Topo

Austrália elimina todas as exigências para viajantes impostas na pandemia

Casa de Ópera de Sydney, na Austrália: turistas já podem voltar ao cartão postal com mais facilidade Imagem: Julien Viry/Getty Images

De Nossa

05/07/2022 11h32

O governo da Austrália eliminou no domingo (3) todas as exigências impostas aos viajantes devido à pandemia de covid-19.

Com isso, turistas, residentes e cidadãos australianos podem entrar no país sem a necessidade de apresentar o DPD (Digital Passenger Declaration) — formulário de viagem que também incluía os dados do "passaporte da vacina" do portador.

A medida entra em vigor à meia-noite de 6 de julho no horário de Sydney, ou às 11h da manhã do dia 5 de julho no horário de Brasília.

"Cada vez mais viajamos internacionalmente e nos tornamos mais confiantes na habilidade de gerenciar o risco de covid-19 e nossos aeroportos se tornam mais movimentados. Remover estes requisitos não só reduzir atrasos nos nossos terminais, como encorajará mais visitantes e trabalhadores especializados a escolher a Austrália como seu destino", comemorou a ministra de Assuntos Domésticos, Clare O'Neil no anúncio à imprensa internacional.

Quem chega ao território por via marítima também está, a partir de agora, isento de apresentar a Declaração de Viagem Marítima. No entanto, viajantes devem continuar a obedecer protocolos impostos pelas operadoras de cruzeiros e pelas companhias aéreas.

Desde abril, o governo da Austrália já não exige mais dos viajantes o teste de covid-19 negativo antes do embarque ou desembarque. Contudo, máscaras também continuam sendo exigidas a bordo de aeronaves e embarcações, exceto para menores de 12 anos e aqueles com algum impedimento de ordem médica a usar a proteção, devidamente justificada.

A ministra ainda esclareceu que o DPD deverá, no futuro, retornar para substituir o tradicional cartão de entrada de passageiros (IPC) — que viajantes já preenchiam ao desembarcar em solo australiano antes da pandemia — mas apenas quando for mais fácil de ser utilizado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Austrália elimina todas as exigências para viajantes impostas na pandemia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade