Topo

Última viagem: como as cinzas do cão Shurastey foram trazidas ao Brasil

O viajante e produtor de conteúdo Jesse Koz e seu cão Shurastey soferam o acidente fatal em maio Imagem: Reprodução Instagram @shurastey.dogs

Glau Gasparetto

Colaboração para Nossa

04/08/2022 12h04

Pouco mais de dois meses após o acidente de trânsito que vitimou o criador de conteúdo Jesse Koz e seu inseparável cão Shurastey, as cinzas do golden retriever chegaram ao Brasil no fim de semana.

A urna foi trazida pela empresária Ingrid Costa, que reside nos Estados Unidos — país em que ocorreu a colisão —, e entregue à tia do viajante, Suzana Koz.

Apesar de Shurastey ter sido cremado em 26 de maio, três dias depois da fatalidade, suas cinzas não puderam acompanhar o corpo de Jesse Koz, repatriado em 5 de junho e cremado no dia seguinte, em Balneário Camboriú. Era na cidade catarinense que eles residiam, antes de começarem a rodar o mundo a bordo do fusca Dodongo.

"Shurastey não pôde viajar antes devido à burocracia da documentação e os trâmites para a viagem. Também dependia da disponibilidade de alguém viajar dos Estados Unidos para o Brasil, levando a urna na cabine do avião", contou ela à Nossa.

Duas semanas atrás, a empresária viajou até Oregon para resgatar a urna com as cinzas do cão. Na ocasião, ela aproveitou para percorrer estradas da região e deixou uma lembrança no local do acidente.

"Procurei alguém de lá que pudesse fazer uma cruz de madeira, pedi para gravar o nome deles e deixei uma mensagem em nome da tia, Suzana. Foi lindo e especial, feito com muito carinho, mesmo executado na hora", relata Ingrid, que mora no exterior há 16 anos e atua no ramo pet.

Ela, inclusive, postou no perfil do seu petshop no Instagram um resumo da homenagem:

Encontro aconteceu em abril

Ingrid com Jesse Koz e o cão Shurastey Imagem: Arquivo pessoal

Ingrid conheceu Jesse no início de abril, quando ele levou Shurastey para um banho em uma das lojas que ela possui em New Jersey, a Oh My Dog. Até então, a brasileira não acompanhava a rotina deles, mas lembra ter sido conquistada pela alegria e o carisma dos parceiros viajantes.

"Quando entrou na loja, a primeira coisa que Shurastey fez foi escolher um brinquedinho, um cupcake de pelúcia. Como todo golden, ele amava estar na água e, naquele dia, mostrou que era extremamente brincalhão. Na hora de ir embora, escolheu outro brinquedinho, desta vez um taco, e saiu todo satisfeito da loja", conta.

O registro da visita foi publicado à época, no perfil do pet shop.

Naquele 11 de abril, ao deixar a loja, o paranaense de nascimento e catarinense de coração ainda gravou um vídeo que foi compartilhado nos stories do seu perfil, com Shurastey dentro do carro de Ingrid — recordação que ela ainda guarda com carinho.

Recordação que Ingrid guarda do dia que conheceu Jesse e Shurastey Imagem: Arquivo pessoal

Bastava um contato para gostar dele e admirá-lo. Jesse era um rapaz verdadeiro, que só viveu a vida, de forma simples. E justamente a simplicidade que ele viveu é que fez todo mundo ficar encantado com ele, pois hoje em dia ninguém está acostumado com isso. Ele mostrava que a gente pode viver a vida com simplicidade e ser feliz" Ingrid Costa

Homenagens no voo e no Alaska

A última parte da missão de Ingrid no Brasil incluiu o voo de São Paulo para Santa Catarina, no domingo passado. Durante o deslocamento, a tripulação da Latam anunciou que Shurastey estava retornando para casa, depois de rodar o mundo com seu dono, como pode ser conferido no vídeo abaixo:

"Pedi pessoalmente à comissária de bordo fazer essa pequena homenagem, para a família receber um 'corfortozinho' no coração. Finalmente Shurastey voltou para casa", pontua a empresária.

O destino das cinzas do viajante e seu cão ainda não foi divulgado pela família. Na ocasião da cremação de Jesse, em um post no perfil @shurastey.dogs, a tia Suzana (adminstradora da conta) adiantou que seria feita "uma nova celebração, especial e cheia de amor, como eles merecem", quando os parceiros estivessem juntos no Brasil. "Tudo está sendo feito para que eles tenham muita paz", adianta Ingrid.

Jesse Koz e o golden Shurastey Imagem: Arquivo pessoal

Alguns dias atrás, duas outras homenagens emocionaram bastante os seguidores saudosos da dupla. Na primeira delas, os catarinenses Diego e Roana, que seguiam o mesmo caminho de Jesse e presenciaram o acidente fatal, realizaram um dos sonhos do amigo, deixando a placa especial de Dodongo na chamada Floresta das Placas (Sign Post Forest), em Yukon (Canadá), um dos pontos mais famosos para os viajantes que rumam ao Alaska.

Ali, também depositaram uma das setas do Fusca e a coleira que Shurastey usava no dia da colisão, além de uma mensagem carinhosa gravada numa chapa de madeira. Eles publicaram um vídeo no canal Enjoy Trip br, no Youtube, contando sobre o momento.

Na semana passada, depois de cruzarem a derradeira fronteira dos Estados Unidos rumo ao Norte, Roana e Diego deixaram adesivos do projeto pessoal e da aventura de Jesse e Shurastey, na placa "Welcome to Alaska", como desejam seus colegas de estrada.

Acidente encerrou viagem pelo mundo

Jesse Koz sofreu um acidente na estrada US 199, conhecida como Redwood Highway, a pouco menos de 2 quilômetros de Selma, cidade no estado de Oregon, Estados Unidos, na manhã de 23 de maio.

A bordo do Fusca 1978 carinhosamente batizado de Dodongo, ele dirigia rumo ao Canadá, cumprindo o que seria a última fase da viagem rumo ao Alaska. A 'road trip' começou em 2017 e passou 17 países. No dia fatídico, Jesse colidiu contra um Ford Escape. Ele e seu parceiro fiel perderam a vida no local.

Jesse Koz e Shurastey viajaram no Fusca 'Dodongo' por 17 países Imagem: Arquivo pessoal

O traslado dos dois foi custeado com o dinheiro de uma vaquinha on-line, organizada por amigos logo após o acidente. A meta da campanha para arrecadar R$ 120 mil foi alcançada em questão de horas.

No post compartilhado pela tia Suzana Koz no início desta semana, ela ainda comentou sobre o carro:

O Dodongo foi resgatado, está protegido! Podem ficar tranquilos. Porém, só falarei sobre o Dodongo quando chegar o momento. Em matéria, eles estão se reencontrando, na mesma ordem em que chegaram um na vida do outro"

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Última viagem: como as cinzas do cão Shurastey foram trazidas ao Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade