Topo

Mineira no Rio transforma apê alugado em refúgio colorido com clima de casa

Varanda com rede dá clima de aconchego que só uma casa pode oferecer - e Tassiana levou isso para seu apê Imagem: Arquivo Pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

14/07/2022 04h00

Thassiana Carias sempre viu o lar como um templo revigorante. "Como moro sozinha, acredito que a casa cria outro espaço dentro da minha vida", conta. Foi assim quando habitava uma quitinete de 25 m², no Rio de Janeiro, onde ficou por quatro anos: com criatividade começou a delimitar espaços e dar cor aos cantinhos. O resultado é que ela criou o perfil @apertoape encorajada pelas amigas.

O tempo passou e trouxe o desejo de um espaço maior no ano passado. "Sou mineira e queria voltar a morar em algum lugar que fosse como uma casa. Mas no Rio é muito difícil encontrar esse tipo de imóvel", aponta. Sabendo disso, se tornou uma devoradora de sites de imobiliárias. "Sabia que quando aparecesse algum imóvel assim iria desaparecer rápido. Era um sonho achar algo estilo novela de Manoel Carlos", ri.

A sorte é que quando chegou ao link deste apê de 80 m², as fotos eram desanimadoras. Sorte? Sim, afinal, ele não sumiu rápido do site justamente por isso. "Estava bem feio e era uma negociação direto com o proprietário, nem acreditei", conta.

Ao entrar para conhecer pessoalmente, viu paredes detonadas e o mau estado de tudo. "Sinto que as pessoas maltratam apartamentos alugados. Faço o contrário. Se é o meu lugar, vou cuidar bem dele." Animada, ela viu o potencial e bateu o martelo. "Senti que seria meu", ri.

Os moradores, Thassiana e o cão Bilbo Imagem: Arquivo Pessoal
Sala de estar Imagem: Arquivo Pessoal

Lá vem o sol

Talvez o Cristo Redentor em uma das vistas tenha ajudado. Hoje, ela assiste feliz ao banho de sol de Bilbo, seu cão, e as plantas crescem na varanda a céu aberto, que abraça a sala e o quarto.

"A possibilidade de transformar me faz um bem danado, me energiza", diz Thassiana.

Varanda a céu aberto tem ombrelone e mesa Imagem: Arquivo Pessoal
Piscina na varanda Imagem: Arquivo Pessoal

Ela começou mantendo a maioria das paredes em branco para apostar em tons diferentes em móveis e objetos. "Pintei a parede da minha cama e o teto do corredor, que ficou poético, para dar impressão de que o céu azul lá de fora está aqui dentro também".

"Apesar de me sentir parte da cidade, não sou daqui e a minha casa reflete essa essência. Ela carrega minha história, que se funde com a do prédio dos anos 1950 e também tem as dele", conta a jornalista.

Quarto de Thassiana Imagem: Arquivo Pessoal
Corredor feito para simular céu aberto Imagem: Arquivo Pessoal

Prova disso é que ela comprou um lustre para o banheiro que segue o clima vintage da década do edifício. Cadeiras de palhinha, embora novas, reforçam essa atmosfera de outros tempos.

O que mais gosto é ver o céu, é um momento de muita paz. Laranjeiras é um bairro muito arborizado e residencial."

Banheiro com o lustre antigo Imagem: Arquivo Pessoal
Banheiro com farmacinha antiga Imagem: Arquivo Pessoal

No momento, Thassiana está mais criativa do que sempre. Graças à casa, fruto de sua busca incansável, e das cores que espelham a alegria que ela carrega. Uma simbiose, a gente diria: o apê a energiza e ela devolve a boa energia ao apê.

Dicas da Thassiana para dar personalidade à sua casa

Thassiana e o cão Imagem: Arquivo Pessoal
Sala de jantar Imagem: Arquivo Pessoal
  • É sobre você. "Antes de tudo, entenda do que você gosta. Muitas vezes o que é instagramável não reflete quem somos e gera desconexão. Precisamos primeiro entender nosso estilo. Não é num piscar de olhos que esse autoconhecimento vem. Mas é preciso entender o que queremos refletir na decoração."
  • Silencie. "Ter momentos sozinho em casa ajuda nesse autoconhecimento. Pare, silencie e analise se o que você quer é porque viu em outro lugar ou se você gosta mesmo. Nada de fazer as coisas no automático. Reflita mais."
  • A casa da infância. "Quando entendemos quem somos e olhamos para a casa de quando éramos crianças, tudo fica mais fácil. Minha mãe gostava de um lustre de macramê e eu amava brincar nele. Hoje amo ter artesanato em casa e isso reflete aquele tempo."
  • Afeto. "Objetos que te trazem alegria fazem bem. Itens que lembram família e amigos, como fotos, mostram que você tem relações afetivas e trazem sua personalidade para a casa."
  • Garimpe. "Gastar pouco é um caminho que se encontra. Qualidade é uma coisa e preço é outra. Artesanato por exemplo é muito bom. Encontro peças de ótima qualidade em brechós e em sites de desapego."
  • Saia da caixa. "É preciso abrir a cabeça para encontrar itens em lugares inusitados também: a farmacinha do meu banheiro veio de uma loja de venda de móveis para clínicas veterinárias, porque lembrei que elas sempre possuem esse tipo de móvel."

@s que me inspiram

@casadecolorir

“A Thalita, do Casa de Colorir, fala de forma muito certeira sobre afeto e decoração, encoraja muito a botar a mão na massa. A vida não é perfeita e nada na casa precisa ser, e ela me mostra isso.”

@aalmadacasa

“Amo esse perfil por mostrar casas reais, com potencial. Silvia traz a casa como esse lugar de afeto, mostra como um lar pode traduzir as pessoas. A simplicidade é o mais bonito de se ver.”

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mineira no Rio transforma apê alugado em refúgio colorido com clima de casa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade