Topo

Casa sobre rodas é acampamento diferentão e sustentável em reserva de SP

Casa sobre Rodas na Reserva Legado das Águas, no Vale do Ribeira (SP) - Divulgação
Casa sobre Rodas na Reserva Legado das Águas, no Vale do Ribeira (SP) Imagem: Divulgação

De Nossa

24/06/2022 10h11

Já pensou se hospedar no meio da floresta? Se a possibilidade parece insólita até mesmo para os entusiastas de viagens que priorizam a conexão com a natureza, este tipo de férias já é uma realidade no Vale do Ribeira, a cerca de duas horas da capital paulista.

Depois do sucesso da casa flutuante dentro do Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do país agora ganhou uma casa sobre rodas como mais nova opção de acomodação alternativa e sustentável para turistas que desejam se "desplugar" do cotidiano da cidade grande.

O projeto é resultado da parceria entre a Reserva Legado das Águas e a Altar, uma plataforma de hospedagem descentralizada com foco em casas autossustentáveis em meio à natureza que opera dentro do próprio Airbnb. Já os projetos de engenharia e woodframing da Mini são assinados pela PJR Construções, e a execução, pela empresa Oceanis.

No vídeo abaixo, é possível ver a casa flutuante em perspectiva. A novidade, no entanto, tem características diferentes.

Mix de trailer e cabana de acampamento, a Altar Mini (como se chama oficialmente a casinha) possui os confortos de uma pousada ou pequeno hotel de maior estrutura: cama king size com colchão e lençóis de alto padrão; sofá-cama; cozinha com amplo balcão e fogão de duas bocas; microondas e frigobar.

"Para muita gente, é desconfortável dormir em barracas. O que pretendemos é levar conforto, ao mesmo tempo que oferecemos um espaço que respeita a beleza incrível desse lugar", conta o arquiteto e urbanista Pedro Lira, um dos sócios do Altar e co-responsável pelo projeto da casa.

Além disso, a propriedade "de bolso" tem conexão com a internet e abastecimento de água via uma nascente próxima. Construída em estrutura de madeira — que foi disposta em sistema woodframe, uma técnica popular nos EUA e na Europa —, ela possui isolamento térmico em seus 22 m².

Casa sobre Rodas na Reserva Legado das Águas, no Vale do Ribeira (SP) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Deles, cerca de 20 m² são úteis, divididos entre um único ambiente de estar e para dormir, o banheiro e o sistema de esgoto sustentável. O design minimalista coloca uma grande janela voltada para a floresta em destaque, tornando a mata anfitriã e protagonista do imóvel. Não à toa, apesar de sua mobilidade, o entorno da Mini também foi estrategicamente pensado: ela está localizada em uma clareira às margens do rio Juquiá.

"A Mini é especial, não só por estar imersa na floresta, mas também por ser sobre rodas, o que facilita seu transporte e sua instalação, não demandando obras no local. A casa foi pensada tanto para estar off grid, como para se conectar a redes de água, esgoto, energia elétrica e internet, a depender do local de instalação", conta Lira.

Hóspedes da casa sobre rodas poderão planejar junto à Altar e à reserva roteiros de atividades como banhos de cachoeira, passeios de bike, caiaque e trilhas. A acomodação terá reservas disponibilizadas pelo Airbnb em 5 de julho, com diárias em torno de R$ 800.