Topo

Túneis secretos e 'caça' ao Mickey: 15 curiosidades do Walt Disney World

Cartão postal do Magic Kingdom, em Orlando, Castelo da Cinderela esconde alguns segredinhos - Kent Phillips
Cartão postal do Magic Kingdom, em Orlando, Castelo da Cinderela esconde alguns segredinhos
Imagem: Kent Phillips

Glau Gasparetto*

Colaboração para Nossa, de Orlando

06/07/2022 04h00

Adentrar os parques de Walt Disney World é quase como passar por um portal, que leva os visitantes a um universo diferente, cheio de magia e encantamento. Ali, as atrações são detalhadamente pensadas para oferecer o melhor entretenimento para famílias do mundo inteiro.

A verdade, porém, é que existem muitos segredos e curiosidades envolvendo a megaestrutura dos complexos. Obviamente, muita gente nem imagina que isso exista ou aconteça, por isso listamos 15 fatos para você ficar ligado na sua próxima viagem à Disney.

1. No castelo dedicado à Cinderela, cartão postal do Magic Kingdom, em Orlando, funcionam o restaurante Cinderella's Royal Table e a Bibbidi Bobbidi Boutique, onde crianças de 3 a 12 anos podem se transformar em princesas (o serviço será reaberto no dia 25 de agosto).

Mas não é só: ali também fica a Cinderella Castle Suite, um quarto todo personalizado, mas que não pode ser reservado — apenas convidados muito especiais podem dormir ali.

Personagens da Disney passam pelos hóspedes do Disney's Riviera Resort no Walt Disney World Resort - Matt Stroshane - Matt Stroshane
Personagens da Disney passam pelos hóspedes do Disney's Riviera Resort no Walt Disney World Resort
Imagem: Matt Stroshane

2. É impossível encontrar mais de um mesmo personagem circulando pelos parques. Apesar de serem vários figurantes na função, existe toda uma logística para garantir que crianças pequenas não sejam surpreendidas por dois Mickeys ou dois Patetas muito próximos um do outro, por exemplo.

3. As lixeiras do Magic Kingdom estão localizadas a menos de 30 passos de distância, uma da outra. Mesmo assim, quem visita o parque não enxerga funcionários recolhendo o lixo, que é sugado diretamente dos recipientes.

4. Isso ocorre porque a estrutura visível do Magic Kingdom é como se fosse o "segundo andar" do complexo. Embaixo dele, há toda uma estrutura com túneis (que ligam diferentes áreas do parque), salas e serviços, cujo acesso é restrito aos funcionários da Disney, os chamados "cast members".

5. É proibido adultos entrarem fantasiados de personagens nos parques da Disney, igualmente para não confundirem crianças menores. Exceções são feitas em ocasiões especiais, como em festas do Halloween.

Walt Disney's Carousel of Progress - Divulgação - Divulgação
Walt Disney's Carousel of Progress
Imagem: Divulgação

6. O teatro giratório "Walt Disney's Carousel of Progress" (ou Carrossel do Progresso), foi criado por Walt Disney para a Feira de Nova York de 1964. Depois, acabou transferido para a Tomorrowland, dentro do Magic Kingdom, onde permanece ativo até hoje.

7. A atração "The Haunted Mansion" (ou Casa Mal-Assombrada) pode ser encontrada nos parques da Flórida, da Califórnia e em Tóquio, no Japão. Os parques de Hong Kong e Paris têm derivadas dela.

8. Falando em "The Haunted Mansion", trata-se da única atração onde os "cast members" não esboçam nenhum sorriso. Todos estão sempre de cara fechada, combinando com a atmosfera sombria do local.

Castelo da Bela Adormecida na Disney, em Paris (França) - Divulgação - Divulgação
Castelo da Bela Adormecida na Disney, em Paris (França)
Imagem: Divulgação

9. Cada um dos cinco parques Disney no mundo conta com seu próprio castelo. Cinderela é a "dona" dos castelos no Magic Kingdom e em Tokyo Disneyland. Bela Adormecida é homenageada na Califórnia (Anaheim), Hong Kong e Paris. Já em Shangai, o "Enchanted Storybook Castle" é dedicado a todas as princesas Disney.

10. Todos os dias, no Magic Kingdom, é escolhida aleatoriamente uma família que está visitando o parque para abrir a parada "Festival of Fantasy", das 15 horas. Os selecionados desfilam antes dos personagens e carros alegóricos, por todo o circuito festivo. Já para o ritual de recolhimento da bandeira dos Estados Unidos, às 17 horas, é nomeado (também ao acaso) um veterano de guerra para ajudar na tarefa.

11. Uma das diversões dos fãs de Mickey Mouse é encontrar as carinhas escondidas do camundongo nos parques. São os chamados "Hidden Mickeys", distribuídos por diferentes cantos. Alguns são facilmente identificados, mas a grande maioria requer bastante atenção, já que a silhueta costuma estar misturada a elementos dos ambientes.

Outro detalhe é que parte desses "Hidden Mickeys" também muda de lugar de tempos em tempos, a fim de confundir seus caçadores. E não é apenas Mickey Mouse, não. Há outros personagens ocultos (Remy, de Ratatouille, por exemplo) tornando a brincadeira mais divertida.

12. O complexo Walt Disney World Resorts, em Orlando, vai muito além dos quatro conhecidos parques temáticos. Conta ainda com dois parques aquáticos (Disney's Typhoon Lagoon e Disney's Blizzard Beach), mais de 25 hotéis (para todos os bolsos, gostos e estilos), áreas de compras e lazer (Disney Springs e BoardWalk são duas delas) e até camping (no Disney's Fort Wilderness Resort).

"Tree of Life"  - Chris Sista - Chris Sista
"Tree of Life"
Imagem: Chris Sista

13. Cerca de 15 pessoas, entre artistas e criativos, trabalharam seguidamente, durante 18 meses para esculpir os 337 animais que compõem a "Tree of Life" (Árvore da Vida), símbolo do Animal Kingdom, inaugurado em 1998.

A estrutura reúne mais de 103 mil folhas, com 30 centímetros de comprimento cada, todas feitas de um plástico especial.

Casar-se na Disney é possível - Divulgação - Divulgação
Casar-se na Disney é possível
Imagem: Divulgação

14. É possível se casar em Walt Disney World. Com o "Disney Fairy Tale Weddings & Honeymoon", qualquer casal que esteja disposto a abrir a carteira pode celebrar o casamento em áreas mais reservadas ou mesmo agitadas, dentro dos parques.

O serviço é oferecido na Flórida, na Califórnia, no resort do Hawaí (Aulani Resort & Spa) e no cruzeiro Disney Cruise Line. Da mesma forma, pode-se organizar um pedido de casamento surpresa e customizar a lua-de-mel apenas com opções de roteiro Disney.

15. O popular hobby da troca de pins oficiais entre os "Disney lovers" acontece entre os próprios colecionadores ou em pontos específicos nos parques. Desde outubro passado, basta procurar os cast members com "mystery boxes" (caixas misteriosas) ou Mickey-themed boards (expositores em formato da cabeça do Mickey) nos parques, para efetuar para a permuta".

Na primeira casa, o visitante tem a chance de abrir uma segunda gavetinha, caso não tenha gostado do pin escondido na primeira.

* A jornalista viajou a convite de Walt Disney World Resort e Walt Disney World Brasil