Topo

Sem medo de mexer em apê alugado, ela fez cozinha dos sonhos e virou hit

Cozinha americana de Ana Carolina em apê alugado viralizou - Arquivo Pessoal
Cozinha americana de Ana Carolina em apê alugado viralizou Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

28/07/2022 04h00

Na mudança do Centro-Oeste do país para Santa Catarina, no Sul, há 10 meses, Ana Carolina Santos Oliveira ficou chocada ao buscar uma casa para alugar. "Foi uma surpresa: não tinha pia, nem armários na cozinha", conta.

Logo que a corretora informou ser uma prática comum na região, ela e o marido não tiveram muita opção. "Foi quando vi a oportunidade de ter uma cozinha em estilo americano, do jeitinho que eu amava".

Morar de aluguel nunca foi empecilho para decorar, ela diz. Tanto que criou um perfil (@cantinhotodomeu) onde compartilha os avanços das casas em que mora, com coragem.

"As pessoas têm essa ideia de que não podem fazer nada em um imóvel alugado. Eu me concentro no pouco que posso fazer pra deixar com a minha cara e invisto no que posso carregar", aponta.

Fazer do perrengue uma decoração "pinteresca", no entanto, não é fácil. "Contei com móveis modulados, que parecem planejados, mas são mais baratos. A madeira clara com branco funcionou bem e as prateleiras tornaram tudo mais prático. Se eu me mudar para outra casa, posso comprar outras partes de móveis e complementar", explica.

A pia branca custou bem menos que as tradicionais — Ana Carolina escolheu um material sintético mais barato. "Não posso hoje ter uma bancada enorme e branca como queria, mas nem por isso preciso ter uma pia de outra cor", ri. Em um cabideiro de madeira ela pendura utensílios, mas veja que todos no mesmo tom de mesma madeira clara, afinal, fazem parte da decoração.

Cozinha que viralizou - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Ana Carolina em seu apê
Imagem: Arquivo Pessoal
Cozinha com prateleira de pinus e cabideiros - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cozinha com prateleira de pinus e cabideiros
Imagem: Arquivo Pessoal

"Quando comecei a organizar tudo, reutilizei o que tinha e outras coisas fui comprando aos poucos. Leva tempo, mas hoje já me sinto em casa. A cozinha foi um hit no meu Instagram e hoje trabalho exclusivamente criando conteúdo", conta.

Armários da cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Armários da cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal
Outros detalhes da cozinha - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Detalhes da decoração da cozinha
Imagem: Arquivo Pessoal

Encontrando seu estilo

Decoração da sala de estar - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Decoração da sala de estar
Imagem: Arquivo Pessoal
Cadeira acapulco na sala de TV - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Cadeira acapulco na sala de TV
Imagem: Arquivo Pessoal

Ana é uma das que amam salvar referências, mas atualmente faz isso com cuidado. "Geralmente as pessoas se espelham em alguém sem saber se aquilo tem a ver com sua própria identidade. Eu fui nessa onda. Errei muito por pensar que o que funciona para os outros tem o mesmo efeito na nossa realidade."

Com o tempo ela descobriu que exercitar a decoração trazia maturidade e ajudava a revelar sua personalidade. "Percebi que o jeito de escolher as cores para minha casa tinha a ver com meu estilo de me vestir, com calma, neutralidade, sem muita ousadia. Aos poucos criamos coragem para nos descobrirmos e mostrar quem somos na casa."

Quarto do apartamento - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Quarto do apartamento
Imagem: Arquivo Pessoal
Sala com objetos decorativos pendurados na parede - Divulgação - Divulgação
Sala com objetos decorativos pendurados na parede
Imagem: Divulgação

Dicas de Ana Carolina para refletir sua personalidade na casa

  • Prateleiras: use sem medo. "As pessoas sempre se preocupam com o pó nelas. Mas é uma solução barata e bonita, valoriza a cozinha. Não pode colocar muita coisa, é preciso escolher bem as peças e apostar no que você usa muito e vai lavar mais."
  • Verde. "Plantas sempre dão vida e decoram gastando pouco. Meu quarto não tem muitos itens. As plantas têm seu valor lá, elas preenchem o espaço. É sempre uma solução para compor. Invista nelas"
  • Não se afobe. "Espere e poupe, não compre tudo de uma vez só. Você economiza dinheiro e tempo pra fazer algo mais definitivo."
  • Materiais naturais em alta. "Nossa cabeceira é de palha indiana natural. Esperamos poder comprar o material, que é um investimento. Mas parece comprada em loja pelo acabamento."

@s que me inspiram

@dicasdapamoficial

“Ela tem um estilo boho neutro e me inspirou, pois no começo tinha medo de errar. Depois da mudança, vi que gostava da decoração da Pam, mas ela não fazia mais sentido pra mim. Consegui me encontrar através desse aprendizado.

@afamiliadamanu

“Ficava sempre de olho nas ideias dela, são geniais e ela fez tudo sozinha. Sempre foi uma inspiração e lembro com carinho da Jéssica.”