Topo

Uber viajante: ele virou motorista de aplicativo para cruzar os EUA

Daniel e amigo visitando as praias da costa oeste dos Estados Unidos - Arquivo pessoal
Daniel e amigo visitando as praias da costa oeste dos Estados Unidos Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

18/07/2022 04h00

O norte-americano Daniel Shachory (@mythumblife) passou anos viajando pelo mundo de carona. Colocando o polegar para cima na beira de rodovias, ele conseguiu percorrer, gratuitamente e a bordo de carros de estranhos, diversos países da Europa, Ásia e África.

A pandemia interrompeu este estilo de vida, mas Daniel encontrou uma maneira criativa de continuar na estrada: em 2021, ele comprou um carro nos Estados Unidos e virou motorista de Uber.

"Percebi que, como motorista de aplicativo, eu poderia trabalhar em qualquer lugar dos Estados Unidos. Era só eu viajar com meu carro até uma cidade que queria conhecer e, ao chegar lá, ligar o app, fazer algumas corridas, ganhar um dinheiro e seguir em frente para o próximo destino", conta ele.

E assim aconteceu: se antes Daniel entrava em veículos de pessoas desconhecidas para desbravar o mundo, agora era ele quem iria conduzir passageiros em seu carro — mas também com o intuito de viajar.

Daniel e o carro que usa nas viagens pelos EUA - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Daniel e o carro que usa nas viagens pelos EUA
Imagem: Arquivo pessoal

Rodando pelo país - com as melhores dicas

Daniel passou o último ano trabalhando como motorista do aplicativo Uber e explorando os Estados Unidos.

"Saí com meu carro de Los Angeles, que é onde cresci, e fui para diversos estados do país que queria conhecer. Estive, por exemplo, no Oregon, Washington, Arizona, Texas, Novo México e Louisiana", relata ele.

Quando chego na cidade a ser visitada, ligo o aplicativo e passo algumas horas do dia transportando pessoas. E, quando chega o momento de passear, eu simplesmente desligo o app e vou fazer turismo. Posso ficar diversos dias ou semanas em cada cidade, dormindo em Airbnb, em couchsurfing e até dentro do meu carro, que é bem espaçoso".

Desta maneira, o americano já visitou lugares extremamente interessantes nos Estados Unidos, como San Francisco, o litoral do Oregon, a cidades de Seattle e Aberdeen — onde nasceu Kurt Cobain (Daniel é grande fã do Nirvana). "E o dinheiro gerado pelas corridas é suficiente para manter a viagem", afirma ele.

E, além de ser um meio de financiar suas jornadas, ser motorista de aplicativo ajuda Daniel a ter encontros fascinantes com as pessoas, como na época em que pegava caronas.

"Quando virei Uber, vi que poderia continuar tendo interações positivas dentro do carro. É uma ótima maneira, por exemplo, de entrar em contato com pessoas interessantes e das mais diferentes origens que, em outras situações, jamais cruzariam meu caminho".

Como motorista, Daniel pode pegar sugestões de passeios diretamente com os passageiros, que são moradores da cidade que estou visitando. "E os moradores sempre sabem dos melhores locais", conta.

Experimento social e volta às caronas

Como motorista de Uber, Daniel tem viajado por diversos estados dos EUA e conhecido muitas pessoas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Como motorista de Uber, Daniel tem viajado por diversos estados dos EUA e conhecido muitas pessoas
Imagem: Arquivo pessoal

Daniel, então, começou a fazer algo que ele batizou de "experimento social" durante suas corridas como motorista, que consiste em bater um papo descontraído com os passageiros e fazer perguntas originais sobre suas vidas.

Se entra um casal com filhos em seuu carro, por exemplo, pergunta para o pai onde ele estava quando recebeu a notícia da gravidez da sua esposa. Se ingressa um idoso, pergunta qual conselho ele daria para uma versão mais jovem de si mesmo. Se embarcam estrangeiros, questiona qual é o maior choque cultural que eles viveram nos Estados Unidos.

Nessas conversas, Daniel acaba ouvindo histórias impactantes de seus interlocutores, como um passageiro que recebeu a notícia da gravidez de sua esposa logo depois de ser preso. E um casal de um homem branco e uma mulher negra que se conheceu no Texas logo depois da época da segregação racial.

Nos Estados Unidos, por questões de segurança, o interior dos carros que prestam serviço através do Uber pode ser gravado pelo motorista durante as corridas e, com a autorização dos passageiros, Daniel publicou algumas das interessantes conversas que teve em seu veículo em seu canal no YouTube.

Antes de virar motorista de Uber, Daniel viajou de carona na Ásia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Antes de virar motorista de Uber, Daniel viajou de carona na Ásia
Imagem: Arquivo pessoal

Neste momento, Daniel voltou ao seu antigo hábito: ele está viajando de carona entre Israel e a Etiópia. Mas, assim que regressar aos Estados Unidos, pretende retomar suas corridas de aplicativo.

Não sinto que estou trabalhando nessas viagens como motorista. É uma experiência muito legal, que só traz diversão e conhecimento. Quero continuar fazendo isso por mais um tempo".