Topo

Queridinhas do paisagismo, hortênsias levam azul e rosa também a arranjos

Hortênsia leva cores para dentro de casa, jardins e buquês - Getty Images/iStockphoto
Hortênsia leva cores para dentro de casa, jardins e buquês Imagem: Getty Images/iStockphoto

Silvia Montico

Colaboração para Nossa

11/07/2022 04h00

Sempre muito procuradas para buquês de casamento ou arranjos florais, as hortênsias também são ótimas opções para se ter em projetos paisagísticos dos mais variados tipos.

Há ainda a crença de que a hortênsia esteja associada à abundância e prosperidade, pois a planta é símbolo de pureza, devoção e dignidade.

De acordo com a engenheira ambiental e paisagista, Fernanda Dagrela (@ferdagrela), a Hortênsia (Hydrangea macrophylla) é uma planta arbustiva nativa do Japão e da China, com lindos cachos de flores em formato de bola na coloração rosa e azul.

"O fato mais curioso é que a coloração de suas flores muda de acordo com o solo de cada região. Em solos ácidos, as flores são mais azuladas, já em solos alcalinos a coloração fica entre o rosa e o rosa-claro", explica Fernanda.

Hortênsia (Hydrangea macrophylla) - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Hortênsia tem origem asiática
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Assim, caso o desejo seja por flores rosadas é necessário colocar mais calcário no solo. Já para flores azuis, o ideal é adicionar um pouquinho mais de alumínio. "Mas para facilitar existem adubos em floriculturas que estimulam a coloração desejada", afirma a paisagista.

Fernanda afirma que a planta desenvolve melhor em climas mais amenos e frios, mas é possível cultivar em climas quentes e secos em locais de meia-sombra. "Em regiões quentes é necessário evitar o cultivo em locais de sol pleno e fazer as regas diariamente", acrescenta.

Adubação e substrato

Hortênsias têm cuidados especiais para ficarem lindas - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Hortênsias têm cuidados especiais para ficarem lindas
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Segundo Fernanda, em regiões como a Sul e Sudeste, as regas devem ser diárias durante a primavera e verão e alternadas no outono e inverno.

"As adubações devem ser realizadas a cada três meses com adubos orgânicos como húmus de minhoca, bokashi ou esterco de animais seco e bem curtido. Já a cada 30 dias, pode adubar o solo com o NPK 10.10.10, que auxilia no desenvolvimento e enraizamento ou com o NPK 04.14.08, que estimula a floração".

Além da adubação, vale lembrar que a planta também necessita de poda periódica. "Após o final da sua floração, no início do outono, é necessário fazer uma poda drástica e uma boa adubação para estimular novas brotações e novas florações na primavera".

Quem não tem jardim ou quintal em casa, mas quer ter a planta em casa não precisa desanimar.

As hortênsias podem ser cultivadas em vasos, em locais onde não receba luz solar nos horários mais quentes do dia", acrescenta a paisagista.

Hortênsias também podem ser cultivadas em vasos - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Hortênsias também podem ser cultivadas em vasos
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Ela explica que as hortênsias apreciam um substrato fértil, rico em matéria orgânica e com boa drenagem. "Ou seja, aquele com bastante nutrientes e que seja bem leve e soltinho. Evite plantar em terra de barranco ou em terra vegetal", diz.

A dica da paisagista para ter um bom substrato é adicionar húmus de minhoca, cascas de arroz carbonizada e um pouquinho de areia de construção ou vermiculita para deixar o substrato mais soltinho.

As mudas das hortênsias são feitas por estaquia e pode-se usar os galhos que foram cortados durante a poda. "É só espetar no substrato e cultivar em local de sombra e com bastante luz natural. É importante manter o substrato levemente úmido para auxiliar no processo de enraizamento. As mudas começam a enraizar em 60 dias", diz a paisagista.

Hortênsias precisam de cortes para gerarem arranjos - Getty Images - Getty Images
Hortênsias precisam de cortes para gerarem arranjos
Imagem: Getty Images

Arranjos florais

Quem quer produzir arranjos com as opções de corte da hortênsia, pode seguir algumas dicas para que eles durem mais.

"O ideal é trocar a água a cada três dias e nessa troca o ideal é cortar de 2 a 3 centímetros do caule na diagonal para melhorar a absorção de água", orienta Fernanda.