Topo

Após 5 meses de ataque de tubarão, praia do Sueste, em Noronha, é reaberta

Vista panorâmica da praia do Sueste, em Fernando de Noronha Imagem: iStock

De Nossa

05/07/2022 13h51

A Praia do Sueste, em Fernando de Noronha, teve sua faixa de areia liberada para os turistas na sexta-feira (1), como parte da segunda fase de sua reabertura ao público, anunciaram o Instituto Chico Mendes (ICMBio) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

O local havia sido fechado aos turistas e locais em 28 de janeiro devido a um ataque de tubarão a uma menina de 8 anos.

Visitantes que queiram curtir o sol nas areias de Sueste devem assistir a um vídeo de orientação sobre as particularidades da praia ao chegar para poder decidir quais atividades realizarão na área.

O banho de mar, no entanto, segue suspenso — exceto para quem pratica mergulho livre. Mergulhadores devem, além de acompanhar o vídeo, se ater ao lado direito da baía e realizar a atividade em grupo de no mínimo quatro pessoas.

É obrigatório o uso de máscara, snorkel, nadadeiras e colete salva-vidas, além de boia extra/derradeira a ser rebocada após o mergulho do grupo.

A primeira fase da reabertura do Sueste foi iniciada em 28 de março, quando a praia foi reaberta apenas para os grupos de mergulhadores, exceto em dias de avistamento de tubarão-tigre, informou na ocasião o jornal Diário de Pernambuco.

O ICMBio anunciou que segue "realizando estudos de monitoramento da área que incluem: testes de medidas mitigadoras de incidentes com tubarões, análise diárias das condições de mergulho e implementação de medidas de segurança voltadas para o mergulho livre", para avaliar como e quando se dará a reabertura total do Sueste.

Nos dias em que a água está turva, o acesso à praia pelos visitantes não será permitido. Para conferir qual é o status do local para visitantes, é só consultar os funcionários do parque presentes na área.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Após 5 meses de ataque de tubarão, praia do Sueste, em Noronha, é reaberta - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade