Topo

A bordo de ônibus escolar, casal com 5 filhos viaja pelos Estados Unidos

A família e o ônibus em região desértica do Arizona - Arquivo pessoal
A família e o ônibus em região desértica do Arizona
Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

11/07/2022 04h00

Quando criança, a norte-americana Anna Roberts (@therobertswerehere) sonhava em ter um motorhome. "Eu vivia perguntando para meu pai se podíamos comprar um veículo deste tipo, para viajar sem parar por aí. Ele achava aquilo engraçado", conta ela.

O desejo de Anna foi realizado em grande estilo com ela já adulta, casada e com quatro filhos. Junto com seu marido, Michael, ela comprou um ônibus escolar e o transformou em uma casa móvel, para percorrer os Estados Unidos.

Percebi que nunca há uma hora ideal para embarcar neste tipo de aventura. Então, você tem que simplesmente fazer. Vendemos tudo o que tínhamos para cair na estrada e viver uma grande experiência de vida com nossos filhos, enquanto eles ainda são crianças".

Anna conta que o casal escolheu um ônibus escolar porque oferece espaço e segurança. "É um veículo, afinal, projetado para transportar crianças para lá e para cá. Então, sua estrutura é muito sólida e segura", diz ela.

O ônibus da família - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O ônibus da família
Imagem: Arquivo pessoal

A compra foi feita em 2019 — e demorou um ano para transformar o veículo em um lar sobre rodas, o que incluiu arrancar todos os seus assentos.

A conversão foi realizada sob a batuta do próprio Michael, que já trabalhou com construções de casas. E o resultado ficou impressionante.

Com 12 metros de comprimento, o ônibus da família tem um interior com sofás, armários, beliches para as crianças, um quarto para o casal, cozinha completa, geladeira, banheiro com chuveiro e painéis solares. Além disso, carrega em seu topo equipamentos de atividades outdoor, como caiaques.

dentro do onibus - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O interior do ônibus é uma verdadeira casa
Imagem: Arquivo pessoal

E o espaço precisa ser grande: a família viajante está hoje com nada menos do que sete pessoas.

Vida (e nascimento) no ônibus

Anna e Michael têm duas filhas e três filhos: Elise (13 anos), Micah (11), Elijah (8), Jude (6) e Nora (1).

Os filhos de Anna e Michael dentro do ônibus - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os filhos de Anna e Michael dentro do ônibus
Imagem: Arquivo pessoal

E todos estão vivendo no ônibus há dez meses, viajando sem parar: a jornada começou na cidade de Kansas City e, até o momento, já passou por 31 estados americanos, como Oklahoma, Texas, Arizona, Nevada e Califórnia.

Um dos grandes objetivos da empreitada é visitar os principais parques nacionais dos Estados Unidos.

Até agora, já estivemos em 35 parques nacionais, como os lindos Yellowstone National Park e o Yosemite National Park. Mas também já passamos por cidades grandes, como Los Angeles e Nova York", relata Anna.

O ônibus no Valley of Fire State Park, Nevada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O ônibus no Valley of Fire State Park, Nevada
Imagem: Arquivo pessoal

A americana explica que, nos Estados Unidos (e especialmente em destinos de ecoturismo), há muitos lugares de camping gratuitos onde é possível parar o ônibus.

E, ao entrar nos parques nacionais, a família se esbalda no meio da natureza, curtindo áreas com montanhas, bosques, rios, cachoeiras, lagos e muitas trilhas para caminhadas.

Raramente ficamos mais de duas semanas no mesmo lugar. Quanto mais viajamos, mais queremos conhecer lugares novos. Mas temos alguns hábitos para não deixar as viagens desconfortáveis para as crianças. A cada deslocamento, dirigimos no máximo três ou quatro horas", explica a mãe, falando que a família leva também um carro de apoio na viagem.

As atividades de lazer, por sua vez, correm junto com uma rotina de estudos: os filhos de Anna e Michael aprendem em regime de homeschooling enquanto viajam.

E a integração com a vida neste lar sobre rodas está tão grande que a caçula da família, Nora, nasceu no ônibus.

"Fiquei grávida dela quando estávamos no processo de construção da casa móvel", conta Anna.

Dei à luz meus últimos três filhos dentro de casa, quando ainda morávamos em uma residência convencional. E decidimos realizar o parto da Nora no ônibus. Com um ano, ela já tem uma história de vida muito legal. Nasceu no ônibus e, até o momento, passou sua vida inteira viajando".

Das praias ao deserto

A família já visitou dezenas de destinos dos Estados Unidos.

"Ficamos fascinados com a costa oeste do país. Na área, estacionamos, em diversas ocasiões, o ônibus perto do mar, com a praia virando um verdadeiro quintal para nossos filhos", descreve Anna.

"Já no Arizona, conhecemos lindas regiões desérticas, como nos arredores da cidade de Sedona. Paramos o veículo em lugares no meio do nada, só com a natureza à nossa volta".

Os viajantes visitam Hollywood - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os viajantes visitam Hollywood
Imagem: Arquivo pessoal

E, na Califórnia, os viajantes ficaram encantados com a zona montanhosa da Sierra Nevada.

Os perrengues com o ônibus, por sua vez, foram poucos até o momento.

"Na primeira viagem que fizemos, ainda em uma fase de testes, o ônibus quebrou no deserto do Novo México. Eu estava grávida na ocasião. Ficamos presos no meio do nada e tivemos que chamar um guincho", relata a mãe.

"E dá medo pegar algumas estradas em áreas montanhosas, onde as rotas são estreitas e com muitas curvas. Mas temos conseguido dirigir com segurança".

Neste momento, a família está no estado de Idaho, em um lindo lugar de natureza entre montanhas. E eles têm planos de, em breve, visitar os parques nacionais de Utah e, no médio prazo, chegar ao Alasca.

"Não sabemos até quando manteremos esta vida. Mas é difícil imaginar ter uma vida convencional de novo", reflete Anna.

Uma ideia é que, depois da experiência do ônibus, a gente vá viver em um barco para navegar pelo mundo inteiro".