Topo

Memórias de viagem do casal trazem vida e cor à decoração de casa na Bahia

Maria Gabriela, com o marido, Alam, e o filho, Bento: "Minha casa reflete minha personalidade alegre e colorida" Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

04/08/2022 04h00

Uma mulher colorida. Cheia de histórias, viagens, energia. Por que a casa seria diferente disso? Maria Gabriela Amaral e seu marido Alam viviam em um apartamento em Salvador, na Bahia, e com o tempo surgiu a vontade de ter a liberdade que só uma casa com quintal poderia oferecer. "Chegamos a esta em 2014, mais afastada da cidade. Todas as outras opções não precisavam de reforma, esta sim", ri Maria (@mariaarquitetura), que é arquiteta e logo se entusiasmou com o quebra-quebra.

Após trocar o piso para um mais despojado e diminuir o lavabo, eles tinham uma tela em branco nos 60 m²: paredes lisas, era hora de começar a transferir sua identidade. Aos poucos, uma dessas paredes ganhou tijolinhos e se tornou uma grande galeria.

"Gostamos muito de viajar e trazemos itens relacionados à casa. Também gostamos muito de arte e quando conhecemos artistas novos, adquirimos obras que nos fazem sentido. Assim essa parede foi se construindo, iluminada por trilhos", conta ela, que acredita na arquitetura afetiva, pontuada pelas histórias dos moradores.

Havia outro atrativo para escolherem a residência: a proximidade da praia. Pontos positivos e negativos estão nessa parte, você sabe, afinal, a maresia pode deteriorar materiais. "Por conta disso, as cadeiras são de plástico e outras escolhas se deram para tornar tudo bem prático."

O pequeno quintal com chuveirão Imagem: Gabriela Daltro

Se quiser ir de chinelo à praia, vou. E na volta não há preocupação em sujar o piso. É uma casa para chegar descalça, atravessar a sala e lavar os pés no chuveirão, um bom lugar para viver."

Sem frescura

Vista da sala de jantar em meio ao living, toda colorida Imagem: Gabriela Daltro

A cozinha integrada tinha tudo a ver com o estilo descontraído do casal, que gosta de receber poucos e bons amigos, sem neuras.

"O tamanho é ótimo para duas pessoas. Bento, nosso filho, veio depois e motivou a fazer a última reforma, em meio à pandemia", ela diz.

A cozinha amarela e preta tem acessórios vermelhos Imagem: Gabriela Daltro

Embora seja arquiteta e esteja acostumada a fazer transformações com prazos curtos, Maria acredita que leva tempo e imersão em histórias para uma casa refletir quem o morador é, de fato.

"Minha casa reflete minha personalidade alegre e colorida. Sou reservada, mas longe de ser tímida. Aqui concentro esse ímpeto por viajar, conhecer lugares, cozinhar e experimentar coisas novas."

Na sala, a parede cheia de lembranças de viagem e o bar Imagem: Gabriela Daltro
Até as escadas ganharam estampas na frente dos degraus Imagem: Gabriela Daltro

Dicas da Maria Gabriela para dar alma à casa

Quarto do casal com parede pintada de azul Imagem: Gabriela Daltro
Lavabo ganhou tinta amarela e piso de ladrilho Imagem: Gabriela Daltro

  • Expresse quem você é sem medo. "A casa tem que ter muito a ver com a gente. Visito muitas casas e percebo que as pessoas ficam sempre cheias de preocupação em mostrar quem são. Às vezes a pessoa acumula muita coisa, mas coisas que não têm a ver com ela. Ao mesmo tempo, têm vergonha de valorizar itens que contem sua história. São essas coisas que fazem a casa da gente ser nossa."
  • Cor: mergulhe. "Não dá pra ter medo de enjoar. Se tem a ver com sua personalidade, vale a pena misturar cores e pensar em quais você gosta."
  • Reuse. "Não despreze o que é velho e que veio de outras casas. Se você gosta desse item, reforme, renove e reuse. Tem que ter sensibilidade para valorizar o que você tem."
  • Estampas. "Tem que gostar para ter em casa. Quando se tem uma personalidade mais sóbria, aconselho ir devagar. Aqui o chão é cinza, temos uma parede clara, tinha uma base neutra, então entrou o sofá estampado. Quando se tem muitas estampas diferentes fica mais difícil fazer essa dosagem. É preciso proporcionar, mas usar padronagens sem medo."

@s que me inspiram

@historiasdecasa

“Acho que esse perfil tem um perfume da casa com a cara da pessoa. As casas que eles mostram tem esse clima de casa única, em que as coisas que só fazem sentido para aquela história de vida.”

@mauricioarruda

“Mauricio tem sensibilidade para captar a personalidade do cliente e criar casas únicas. Ele faz uma curadoria de design muito boa, fala muito de design brasileiro e tem um discurso muito alinhado à prática profissional dele.”

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Memórias de viagem do casal trazem vida e cor à decoração de casa na Bahia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade