Topo

Salada para churrasco: receita fácil combina bem com carnes temperadas

De Nossa

24/06/2022 10h04

O equilíbrio de sabores é um dos requisitos de uma boa comida. Se algo sobra de um lado, é preciso de outra coisa para compensar. Quer um exemplo? Carnes ricas em tempero e picância pedem por acompanhamentos suaves, levemente ácidos e frescos.

É desse princípio que parte o apresentador Bruno Salomão neste episódio de "Vai Ter Churras". Desafiado a reproduzir o potente churrasquinho grego em casa, ele cumpre a missão e ainda ensina a salada de pepino de acompanhamento.

Além do vegetal refrescante por natureza, a receita tem a característica reforçada pela presença de hortelã, iogurte e raspas de limão. Confira o preparo completo abaixo:

INGREDIENTES

  • 1 cabeça de alho
  • 100 gramas de tomate-cereja
  • 1 pepino e 1/2
  • 1/2 cebola-roxa
  • 1/2 maço de alface
  • 1 punhado de hortelã
  • 150 gramas de iogurte natural sem açúcar
  • 1 colher de sopa e 1/2 de tahine
  • Suco e raspas de 1 limão-siciliano
  • Sal e gergelim a gosto

MODO DE PREPARO

Salada de pepino - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Salada refrescante de pepino e tomate
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Corte o cabinho da cabeça de alho, tempere com sal e envolva em papel alumínio. Leve para assar no forno por 40 minutos ou até ficar macio. Corte os tomates na metade e os pepinos (sem miolo e sementes) em cubos.

Fatie a cebola em meia-lua e mergulhe numa tigela com água e gelo para tirar a acidez. Junte a alface e o hortelã, apoie-os sobre uma tábua e fatie os dois em tiras bem fininhas.

Retire o alho do forno, esprema para sair as cabeças. Amasse com a faca até formar uma pasta. Coloque numa tigela. Junte o iogurte, o tahine, o sal, o suco e a casca da limão. Misture tudo e coloque os demais ingredientes na tigela. Acerte o sal e polvilhe gergelim por cia.

Sirva com...
Churrasquinho grego improvisado

Vai Ter Churras - churrasquinho grego - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Churrasco grego em casa é possível!
Imagem: Mariana Pekin/UOL

No mesmo episódio, Bruno Salomão mostra que é possível improvisar um churrasquinho grego em casa com criatividade.

A dica é comprar alcatra e cupim já fatiados em pedaços finos e montar um espeto duplo intercalando os cortes com duas batatas cruas nas pontas.

Na hora de levar à churrasqueira, basta selar um lado de cada vez, cortar as pontas caramelizadas, voltar o espeto com o restante da carne para a grelha e repetir o processo até acabar.

Na hora de servir, monte um sanduíche juntando a saladinha e a carne para ter o equilíbrio perfeito de sabores.

Fique ligado!

Confira todos os episódios de "Vai Ter Churras", no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). São cinco temporadas do craque Bruno Salomão ensinando conceitos básicos do churrasco e muitas receitas saborosas com bom humor.