba de ganhar uma nova atração que vai muito além dos esquis. Desde 20 de julho, a cidade agora é ligada à estação Perito Moreno, a cerca de 34 quilômetros, por uma linha de trem turístico que explora as belezas da Patagônia argentina em passeios noturnos, com parada para os comes e bebes.

A inauguração marcou também a revitalização da estação de Perito Moreno, onde se chega após uma viagem breve, de 51 minutos, segundo a própria empresa Tren Patagonico.

É importante salientar que o trem não leva ao famoso glaciar Perito Moreno, uma das principais atrações da Patagônia Argentina, distante mais de 1.400 quilômetros de Bariloche e cuja cidade-base para explorar é El Calafate, no sul do país.

O passeio parte da Estação Ferroviária de Bariloche duas vezes por semana, às quartas e quintas, às 18h15 a bordo de dois carros autopropulsados, sem locomotiva, com capacidade para 106 pessoas. De seu interior, é possível avistar o lago Nahuel Huapi e passar sobre o rio Ñirihuau, além de admirar Bariloche de longe, coberta de neve, e deixá-la para contemplar as belezas do planalto mais seco nesta época do ano.

Após passar pela bonita Laguna Los Juncos, o trem chega à sua parada final às 19h06. Ao desembarcar, há recepção na estação de Perito Moreno — uma casa de chá antiguinha — com vinho ou chocolate quentes, além de canapés por cerca de 20 minutos.

Tren patagonico - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em seguida, os viajantes são convidados a caminhar ao longo da plataforma até uma passarela, que é cruzada a pé para acessar o Quincho, casa onde é servido o jantar.

Lá, na grelha são preparadas empanadas assadas, cordeiro, chorizos, morcilla ou pudim preto (uma linguiça a base de sangue), achuras (miúdos), além de serem servidos salada, pão, batatas fritas e um flã de sobremesa.

Apesar de boa parte da gastronomia argentina ser baseada em carnes, o Tren Patagonico garante que há opções no cardápio para passageiros veganos, vegetarianos ou portadores de doença celíaca. Bebidas não estão inclusas no preço da passagem e são pagas à parte.

Todo o jantar é acompanhado por canções folclóricas, danças e alguns solos de acordeão para festejar o passeio, segundo o jornal La Nación. Encerrado o serviço às 21h50, passageiros podem tomar um café, chocolate quente, chá e provar strudel, doces e bolos na casa de chá da estação, que também são cobrados à parte, caso os viajantes desejem.

Quem ainda quiser admirar o céu noturno da Patagônia pode usar os telescópios localizados nas proximidades da casa de chá. Às 22h30, é hora de fazer o caminho de volta e o trem parte para chegar em Bariloche às 23h21.

A viagem inaugural, ainda segundo o La Nación, foi prestigiada por muitos brasileiros, além de argentinos e chilenos que se reuniram para conhecer a rota e o verdadeiro churrasco local.

Não estão inclusos nas passagens traslados entre as estações de trem e acomodações. O custo para a viagem é de 14 mil pesos argentinos (R$ 554,20) para turistas e argentinos não residentes da região de Rio Negro, com o jantar e a recepção inclusos. Já aqueles que vivem na área pagam 6.200 pesos ou R$ 245,40, por pessoa.

Reservas dos bilhetes podem ser feitas através do site.