PUBLICIDADE
Topo

Restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo pelo 50 Best

No Evvai: mexilhão, popularmente conhecido como sururu, acompanhado de peixe do dia - Divulgação
No Evvai: mexilhão, popularmente conhecido como sururu, acompanhado de peixe do dia
Imagem: Divulgação

De Nossa

05/07/2022 11h31

A consagrada premiação 50 Best, que aponta os melhores restaurantes do mundo, divulgou parte do resultado nesta terça (5).

Os 50 primeiros colocados serão revelados apenas no dia 18 de julho, mas há quatro restaurantes brasileiros que já podem comemorar por estarem entre os 100 destaques.

O estreante é o Evvai, em São Paulo, em 67º lugar. A casa de pratos italianos nasceu em 2017 como um destaque nacional da cozinha italiana. Ao longo dos anos, as recriações e inovações do chef Luiz Filipe Souza foram tantas que o cardápio, agora reconhecido internacionalmente, passou a chamar a atenção pelas receitas autorais.

Outros estabelecimentos veteranos no ranking alteraram a sua posição. O D.O.M., de Alex Atala, que teve o menu degustação reformulado com ideias de chefs e cozinheiros que trabalham no endereço, subiu de 61, em 2021, para 53.

O também paulistano Maní, da chef Helena Rizzo, jurada que entrou no reality "MasterChef Brasil" no lugar de Paola Carosella, surge na 96ª posição.

Na lista do ano passado chamada Passado Y Futuro, que incluiu somente a América Latina e considerou o desempenho do restaurante ao longo da história da premiação, a casa que exalta a culinária brasileira conquistou o sétimo lugar.

Novo Lasai: 10 pessoas por noite, em uma mesa-balcão que dá para a Cozinha. - Divulgação - Divulgação
Novo Lasai: 10 pessoas por noite, em uma mesa-balcão que dá para a Cozinha.
Imagem: Divulgação

Único carioca do ranking apresentado hoje, o Lasai, comandado por Rafa Costa e Silva, que participa do programa "Mestre do Sabor", aparece em 78º. Em comparação a 2021, ele ultrapassou sete estabelecimentos.

Recentemente, o restaurante mudou de endereço e ficou menor. Numa bancada com espaço para dez clientes, Rafa serve um único menu degustação sazonal com foco em ingredientes de alta qualidade.

A premiação

Feijoada Helena Rizzo - Gui Galembeck - Gui Galembeck
A feijoada de Helena Rizzo, no Maní
Imagem: Gui Galembeck

A cerimônia que consagra restaurantes ao redor do mundo anualmente está marcada para acontecer no dia 18 de julho, em Londres. As posições são definidas por um time de mais de 1.080 pessoas envolvidas com a gastronomia, como chefs, jornalistas e foodies viajantes.

Entre as casas listadas do número 51 ao 100 estão catorze da Ásia, treze da Europa, onze da América do Norte, duas do Oriente Médio, duas da África, uma da Oceania e sete da América do Sul. Dessas todas, vinte aparecem no ranking pela primeira vez.