Topo

Transparência, decote e acessórios: moda gestante não precisa ser sem graça

Natália Eiras

Colaboração para Nossa

04/07/2022 04h00

Isa Scherer, vencedora do "MasterChef Brasil", é formada e apaixonada por moda. E, mesmo grávida de gêmeos, ela não quer abrir mão do próprio estilo

No terceiro episódio de "À Moda de Isa", programa que une rolês e cozinha, ela visita o brechó Agora É Meu, na Vila Buarque (São Paulo), para escolher alguns looks para essa nova fase de vida.

"Quero peças que sejam do meu estilo, mas que se adaptem ao meu novo corpo", diz Isa.

No bate-papo, Isa conta que tem testado outras formas de se vestir na gestação: "Transparência é algo que estou apostando muito na gravidez".

Essa escolha de textura é algo recente no mundo da moda dedicada para as mulheres que estão gestando. "Antigamente, as roupas para gestante eram largas e cobriam o corpo", explica a consultora de estilo Rafaella Nunes, do Recife.

Era macacão ou vestido com cintura Império, que começa logo abaixo dos seios. Não tinha opção".

Isa visitou o brechó Agora É Meu no "À Moda da Isa" - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Isa visitou o brechó Agora É Meu no "À Moda da Isa"
Imagem: Mariana Pekin/UOL

De acordo com a especialista, a oferta era de peças que ficavam restritas a certos estereótipos. "Eram todas muito neutras, quase camisolas. Ou macacões e jardineiras infantilizados, românticos e delicados".

A questão é que esse estilo que não combina com muitas mulheres. Entre elas Isa. A cozinheira prefere roupas com uma pegada folk. Gosta de quimonos, de decote e de transparência — todos códigos de estilo que estavam muito longe do armário de grávidas. Mas o jogo tem mudado ao longo dos anos.

Isa Scherer grávida - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Isa Scherer grávida no Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Mamães 'sensuellens'

Nas redes sociais, famosas quebram dia a dia a imagem da mãe romântica. Katy Perry, por exemplo, continuou usando roupas coloridas e divertidas. Mais recentemente, Rihanna surgiu com looks sensuais e urbanos, com direito a decote, cropped, calças de cintura baixa e salto alto.

Rihanna em desfile da Gucci, em fevereiro - Getty Images for Gucci - Getty Images for Gucci
Rihanna em desfile da Gucci, em fevereiro
Imagem: Getty Images for Gucci
Grávida e de cropped: Katy Perry é a favor - Reprodução - Reprodução
Grávida e de cropped: Katy Perry é a favor
Imagem: Reprodução

"Essa indústria está mudando porque há mais mulheres nesse mercado e elas percebem que havia um buraco comercial que precisava ser preenchido", fala Rafaella Nunes. Esse espaço seria o de roupas para gestante com informações de moda e conectadas com tendências atuais.

Agora, a moda gestante está acompanhando o que está em alta. Tanto em relação a cores e estampas quanto a modelagens. Há uma variedade que se acomoda no corpo e no gosto dessa mulher".

Rihanna, grávida, vestiu um body transparente em renda para posar para a capa da Vogue americana - Annie Leibovitz/Vogue America - Annie Leibovitz/Vogue America
Rihanna, grávida, vestiu um body transparente em renda para posar para a capa da Vogue americana
Imagem: Annie Leibovitz/Vogue America

A tendência, que também é realidade para o pós-parto e o período de amamentação, inclui roupas maleáveis que podem ser usadas depois do bebê nascer, e modelagens diferentes. Isa, por exemplo, aposta em uma saia transpassada. "Ela se adapta facilmente, porque pode ficar mais aberta e, assim, acomodar a barriga", pontua Rafaella.

"Camisas de botão, por exemplo, são interessantes porque a parte de baixo pode ficar aberta, deixando a barriga de fora. Rihanna usou um look assim. Depois, durante a amamentação, é fácil de abri-la para alimentar o filho", aconselha a consultora.

Isa Scherer grávida - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Isa posando em frente ao espelho: sensualidade na gravidez
Imagem: Reprodução Instagram

No programa, Isa Scherer escolhe também um óculos de sol estilo máscara de snowboard e brinca: "Ele é perfeito porque, agora que sou mãe, posso esconder minhas olheiras".

Segundo Rafaella, a piada tem fundo de verdade. "Acessórios que transmitem bem o estilo pessoal da mulher são ótimas adições para quem está em um guarda-roupa de transição".

Outro exemplo é Rihanna apostando em body-chains (colar de corpo) para enfeitar a barriga e seguir o estilo que sempre teve.

Viu só? A moda gestante está longe de ser sem graça.

À moda da Isa Scherer

À moda da Isa - Brechó - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Não perca os próximos episódios de 'À moda da Isa'. O programa que reúne rolês atrativos e receitas criativas vai ao ar toda quinta-feira, às 11 horas, no UOL Play.

Perdeu o horário? Não tem problema. Confira a playlist completa sempre que quiser no YouTube de Nossa!