Topo

Um apê e 30 espécies de plantas: casal trouxe natureza para dentro de casa

As plantas têm destaque no apartamento de Will e Tâmara que compartilham suas descobertas no Instagram @aptoo65 Imagem: Arquivo pessoal

Roseane Santos

Colaboração para Nossa

21/07/2022 04h00

Faltavam apenas 15 dias para o casamento de William e Tâmara Rodrigues quando a construtora entregou as chaves do novo apartamento. Morar no lugar que planejaram era tão importante que até mesmo a cerimônia foi adiada para que os dois pudessem organizar as condições mínimas de moradia.

"Foi uma correria, mas o desejo era mudar direto para cá. Não tínhamos ideia de decoração e a única coisa que pude fazer foi comprar uma lata de tinta para pintar as paredes", lembra William.

Dessa forma, há seis anos, o casal já colocava em prática um objetivo em comum: transformar aquele imóvel em um lar. Ela pedagoga e ele engenheiro de software, não tinham experiência, mas optaram por realizar a montagem do apartamento sozinhos. A pesquisa foi realizada em lojas e vários sites.

Logo no início, o imóvel de 43 metros ganhou a cor pérola, mas aos poucos as paredes foram mudando. Eles resolveram colocar a mão na massa e construir uma parede de tijolinhos de isopor no corredor que liga a sala ao quarto.

Pesquisamos e foi à opção mais barata que encontramos. Compramos juntos a placa de isopor, cola e tinta branca. Medimos o espaço e o trabalho foi rápido. Todos adoram"

Tâmara e Will na cozinha sonhada pelos dois: mão na massa para realizar Imagem: Arquivo pessoal

O outro lado do corredor foi colorido de verde e tem vários quadros com fotos e estampas. Já o quarto do casal também ganhou outras cores, saiu o tom pérola e entraram três paredes brancas e uma azul.

Recentemente, a cabeceira da cama recebeu uma estrutura de lambri para dar ainda mais charme ao ambiente. Já o segundo quarto tem um cantinho de cimento queimado para abrigar o escritório de William.

Atrás da cama, a parede de lambri dá mais charme ao ambiente Imagem: Arquivo pessoal

Eles decidiram também fazer uma parede de piso vinílico perto da mesa da sala. "Construímos em apenas três horas. Tudo muito prático. Ela ainda ficou com mais destaque, quando colocamos uma samambaia gigante AP lado da mesa", conta Tâmara. Logo no hall de entrada a cor cinza serve de fundo para várias plantas e um espelho.

A parede com piso vinílico ganhou uma samambaia para o canto das refeições Imagem: Arquivo pessoal

O verde acolhedor

Antes de mudar para o apartamento, que fica localizado na região do ABC Paulista, o casal sempre morou em casas.

No início, eu estranhei. Estava acostumada com árvores, quintal, passarinhos. Morava em frente de uma represa. Passei a viver entre avenidas, fábricas e prédios"

Na mudança da casa para um apartamento, o casal decidiu levar a natureza para o interior Imagem: Arquivo pessoal

Os dois decidiram então trazer a natureza para dentro de casa com o objetivo de tornar o ambiente mais aconchegante para ambos.

Em comum acordo, começaram a comprar vários tipos de plantas. Hoje, eles cultivam cerca de 30 espécies, espalhadas por todos os ambientes. O espaço é dividido em dois quartos, salas integradas (de estar e jantar), lavanderia, cozinha e um banheiro.

Já foi provado que ficar, ao menos, duas horas em contato da natureza, promovem bem-estar. Sou eu o responsável por cuidar das plantas e, ao acordar, faço essa conexão, fico em paz", diz Willian.

Will é o responsável pelas plantas, e recomenda sempre ser eleito um, para evitar dupla rega ou adubação Imagem: Arquivo pessoal

Planejamento financeiro

Tâ e Will, como são conhecido no Instagram @aptoo65, demoraram cerca de um ano e meio para decorar o apartamento. Eles optaram por fazer um planejamento minucioso e não adquirir divida, já que tinham parcelas do financiamento do imóvel para pagar. A ideia de colocar dicas na internet surgiu na pandemia e hoje já somam cerca de 144 mil seguidores.

Nós sempre pensamos o que seria melhor um para o outro. Um exemplo era o café da manhã. No início, não tínhamos fogão, usávamos uma panela elétrica. Só que nunca fazíamos nada reclamando, tínhamos um objetivo em comum"

Tâ e Will aplicam o lambri: decoração mão na massa ajudou a economizar Imagem: Arquivo pessoal
Um cantinho do segundo quarto ganhou estrutura para o escritório de Will Imagem: Arquivo pessoal

Para a cozinha foi escolhido o estilo escandinavo, como Tâmara sonhava. Nos outros ambientes a pegada já é mais "boho chic", que mistura algumas tendências sem deixar de imprimir o aconchego que os dois sempre sonharam. Os detalhes românticos ficam com louças em formato de coração, guardanapos delicados e alguns artefatos que contam a história do casal.

A cozinha é mais clean, ao estilo escandinavo Imagem: Arquivo pessoal
Já o restante da casa segue a linha mais boho Imagem: Arquivo pessoal

Dicas de William e Tâmara para dar certo

Defina o estilo que você deseja para sua casa primeiro para depois comprar os itens de decoração. A tentação de comprar algo bonito ao passar em uma loja é grande, mas depois ele pode ficar totalmente deslocado no ambiente.

Plantas são boas opções para decorar, porque não são caras e mudam bastante o ambiente. É preciso avaliar o local onde elas serão colocadas. Se bate sol ou se tem a claridade suficiente. A jiboia é excelente para ambientes internos, cresce rápido e não exige tantos cuidados.

Imagem: Arquivo pessoal

É preciso estabelecer quem cuidará das plantas. Em uma casa em que moram um casal ou mais pessoas, pode acontecer de um regar e outro não ter conhecimento e acabar fazendo o mesmo. Bom lembrar que algumas espécies gostam muito de água e outras não. O mesmo pode acontecer com o adubo.

Faça um planejamento financeiro para a decoração. Use a calculadora, compare os preços. Caso ainda não estiver em condições de transformar o seu imóvel totalmente, invista primeiro nos itens fundamentais, como a geladeira. Para dar um tom mais acolhedor também pode comprar itens mais baratos como tapetes e almofadas.

@s que me inspiram

@semdinheiroprareforma

O casal Evelin e Pedro, de Sorocaba (SP), tem dicas práticas e econômicas de reforma, mesmo para quem está morando em um imóvel alugado. Eles falam no que vale ou não investir para não se arrepender se for preciso mudar.

@dojeitodajo

Com mais de 70 mil seguidores no Instagram, Josiane Oliveira mostra não só dicas de décor, mas também ensina receitas fáceis, mantendo sempre a leveza e bom humor da vida familiar. Cama e mesa posta são destaque no seu perfil.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um apê e 30 espécies de plantas: casal trouxe natureza para dentro de casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade