Topo

Cantora 'redescoberta' por 'Stranger Things' pode perder mansão em penhasco

A casa da cantora Kate Bush em Devon, na Inglaterra - Reprodução/Flickr
A casa da cantora Kate Bush em Devon, na Inglaterra Imagem: Reprodução/Flickr

De Nossa

30/06/2022 12h12

A mansão da cantora Kate Bush, do hit "Running Up That Hill" — que experimentou uma renascença recente graças à série "Stranger Things" da Netflix —, corre o risco de despencar de um penhasco na costa de Devon, ao sul da Inglaterra, e cair no mar.

Segundo o jornal Daily Mail, as autoridades teriam alertado Kate a respeito da situação precária da área em que a casa está instalada inicialmente em 2014. Steve Gardner, representante da Câmara do Condado de Devon, relatou à publicação ter oferecido opções à cantora.

"Se você mora ali, pode aceitar [o risco] e deixar sua casa cair no mar ou pode tomar uma atitude para prevenir outros danos, mas isso pode custar centenas de milhares [de libras]. Você pode fixar uma rede na lateral do penhasco ou pode pulverizar concreto", opinou.

No entanto, Gardner teria feito uma ressalva. "Estas medidas são bem caras e, portanto, a Câmara não pagará por elas". O alerta inicial foi feito depois que uma trilha calçada que levava à parte da frente de sua propriedade desabou, também em 2014.

Mansão de Kate Bush corre o risco de desabar no mar, dada a sua localização à beira do penhasco - Reprodução/Flickr - Reprodução/Flickr
Mansão de Kate Bush corre o risco de desabar no mar, dada a sua localização à beira do penhasco
Imagem: Reprodução/Flickr

Após este deslizamento, a casa de Kate e a de um vizinho — ainda mais próxima do penhasco — estão em situação bastante instável, mas a cantora não teria tomado nenhuma providência desde então, de acordo com o site de notícias local Devon Live.

Devido à constante ação do mar contra o paredão rochoso, o terreno de quase 7 hectares em que está construída a propriedade de 200 anos vem sofrendo erosão. "Este pedação em particular da costa está sempre se movendo e desabamentos acontecem sempre. É apenas a natureza — a terra é bastante macia ali e suscetível a danos por tempestades", opinou ainda Gardner ao veículo.

Kate Bush teria comprado a mansão em 2005, informou o Mail, por 2,5 milhões de libras (o equivalente a R$ 15,9 milhões atuais, desconsiderando a correção monetária). Ela não seria avessa a alterações no seu endereço, no entanto. Em 2011, ela teria instalado cercas e um sistema de segurança depois que um fã tentou invadir sua casa.